Sempre bela e significativa é a entrada dos integrantes da Folia de Reis cachoeirense. Este ano estes fiéis entram cantando pela ala central da Matriz de Nossa Senhora do Carmo, passando entre os devotos que se preparavam para assistir à missa dominical, celebrada com a coordenação do Pároco Padre André Luiz da Cruz. Este momento de fé se encerra com a solenidade da Epifania do Senhor (cf Matheus, 2, 2-12), na tradicional missa das 19 horas nesta Paróquia, é conhecida pelos cachoeirenses, como sendo a "Missa da Comunidade".
Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai
Comentários
vamos e como vamos atravessar
esta multidão? Formigas sem
número e sem fim! Realmente
Ptolomeu, belas coisas nos fazes
desde que teu pai está entre os
deuses. Acabaram-se os gatunos
que roubam quem passa,
escapando-se à egípcia ... (uma
coluna de cavaleiros alcança o
mulheres. Empurrões). Gorgô
querida, que vai ser de nós? Os
cavalos de armas de rei! Ainda
bem que o pequeno ficou em
casa".
Citin Bonnard (1972:234)
Rhakotis e Faros. "Em plena terra do Egito, oposta a Faros, ficava a aldeia de Rhakotis, onde hoje se levanta o Pilar de Pompeu. Esta aldeia, segundo evidências arqueológicas sugerem já existir desde o Séc. XIII BC, mas pouco se ouviu falar de FAROS e RHAKOTIS, uma vez que todo o Antigo Egipto se desenvolveu ao longo do Nilo. Provavelmente Rhakotis (...) aldeia de pescadores.
Biblioteca de Alexandria.