Pular para o conteúdo principal

A arquitetura religiosa católica e a liturgia.

Hoje lembramo-nos do trabalho apresentado por Gabriel dos Santos Frade, para obtenção do grau de mestre em liturgia e sob orientação do prof. dr. Pe. Gregório Lutz, pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, em 2005, sob o tema: A influência do Movimento Litúrgico na Arquitetura das Igrejas Paulistanas - na época pré- Vaticano II: Igreja Nossa Senhora da Paz, Capela do Cristo Operário e Igreja São Domingos.

Alguns trechos de seu trabalho:

"A situação da arquitetura religiosa católica ao final do Século XIX e início do Século XX, de modo geral, é caracterizada pelo ecletismo e marcada pela inspiração da planta basilical ou da planta central, mas sem grandes inovações, geralmente repetindo os estilos do passado. No interior das igrejas desse período, estão presentes uma série de elementos devocionais que ao invés de introduzir os fiéis nos mistérios da salvação, acabam tendo uma função de distração e de separação, distanciando-os de uma participação ativa na liturgia".

"Uma abordagem da experiência primordial do Sagrado, relacionada ao espaço físico".

O mundo é Sagrado.
"Desde os primórdios da humanidade, o homem é capaz de perceber o mundo que o cerca e dar-lhe significado. É capaz de entender que há aí, nesse mundo físico, a presença do tempo, da imensidão do espaço, da beleza e de uma certa harmonia - o cosmos. Nesse mundo ele se sente de algum modo integrado (...). Assim sendo, o espaço físico está cheio da benevolência da divindade, de uma presença do sagrado".

"A quanto parece, o modelo de raiz judaica que talvez tenha dado alguma inspiração para o lugar de culto cristão deva ser procurado na sinagoga. Porém, não se deve ignorar a priori a relação que Jesus estabelece com o Templo de Jerusalém, enquanto esta exerce uma função pedagógica que conduz à plenitude da Presença Divina na pessoa do próprio Jesus. Nessa Presença, encontra-se o núcleo da espiritualidade que será o fio condutor da inspiração para o espaço arquitetônico das primeiras igrejas cristãs."

Padre Antônio de Oliveira Godinho se refere a antiga Matriz do Carmo da Cachoeira, como um prédio de construção no estilo barroco.

Projeto Partilha - Leonor Rizzi

Próxima matéria: A pedagogia da tolerância e perversa ideologia.
Artigo Anterior: Nós, como ativos reconstrutores da sociedade.

Comentários

rui nogueira disse…
ENCANTAMENTO PELA VIDA

Lembra-se da árvore que existe próxima à sua casa?
Quando estava florida pela última vez?
Mostrou-se bela, exuberante aos seus filhos?
Consegue destacar, chamar a atenção para o belo canto de um pássaro sobrevivente no amontoado arquitetônico da cidade?
E o encanto da mãe amamentando seu filho?
E a velhinha acalentando e acariciando o seu velhinho, com a ternura de muitos anos?
Nós esquecemos!
Infelizmente esquecemos de ressaltar as coisas que podem despertar o encantamento pela vida.
Coitada da criança que ouve à sua vota apenas observações desairosas: "Esta vida é uma droga. Porcaria de vida, isto é somente sofrimento e dor".
E vêm para a mente das crianças as imagens de agressões, assaltos, sequestros, ameaças armadas, violências envolvendo o submundo das drogas e dos bandidos, oferecidas, em doses fartas, pela televisão. Parece que há uma intenção deliberada para diminuir a nossa auto-estima e nos deixar medrosos, desanimados da vida.
Basta!
Que venha o encantamento pela vida!
O arco-íris belamente desenhado no horizonte.
O correr das crianças.
As paisagens da vida, o sol aquecendo este país e derramando energia sobre tudo e sobre todos nós.
Desperte em seus filhos o encantamento pela vida. Ajude os muitos que já pensam assim, a construir um mundo melhor, neste Século XXI.


