A fazenda das Pitangueiras de Lavras do Funil.

Maria de Moraes Ribeiro, ou Maria Ribeira do Vale, filha de André do Vale Ribeiro e de dona Teresa de Moraes, é irmã de Ângela de Moraes Ribeira (Ribeiro), mãe de José Joaquim Gomes Branquinho da Fazenda Boa Vista e sede do Distrito da Boa Vista, Lavras do Funil. Maria de Moraes Ribeiro (Ribeira), tia de José Joaquim Gomes Branquinho, da fazenda Boa Vista de Carmo da Cachoeira, casou-se com Antônio de Brito Peixoto, e foram pais de Jerônimo de Andrade Brito.

Em 1802, dona Ana Rodrigues de Jesus, casada em primeiras núpcias com Belchior de Araújo Sampaio e em segundas núpcias com Domingos Carvalho da Cunha, moradora na Fazenda das Pitangueiras, Aplicação da Capela do Espírito Santo, freguesia de Lavras do Funil, em seu inventário diz: "todos vizinhos para entre eles escolher o que lhe parecer (...)" e cita os seguintes nomes: o Ajudante Jerônimo de Andrade Brito, o tenente Manoel Joaquim de Andrade, o capitão Antonio Ribeiro da Silva ou Francisco Tavares.Sylvestre Fonseca e João Liberal, em sua obra Álbum de Varginha, fls. 138. Ano - 1918, diz:

Fazenda das Pitangueiras

Propriedade de Matheus Tavares da Silva: situada a quinze quilômetros da cidade, possue uma área de 140 alqueires de terras, comprehendendo nesse número 35 de cafezaes, produzindo em média 4.000 arrobas de café por safra. Lavoura de cereaes e de cana. Indústria pastoril bastante desenvolvida, com 180 rezes de criar. Indústria de aguardente.

Projeto Partilha - Leonor Rizzi

Próxima matéria: A venda dos bens de Cândida Nicézia Junqueira.
Artigo Anterior: Pe. Manoel, Ary Florenzano e Carmo da Cachoeira.

Comentários

projeto partilha disse…
José Roberto Sales, em sua obra "Espírito Santo da Varginha - 1763 -1920", p.271, e sob o título PROPRIEDADES RURAIS E CORONELISMO, diz:
Sobre as fazendas de Varginha, Bernardo Saturnino da Veiga diz o seguinte, em 1874:
"... pelo resto da freguesia disseminam-se 106 fazendas de cultura e 18 de criação, além de inúmeras outras habitações de agregados, de camponeses pobres, de pescadores e outros indivíduos menos favorecidos da fortuna ..." VEIGA, Bernardo Saturnino da. (1874). Almanach Sul-Mineiro. Campanha: Typographia do Monitor Sul-Mineiro.

"... a principal cultura da freguesia é a da cana e do fumo, gêneros que - com o toucinho - constituem o melhor de sua exportação". (idem acima)

O Annuario Historico Chorographico de Minas Geraes (1909), revela o preço do alqueire de terra em Varginha, no ano de 1885: aproximadamente 100$000 (cem mil réis) Fonte: IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (1959). Enciclopédia dos municípios brasileiros. Planejamento e orientação de Jurandyr Pires Ferreira. Rio de Janeiro: Oficinas do serviço gráfico do IBGE.

Em Fazendas e proprietários, cita as apontadas por Fonseca & Liberal (1920). Ao citar a GFAZENDA DAS PITANGUEIRAS, esclarece: "MATHEUS TAVARES DA SILVA FILHO, já que Matheus Tavares da Silva, primeiro presidente da Câmara (prefeito) de Varginha faleceu em 1906.
Regina Teixeira disse…
Gostaria muito de conhecer esta Fazenda das Pitangueiras de Lavras do Funil, pois Ana Rodrigues de Jesus e Belchior de Araújo Sampaio foram pais do Bisavô (cap Joaquim de Araújo Sampaio) de minha bisavó (Francisca Rodrigues Pinto). Coisa bem antiga, que eu adoro pesquisar!!!Cuidem bem desse lugar, são relíquias da história que não devem ser esquecidas.
Edson Souza disse…
Joaquim de Araujo Sampaio foi pai do meu tataravô, sei que ele morou em Santa Rita de Jacutinga, seu filho morou em São Vicente Ferrer (atual Fumaça-RJ), seu neto, bisneto e tataraneto (meu avô) em Amparo-RJ no sítio Benedicto.
Gostaria de saber, caso alguem saiba, a exata localização desta Fazenda das Pitangueiras...parece que ficava a 15km de Carrancas...

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.