Descendentes de Mariana Silvéria do Nascimento.

A Matriarca, Mariana Silvéria do Nascimento, traz o legado da Ilhoa Julia Maria da Caridade, através de um filho de dona Ana Maria do Nascimento, o alferes José Pereira de Carvalho, casado com Teodora Maria de Mendonça. Este é o frondoso ramo que estendeu seus galhos e folhagens até Nepomuceno, e daí expandindo-se para Carmo da Cachoeira. Muitos filhos desta matriarca fazem parte da sociedade cachoeirense. Ajudaram a construir e fazem parte ativa dela através dos diversos elos da infindável corrente familiar. Estão nas famílias Costa Junqueira / Veiga / Lima / Custódio da Veiga / Mário Justiniano dos Reis / Alves do Nascimento / Felícia Cândida de Moraes / Alves Garcia / Alves da Veiga / Raphael Soares da Costa (Rafael), entre muitas outras. Quanto a Raphael Soares da Costa, segundo casamento de Dona Vicência Cândida Cezarino e cujos bens aparecem como "A fazenda de Dona Vicência", no inventário de José Alves Garcia, casado com a Madrinha da outra Banda, ou seja a matriarca, acima citada, devemos nos lembrar que ele foi o segundo casamento de Vicência. O primeiro marido de Vicência foi Domingos José Garcia, irmão do pai de Chico Frade, Joseph Luís Garcia.

Dona Mariana Silvéria, em sua descendência tem incorporado o ramo familiar da linhagem paulista "Mendonça", de dona Teodora Maria. Mendonça / Chaves e e "Dias de Oliveira", segundo os estudos tem nos mostrado, são ramos familiares que se entrelaçam nesta região durante muito tempo. Hoje em Carmo da Cachoeira e já bastante conhecida dos internautas está uma "Dias Mendonça", representada pela Selma do Neca. O mais antigo "Dias de Oliveira" que nos aproxima está no porto de Macaia¹ - filho de Frutuoso Dias de Oliveira e Teresa Maria de Jesus.

Projeto Partilha - Leonor Rizzi

Próxima matéria: Frutuoso Dias de Oliveira e a fazenda da Macaia.
Artigo Anterior: O testamento Inocência Constança de Figueiredo.

1. (Q. M. Manoel Dias de Oliveira), fl.44 da obra Carrancas. Laços e Entrelaços.

Comentários

maria esther disse…
Gostaria de saber mais sobre Mariana Silvéria do Nascimento. De quem era filha. Conforme o inventário e testamento de José Pereira e Theodora Maria de Mendonça há uma filha de nome Mariana Cândida de São José. Seria ela? Era casada com O alferes Pedro Antonio de Andrade.Sou descendente de um dos 18 filhos de José Pereira e de theodora, O ten.cel. Joaquim Inácio de Carvalho cas. com Cândida Umbelina de Sâo José. ESta era irmâ de Maria Custódia de São José casada com Manuel Dias de Oliveira o quartel -mestre do Macaia com 23 anos e, 1791. Este era filho de Frutuoso Dias de Oliveira e de Teresa Maria de Jesus que por sua vez era filha de Bernardo Gonçalves Chaves e Francisca Maria de Mendonça. Joaquim Inácio de carvalho é pai de João Gualberto de carvalho meu trisavô materno e um de seus irmãos foi o Visconde do Rio Preto casado com sua sobrinha Maria das Dores de Carvalho também minha trisavó já que é filha de Joaquim Inácio. Ambos filhos de Pedro Custódio Guimarães e de Teresa Maria de Jesus esta neta de Diogo Garcia e de Júlia Maria da Caridade. Filha então de Ana Maria Nascimento e seu segundo marido o Cap . Manuel Pereira do Amaral. João Gualberto de Carvalho é pai de Domingos Custódio de Carvalho. Este é´pai de Maria Venância Ribeiro . esta é mãe de Geni Ribeiro Teixeira, minha mâe.
projeto partilha disse…
Oi, Maria Esther. Gratidão por sua participação. Os dados sobre dona Mariana Silvéria está na p.49 da obra, OS GARCIA 'FRADES', de DENISE CASSIA GARCIA. Francisco Alves Garcia, O "CHICO FRADE", casado com dona Isabel Maria de Jesus foram pais dos dois maridos de dona Mariana Silvéria. O referido estudo prende-se a este ramo - a dos maridos de dona Mariana, 'a madrinha da outra banda'. Ela nasceu em Cana Verde, filha de Maria Silvéria do Nascimento e de Francisco José de Carvalho. Denise diz :"Sabe-se que Mariana Silvéria teve vários irmãos, mas só encontramos o assento de batismo de Maria, batizada em Cana Verde, Minas Gerais em 17 de maio de 1858 e foram padrinhos, Manoel Antônio Cardoso e Mariana Clara do Nascimento (Lv.1,fls.200 - Casa Paroquial de Perdões - MG).
Existe uma foto de família na página 50 com a seguinte indicação: "Atrás, da esquerda para a direita: Izabel Garcia, Maria Paulina Garcia, Francisco Custódio Garcia, Maria Vilela Junqueira, Mariana Veiga Garcia, Maria Augusta Garcia (esposa de Álvaro Alves Garcia - filho de Joaquim "Frade de Morembá"). Na frente, da esquerda para a direita: João Jairo Rezende, Silas Rezende, Guiomar Garcia, Joaquim Alves Garcia Sobrinho, Mariana Custódia da Veiga, José Custódio Garcia e Célia Rezende". Do pessoal que está "na frente", O Joaquim, a Mariana e o José são adultos. Todos os outros, crianças.
O Francisco Alves Garcia Júnior, segundo marido de dona Mariana é um senhor, pelo que mostra sua foto, extremamente simpático e alegre. Era conhecido, também, por "Coronel Padre Frade". Foi Fazendeiro. Fazenda PORTO DOS TROPEIROS (hoje nos referimos a este PORTO, ao tratar de QUILOMBOS, no Campo Grande).

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.