RIACHO, CACHOEIRA, CASCATA, LAGUINHO, CHUVA REFRESCANTE, MAR LÍMPIDO, COM ÁGUA QUE É O BEM ESSENCIAL, INCENTIVE, EM SEU FILHO, O ENCANTAMENTO PELA VIDA.
projeto partilha disse…
Lázaro Antonio da Costa, em 05 de dezembro de 1820, assina arogo de Mariana Francisca da Silveira, filha legítima de Bernardo Homem da Silveira e Mariana Francisca de Belém, nascida na Freguesia de Santo Antônio da Vila de São José, casada com o capitão Joaquim da Silva Leão, filho de Violante do Sacramento e do capitão Joaquim da Silva Leão.
Dos oito filhos que aparecem no testamento de dona Mariana Francisca da Silveira, uma de nome Mariana. Seria a que é apresentada pelo Projeto Compartilhar, no estudo "Os Ribeiro da Silva? Neste, está marcada a presença de JOSÉ JOAQUIM DE SANTANA como procurador do capitão José Coelho dos Santos Monteiro, viúvo de Mariana Francisca da Silveira.
Às fl.20, José Coelho dos Santos Monteiro (...) revendo os Autos do inventário da falecida mãe dona FRANCISCA DE PAULA MORAES (...) de quem foi inventariante o viúvo, Capitão José Coelho dos Santos (pai do Suplicante.
José Coelho é irmão de Maria Cândida de MORAES, casada com o General Carlos Cláudio Ribeiro Mendonça, filho de João Ribeiro de Rezende e Ana Claudina de Mendonça, filha de Francisco Antônio de Mendonça.
O general-mor Carlos Cláudio é neto de Josefa Maria de Rezende e Severino Ribeiro. Seu pai é irmão de Geraldo Ribeiro de Rezende, casado com Esméria Joaquina de Mendonça. Irmão, também, de Estevão Ribeiro de Rezende, marquês de Valença, pai de JOAQUIM FERNANDO (FERNANDES) RIBEIRO DE REZENDE, da FAZENDA DAS ABELHAS, distrito do Carmo da Boa Vista, freguesia das Lavras do Funil, Comarca do Rio das Mortes. Joaquim Fernandes foi casado com Jacinta Ponciana Branquinho, filha de JOSÉ JOAQUIM GOMES BRANQUINHO, filho de Ângela de Moraes Ribeiro/Ângela Ribeiro de Moraes. José Joaquim, da Fazenda da Boa Vista, sede do distrito de Carmo da Boa Vista, freguesia das Lavras do Funil, Comarca do Rio das Mortes.
projeto partilha disse…
Vamos atualizar os dados com novas informações vindas do Projeto Compartilhar. FAZENDA DOS TERRAS. Cf. o que se segue no referido Projeto em D3 (desentroncados):
Genoveva Maria Ribeiro, casada com Severino Augusto da Costa, inventário em 1886 e aberto pelo viúvo. Genoveva é filha de JOÃO ALVES TAVEIRA e de dona Ana Frausina de Jesus.
projeto partilha disse…
Manoel Alves Taveira e Josefa Lemos de Lima foram moradores no Sítio do Cajuru. Entre seus filhos, Estanislau Álvares Taveira (Alves) que tem aparecido raramente nos documentos disponibilizados. Existe uma antiga lembrança familiar resgatada de antigos papéis, e que necessitam maiores estudos para que se possa documentar. Trata-se de um filho de Estanislau. Seria ele Manoel Joaquim Àlvares Taveira que teria morado em São Bento do Campo Belo. Era casado, segundo o que se pode ler, com Joana Maria da Silva de MORAES.
projeto partilha disse…
Maria Alves (Barbosa) da Porciúncula (...) filha de Francisco Alves Barbosa (Álvares) e de Isabel Fragosa, neta paterna de João de Lima Fagundes e Maria Taveira/Maria da Conceição (Museu Regional São João del Rei, ano 1765).

