Pular para o conteúdo principal

As imediações do prédio do antigo Educandário.


Ajude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço "comentários" para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região.

Próxima imagem: As Imediações da antiga Capela Santo Antônio.
Imagem anterior: Ronaldo Urgel Nogueira e a evolução laborial sul-mineira.

Comentários

Anônimo disse…
E o povoado cresceu, e a Arraial começa se expandir. Lá no alto, após muita, já aparece o prédio do antigo Educandário, hoje Ginásio Estadual, professor Wanderley Ferreira de Rezende. Organização e envolvimento de elementos ativos da sociedade cachoeirense levaram avante seu plano - o de trazer para o Arraial, uma instituição de ensino. Dr. Brettas, Pe. Manoel, professor Wanderley Ferreira de Rezende, entre outros foram os idealizadores do projeto. A sociedade colaborou, assinando lista, como contribuintes. Pouco antes de Dr. Brettas mudar-se para PALMAS do Tocantins, vi, em sua biblioteca a lista original com o nome dessas pessoas.
Anônimo disse…
Quem foi Gabriel Francisco Junqueira, que se casou na FAMÍLIA paulistana MORAES?

Vamos ouvir a resposta, através de que entende do assunto, MARTA AMATO:

Gabriel Francisco Junqueira, nasceu em 1792, na Fazenda Campo Alegre. Deve ter tido as primeiras letras ali mesmo, no Campo Alegre, pois, através das tradições orais familiares, sabe-se que o professor Luiz Gomes, professor no local, faleceu em 1845. Assim, é bastante provável que Gabriel Francisco tenha sido alfabetizado por ele. Porém, é de se supor que ele tenha tido uma instrução posterior muito acima da média, pois desfrutava no seio da família de uma liderança inconteste e, Gabriel Francisco sempre presente e solicitado pelos familiares a ser inventariante, padrinho em casamentos, batizados, divisões de fazendas, avaliações de propriedades, etc.
Em 1831, na eleição para deputado na Assembleia Constituinte, encarnando as idéias liberais, foi escolhido para concorrer com o candidato do Imperador D. Pedro I, o ministro José Antonio da Silva Maia, representante do conservadorismo Imperial. Derroto-o fragorosamente por uma diferença de mais de 95% dos votos! Bem, uma tal e tamanha diferença nos dá uma dimensão das qualidades pessoais de que era dotado. E mais, o cônego José Marino, que participou pessoalmente dos fatos narrados em seu importante livro "História do Movimento Político de 1842", chamava-o de "Venerável Junqueira". Assim é de se supor que aliada a uma liderança natural ele dispunha de cultura e inteligência..
Podemos conjecturar porque Gabriel Francisco, ao longo de sua intensa vida política, sempre defendeu uma política liberal. Presumo que em sua infância tenha sido educado dentro dos ideais libertários, pois a Revolução Francesa acabara de acontecer na virada daquele século. Além disso, quando Gabriel Francisco tinha 7 anos, um de seus primos participou da Inconfidência Mineira que acontecia ali na Província de Minas; portanto, próximo a Fazenda Campo Alegre, em que Gabriel Francisco vivia. Os princípios da Inconfidência Mineira devem ter mobilizado toda a Família, pois a Matriarca, Elena Maria do Espírito Santo, mãe de Gabriel Francisco, era prima do cap. José de Rezende Costa e de seu filho, José de Rezende Costa Filho. Assim, eram ambos, Gabriel e José, netos das Ilhoas; Gabriel, de Antônia da Graça, e José, de Helena Maria. Após de o Movimento Inconfidente ter siso massacrado pela Coroa, o cap. José de Rezende Costa foi condenado, juntamente com seu filho, José de Rezende Costa Filho, à morte, pois estavam entre os primeiros Inconfidentes e companheiros de Tiradentes. Porém suas penas foram comutadas e transformadas, por D. Maria I, em condenação ao degredo (10 anos), no Arquipélago de Cabo Verde, Ilha de São Tiago, na África (Rezende, 1939, p.314-318). Foram declarados infames eles e seus filhos e netos. Por outro lado, em 1792, um filho da Ilhoa Júlia, o Pe. Manuel Gonçalves Corrêa, suspeito de ter participado do movimento dos Inconfidentes, bem como Manuel Inácio Franco (filho de Ignácio Franco e Maria Teresa de Jesus - os Patriarcas da Família Franco - portanto, irmão da Matriarca da Família Junqueira Elena Maria do Espírito Santo) e sua esposa, Maria Rosa de Sousa, com medo das perseguições que a Coroa incitou contra os Inconfidentes e mais, os preconceitos existentes contra seus familiares, decretados infames até a terceira geração, foram levados a se mudar para a região de Caldas. Em Caldas, o Pe. Manoel Gonçalves Corrêa construíu a Ermida de Nossa Senhora do Carmo, ao norte da cidade, onde foi sepultado em 24 de julho de 1810 (Martins 1987, p.155).
Gabriel Francisco Junqueira casou-se com Ignácia Constança de Andrade, bisneta de Tereza de MORAES e André do Vale Ribeiro.


Cf. Família Junqueira - sua História e Genealogia. Autor: José Américo Junqueira de Mattos. Coordenação editorial, José Américo Junqueira de Mattos e Mariana Marinho; coordenação gráfica, Mariana Marinho. Rio de Janeiro. Editora Família Junqueira Ltda. 2004.

Endereço para correspondência:
EDITORA FAMÍLIA JUNQUEIRA Ltda.
Dr. José Américo Junqueira de Mattos
Caixa Postal, 755 CEP 14001-970
Ribeirão Preto - São Paulo.
telefax: (16) 623-0798
E-mail: livro@familiajunqueira.com.br
Anônimo disse…
Vamos conhecer os herdeiros de dona Ignácia Constança, falecida em 27 de junho de 1858, na Fazenda Campo Alegre, onde o casal sempre residiu. Cf. Cartório do Primeiro Ofício de Baependi.
Foram seus herdeiros: FILHOS:
- João Tibúrcio Junqueira, morador no Termo de Baependi;

- Francisco de Andrade Junqueira, morador no Termo de Baependi;

- Marianna Victória Junqueira, casada com José Ribeiro da Luz, moradora no Termo de Baependi;

- Anna Gabriela, casada com João Pedro Diniz Junqueira, moradora em Piraí;

- Antônio Gabriel Junqueira, casado morador no Termo de Baependi;

- Rita de Cássia, casada com José Procópio de Azevedo, moradora no termo de Baependi;

- Joaquim Tiburcio Junqueira, casado e morador no termo de Baependi.

Observação: TIBÚRSIO ou TIBURCIO, como aparece em descendência, e em nome de rua, em Carmo da Cachoeira, MINAS GERAIS:

Rua ARTUR TIBURCIO. É a Rua situada à frente da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, na Praça do Carmo. Fica situada entre o Ribeirão do Carmo (em cujo percurso, pouco abaixo fica a CACHOEIRA DOS RATES, e a casa de MANOEL ANTONIO RATES, primeiro morador do CARMO, na CACHOEIRA DOS RATES), e a Rua Artur Bernardes.
Na rua Artur Tibúrcio ficou a Casa de José Celestino Terra, na esquina com a Rua Dom Inocêncio, e a do Subdelegado, José Fernandes Avelino, na esquina com a Rua Barão de Lavras, hoje, Rua Dr. João Octaviano de Veiga Lima. O início da rua está marcada com a presença da Pça de Esportes, que empresta o nome para o Bairro e onde foi eleito 'MEIO DIA', vereador mais votado nas últimas eleições municipais, do ano de 2008. A rua ARTUR TIBÚRCIÓ é entrecortada pelas seguintes outras: Rua Pe. Manoel;
Rua Francisco Ribeiro Veiga;
Rua Gabriel Justiniano dos Reis;
Rua D. Moacir de Carvalho;
Rua Domingos Ribeiro de Rezende;
Rua Dr. João Octaviano de Veiga Lima;
Rua Dom Inocêncio;
Rua Presidente Antonio Carlos;
Rua Eugenio de Souza;
Rua Oliveiros Reis e onde ela termina, Rua Artur Bernardes.
Esta é rua que, nos idos tempos do século XIX dava acesso ao corredor do NENZICO, hoje, Rua Mizael Gouveia (Gouvêa). Bem adiante do corredor, uma fazenda de propriedade da FAMILIA JUNQUEIRA/GOUVÊA, e onde Manoel Ferreira Avelino tinha casa de morada. Mais adiante, acesso a Três Corações, Três Pontas ... ... ...
Anônimo disse…
Continuação. Herdeiros Netos, que aparecem no Inventário de dona Ignácia Constança - Cartório do Primeiro Ofício de Baependi, falecida em 27 de junho de 1858, na Fazenda Campo Alegre.
* NETOS, filhos de Helena Nicézia Junqueira, casada com Antônio José Ribeiro de Carvalho:
- Maria Ribeiro, casada com Francisco de Andrade Junqueira, morador em Cristina;