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

O quilombo funcionava de maneira organizada, suas leis eram severas e os atos mais sérios eram julgados na Aldeia de Sant’Anna pelos religiosos. O trabalho era repartido com igualdade entre os membros do quilombo, e de acordo com as qualidades de que eram dotados, “... os habitantes eram divididos e subdivididos em classes... assim havia os excursionistas ou exploradores; os negociantes, exportadores e importadores; os caçadores e magarefes; os campeiros ou criadores; os que cuidavam dos engenhos, o fabrico do açúcar, aguardente, azeite, farinha; e os agricultores ou trabalhadores de roça propriamente ditos...” Todos deviam obediência irrestrita a Ambrósio. O casamento era geral e obrigatório na idade apropriada. A religião era a católica e os quilombolas, “...Todas as manhãs, ao romper o dia, os quilombolas iam rezar, na igreja da frente, a de perto do portão, por que a outra, como sendo a matriz, era destinada ás grandes festas, e ninguém podia sair para o trabalho antes de cumprir …

A família do Pe. Manoel Francisco Maciel em Minas.

Ajude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço "comentários" para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região.


Próxima imagem: Sete de Setembro em Carmo da Cachoeira em 1977.
Imagem anterior: Uma antiga família de Carmo da Cachoeira.

Aparições de Nossa Senhora em Carmo da Cachoeira.

A PADROEIRA
Senhora do Carmo
Informativo da Paróquia Nossa Senhora do CarmoEdição ExtraordináriaFEVEREIRO de2012
Carmo da Cachoeira/MG - Diocese da Campanha

NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS PAROQUIANOS Pe. André da Cruz


Ultimamente, o fenômeno de supostas “aparições” de Nossa Senhora têm se multiplicado no, Brasil e em outros países, deixando muita gente confusa, tanto na vivência da Fé cristã, como no discernimento da veracidade dos fatos.
Como pastor dos católicos cachoeirenses ou demais participantes da Paróquia Nossa Senhora do Carmo não posso me furtar a trazer algumas reflexões e esclarecimentos de forma refletida, prudente e baseada nos subsídios doutrinais da Igreja Católica e à luz do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Dessa forma, transmito aos prezados paroquianos algumas orientações feitas pela Conferência Nacional dos Bispos no Brasil, que em seu documento “Aparições e Revelações Particulares”, afirma:
Nos últimos anos, o número de “aparições” e “revelações” particulares, princi…

Antiga foto da cidade de Carmo da Cachoeira.

Ajude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço "comentários" para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região.Foto: Paulo Naves dos ReisPróxima imagem: Imagem da mata da fazenda Caxambu em Minas.
Imagem anterior: Um pouco sobre a região do distrito de Palmital.

Palanques e trincheiras na defesa dos quilombos.

Observando os mapas do Quilombo de São Gonçalo, o da Samambaia e o do Ambrózio, todos com uma duração temporal grande permitindo, em última instância, uma certa estabilidade populacional e social capaz de gerar uma sociedade mais complexa, propiciadora de elementos materiais mais duráveis, percebe-se que eles possuíam muitas semelhanças e dentre elas, a delimitação de seus territórios por fossos, estrepes e trincheiras. Neste território se dava a vida social do grupo, ou seja, as relações econômicas, sociais e provavelmente políticas. As casas dos quilombos estavam divididas entre moradias e casas para atividades específicas, como por exemplo, ferraria, casa do curtume e a casa dos pilões. No Quilombo do Campo Grande, em 1746, foi localizado mais de 600 negros vivendo com “... fortaleza, cautelas e petrechos tais que se entende pretendem se defender-se...”1Uma outra referência sobre o mesmo quilombo, afirma que os quilombolas se defenderam por mais de 24 horas, protegidos por um palan…

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.