- Gabriel Ribeiro Junqueira, morador em Cristina;

- Ignácia Ribeiro, casada com Joaquim José de Souza, moradora em Cristina;

- Antônio Ribeiro, morador em Queluz;

- Helena Ribeiro, casada com Antônio Gabriel Junqueira, moradora em Baependy;

- Custódio Ribeiro, morador em Cristina;

- Mariana Ribeiro, casada com Francisco Theófilo dos Reis, moradora em Ayuruoca;

- Anna Ribeiro, casada com Thomé Ignácio Botelho, moradora no Rio de Janeiro;

- Francisco Ribeiro Junqueira, morador na Vila de Cristina;

- Gabriella Ribeiro, moradora na Vila de Cristina;

- Maria do Carmo, moradora na Vila de Cristina;

- José, morador na Vila de Cristina;

- João, morador na Vila de Cristina.


* NETOS, filhos de Maria Rita Junqueira, casada com José Procópio de Azevedo:

- Prudenciana Umbelina de Azevedo, moradora no Termo de Baependi;

- Gabriella Amélia, casada com José Procópio de Azevedo Sobrinho, moradora no Termo de Baependi.

* NETOS, filhos de Genovefa Urbana Junqueira (Genoveva), casada com José de Andrade Peixoto, moradores em Cristina:

- Maria Ignácia, moradora em Cristina;

- Ignácia Urbana, moradora em Cristina;

- Gabriel, morador em Cristina;

- José, morador em Cristina;

- Marcos, morador em Cristina;

- Emília, moradora em Cristina.

Observação: os filhos de Genovefa (Genoveva) e José, são todos menores, entre 14 e 6 anos.
Anônimo disse…
Detalhando a foto apresentada:

No alto, o prédio maior corresponde a Escola Estadual Wanderley Ferreira de Rezende, rua Luiz Caldeira (inicia no Corredor do Nenzico ou Corredor I, hoje, Rua Mizael Gouveia e termina no Ribeirão São Marcos - no bairro Bom Retiro, antigo Buraco Fundo). Hoje, a sua frente está o Estádio Tabajara, o espaço é compreendido entre as ruas Luiz Galvão e Olivério Reis.
A rua que se vê seguindo para baixo, é a Antônio Rezende Vilela. Ela se inicia na antiga rua Barão de Lavras, hoje, Rua Dr. João Octaviano de Veiga Lima e segue em direção ao Corredor II, ou Corredor da Tereza (lider comunitária), hoje, Rua José André do Carmo. Este corredor dá acesso a Rodovia Fernão Dias. Em tempos remotos, era uma segunda alternativa de acesso das boiadas, em seu destino a cidade de Três Corações.
A rua que aparece no canto direito da foto termina na, hoje, Rua Presidente Antonio Carlos, e é denominada de Godofredo José Caldeira.

A comprida rua que aparece no canto esquerdo da foto, tendo em vista, quem olha, é a Rua Francisco de Assis Reis. Ela se inicia no Ribeirão do Carmo, no Vale das Boiadas, nas terras de MANOEL ANTONIO RATES. Hoje, entres pontos, está o GAPA CULTURAL e o SANTUÁRIO DE MÃE RAINHA, como os internautas poderão ver nas páginas de carmodacachoeira.blogspot.com
A Rua é entrecortada, a partir do Ribeirão do Carmo, pelas seguintes ruas: Rua João Moreira Naves;
Rua Moacir de Carvalho;
Rua Domingos Ribeiro de Rezende;
Rua Deputado Manoel Costa, em cuja esquina fica a Delegacia de Polícia de Carmo da Cachoeira, Minas Gerais;
Rua Dr. João Octaviano de Veiga Lima;
Rua Dom Inocêncio;
Rua Luiz Galvão;
Rua Presidente Antonio Carlos;
Rua Purcina Campos Reis;
Rua Eugênio de Souza;
Rua Tomé Moreira do Amaral;
Rua Oliveiros Reis;
Rua Severino R. Figueiredo;
Rua João Batista Naves;
Rua Luiz Caldeira;
Rua José Bressane Santana.
A Rua Francisco de Assis Reis, termina num imenso pasto, pertencente a FAMÍLIA SANT´ANNA, terminando no RIBEIRÃO SÃO MARCOS. O Pasto fica compreendido entre o referido Ribeirão e o Corredor da Tereza, ou Corredor II, hoje, Rua José André do Carmo, próximo ao Cemitério Municipal.
Anônimo disse…
Ainda falando na foto publicada nas páginas de hoje. A casa que aparece no canto direito, e bem abaixo na referida foto, pertencia a FAMÍLIA SANT´ANA, e foi onde ALMIR CHEDIACK, viveu parte de sua vida.
Anônimo disse…
A foto acima colocada, foi tirada pelo Dr. José Vilela Bretas. Ele foi médico em Carmo da Cachoeira. Muito querido e respeitado, hoje, desenvolve suas atividades de Palmas do Tocantins. Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, emprestou, um de seus ilustres filhos para que, em terras distantes, desenvolva seu apostolado como médico. Durante muito tempo, o cidadão e médico, Dr. Brettas, foi a pessoa que esteve presente na organização de eventos. Se o tom era o da criatividade, então o recurso era procurar pelo D. Brettas. O dom o Espírito Santo se manifesta de forma transparente, através deste seu filho. Ele está, na concepção do Projeto Partilha, em caráter de empréstimo, em Palmas do Tocantins. É aqui, em Cachoeira o seu lugar, e a sociedade aguarda seu retorno de braços aberto. Que possa ser breve. Luz e Harmonia a todos.
Anônimo disse…
A Família Moraes, representada por dona Ignácia Constança de Andrade, presente nos primórdios de São Thomé das Letras. Ela foi casada com o Barão de Alfenas.

O livro de Família Junqueira - sua história e genealogia conta como se deu esta presença, p.1263.

"Como sabemos, São Thomé das Letras, nasceu em torno da Igreja que o Patriarca mandou construir em sua Fazenda Campo Alegre. Quando morreu, e ali foi enterrado, a Igreja não estava acabada, tendo o Barão de Alfenas concluído suas obras. Nela encontramos o retrato do Barão de Alfenas, de corpo inteiro, pintado pelo famoso Joaquim José da Natividade, natural de São João del-Rei. Entre as imagens ali existentes, destaca-se a imagem de Nosso Senhor dos Passos, mandada vir do Porto pelo Barão de Alfenas, que lhe custou, de acordo com Chaves (1953, p.217), a expressiva soma de 3:000#000 (três contos de réis). O Barão de Alfenas morreu em 18 de janeiro de 1868, aos 87 anos de idade. Foi enterrado na Igreja de São Thomé das Letras, pertencente a vila de Baependi - Minas Gerais.
Anônimo disse…
Em período anterior ao ano de 1860, ANTÔNIO MARCIANO DA SILVA, foi proprietário de casas em São Thomé das Letras. Essas propriedade passaram a fazer parte do espólio da família Junqueira.
Anônimo disse…
HERANÇA NA FAZENDA DOS TERRAS, no lugar denominado "Joaquim Terra".

A terceira filha do Barão de Alfenas, dona Marianna Victória de Andrade Junqueira, casou-se com José Ribeiro da Luz, filho de Matheus da Luz e de dona Anna Ribeiro de Carvalho. Um dos netos (João Baptista Ribeiro da Luz) de Marianna Victória e José, filho de Gabriel Francisco Ribeiro Junqueira (casado em primeiras núpcias com Anna Gabriella da Costa e em segunda com Cândida Gabriela da Costa) foi casado com Marianna Carolina de Mello. João Baptista, foi inventariante de seu único filho, e herdeiro de partes de terra na FAZENDA DOS TERRAS, no lugar denominado "Joaquim Terra", no valor de 2:765$000; parte nas terras da Fazenda da Cachoeira, no lugar denominado "Morro Grande", Distrito de Luminárias, havidas de herança de Maria Carolina de Mello (mãe da falecida), no valor de 3:000$000; parte nas benfeitorias (...), perfazendo um monte-mor no valor de 13:609$800.