Pedro Romeiro de Campos é o ancestral da família Campos do Sul de Minas, especialmente de Três Pontas. Não consegui estabelecer ligação com os Campos de Pitangui, descendentes de Joaquina do Pompéu.Pedro Romeiro de Campos foi Sesmeiro nas Cabeceiras do Córrego Quebra - Canoas¹. Residia em Barra Longa e casou-se com Luiza de Souza Castro² que era bisneta de Salvador Fernandes Furtado de Mendonça.Filhos do casal:- Ana Pulqueria da Siqueira casado com José Dias de Souza;
- Cônego Francisco da Silva Campos, ordenado em São Paulo , a 18.12.1778, foi um catequizador dos índios da Zona da Mata;
- Pe. José da Silva Campos, batatizado em Barra Longa a 04.09.1759;
- João Romeiro Furtado de Mendonça;
- Joaquim da Silva Campos, Cirurgião-Mor casado com Rosa Maria de Jesus, filha de Francisco Gonçalves Landim e Paula dos AnjosFilhos, segundo informações de familiares:-Ana Rosa Silveria de Jesus e Campos, primeira esposa de Antônio José Rabelo Silva Pereira, este nascido em Lagoa Dourada³;
- Joaquim da …

Deus Pai, o Divino Espírito e a Sagrada Família.

Ajude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço "comentários" para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região.Foto: Evando Pazini - Arte: TS BovarisPróxima imagem: Manoel Antônio Teixeira da Fazenda Campestre.
Imagem anterior: Antigo telefone da fazenda da Serra.

Foto de família: os Vilela de Carmo da Cachoeira-MG.

Ajude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço "comentários" para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região.
Esta foto foi nos enviada por Rogério Vilela. Da esquerda para a direita: Custódio Vilela Palmeira, Ercília Dias de Oliveira, Fernando de Oliviera Vilela, Adozina Costa (Dozica), Jafoino de Azevedo e José de Oliveira Vilela (Zé Custódio).
Imagem anterior: Sinopse Estatística de Carmo da Cachoeira - 1948

Barleus e a imagem do Quilombo dos Palmares.

..., só se conhece uma imagem feita sobre Palmares durante sua existência. Trata-se da feita por Barleus1 em 1647 e reproduzida em Reis2. Infelizmente, esta imagem não possui riquezas de detalhes ou de informações. Aparentemente, trata-se de um posto de observação à beira de um rio que serve de local de pescaria coletiva.
Trecho de um trabalho de Marcia Amantino.

Próximo Texto: O negro aquilombado e a população colonial.
Texto Anterior: Padre Vieira e a legítima sua organização dos quilombos.
Figura: Imagem de Palmares - Barleus
1 Barleus, Gaspar. História dos feitos recentemente praticados durante oito anos no Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, 1974.
2 REIS, João José e GOMES, Flavio dos S. Liberdade por um fio: história dos quilombos no Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1996. p. 33

A importância e o trabalho dos ferreiros.

Pode-se perceber nos mapasfeitos sobre os quilombos que o espaço interno da estrutura era usado de maneira a indicar uma provável especialização das diferentes construções. Esta espacialidade poderia indicar uma certa hierarquia social dentro da comunidade. O fato de que a casa de ferreiro (São Gonçalo), a Casa do Conselho e do Tear (Perdição), a Casa de audiência (Samambaia) e a Casa do Rei (Braço da Perdição), estarem sempre em local destacado é sugestivo. O que isto pode indicar? É possível a partir destes dados, pressupor que houvesse no interior das comunidades quilombolas uma hierarquização política e social, já que elementos que desempenhavam um papel de destaque para a manutenção dos grupos claramente tinham seu espaço físico igualmente destacado.
O caso das Casas de ferreiro que aparecem no quilombo da Samambaia e no de São Gonçalo é curioso porque pode nos remete à uma prática antiga na África, ou seja, o uso do metal. É provável que os quilombolas utilizaram-se desse conhec…