Observação: No estudo realizado pelo Projeto Compartilhar (Domingos de Paiva), aparece o nome de Mathias da Luz e de dona Anna Ribeiro como pais de Antonio Ribeiro da Luz, 24 anos, casado com Maria Cândida de Paiva, filha de Maria Benta Carneiro e de Joaquim Severino Santiago, residentes na Freguesia de Santa Catarina (Natércia). Em determinado trecho aparece o termo "FREGUESIA DO CARMO". Não confundir ou interpretar como sendo "CARMO DA CACHOEIRA", que não corresponde. No caso poderá ser o "CARMO" de Baependy, ou outro qualquer, não o da Cachoeira.

Arquivo

Mostrar mais

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Cronológica 10 - Carmo da Cachoeira

Tabela 10 - de 1800 até o Reino Unido - 1815 - Elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves - 1815 ü 30/Jan – capitão Manuel de Jesus Pereira foi nomeado comandante da Cia. de Ordenanças da ermida de Campo Lindo; e ü instalada a vila de Jacuí . 1816 1816-1826 – Reinado de Dom João VI – após a Independência em 1822, D. João VI assumiu a qualidade e dignidade de imperador titular do Brasil de jure , abdicando simultaneamente dessa coroa para seu filho Dom Pedro I . ü Miguel Antônio Rates disse que pretendia se mudar para a paragem do Mandu . 1817 17/Dez – Antônio Dias de Gouveia deixou viúva Ana Teresa de Jesus . A família foi convocada por peritos para a divisão dos bens, feita e assinada na paragem da Ponte Falsa . 1818 ü Fazendeiros sul-mineiros requereram a licença para implementação da “ Estrada do Picu ”, atravessando a serra da Mantiqueira e encontrando-se com a que vinha da Província de São Paulo pelo vale do Paraíba em direção ao Rio de Janeiro, na alt

A organização do quilombo.

O quilombo funcionava de maneira organizada, suas leis eram severas e os atos mais sérios eram julgados na Aldeia de Sant’Anna pelos religiosos. O trabalho era repartido com igualdade entre os membros do quilombo, e de acordo com as qualidades de que eram dotados, “... os habitantes eram divididos e subdivididos em classes... assim havia os excursionistas ou exploradores; os negociantes, exportadores e importadores; os caçadores e magarefes; os campeiro s ou criadores; os que cuidavam dos engenhos, o fabrico do açúcar, aguardente, azeite, farinha; e os agricultores ou trabalhadores de roça propriamente ditos...” T odos deviam obediência irrestrita a Ambrósio. O casamento era geral e obrigatório na idade apropriada. A religião era a católica e os quilombolas, “...Todas as manhãs, ao romper o dia, os quilombolas iam rezar, na igreja da frente, a de perto do portão, por que a outra, como sendo a matriz, era destinada ás grandes festas, e ninguém podia sair para o trabalho antes de cump

A família do Pe. Manoel Francisco Maciel em Minas.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: Sete de Setembro em Carmo da Cachoeira em 1977. Imagem anterior: Uma antiga família de Carmo da Cachoeira.

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Cronológica 10 - Carmo da Cachoeira

Tabela 10 - de 1800 até o Reino Unido - 1815 - Elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves - 1815 ü 30/Jan – capitão Manuel de Jesus Pereira foi nomeado comandante da Cia. de Ordenanças da ermida de Campo Lindo; e ü instalada a vila de Jacuí . 1816 1816-1826 – Reinado de Dom João VI – após a Independência em 1822, D. João VI assumiu a qualidade e dignidade de imperador titular do Brasil de jure , abdicando simultaneamente dessa coroa para seu filho Dom Pedro I . ü Miguel Antônio Rates disse que pretendia se mudar para a paragem do Mandu . 1817 17/Dez – Antônio Dias de Gouveia deixou viúva Ana Teresa de Jesus . A família foi convocada por peritos para a divisão dos bens, feita e assinada na paragem da Ponte Falsa . 1818 ü Fazendeiros sul-mineiros requereram a licença para implementação da “ Estrada do Picu ”, atravessando a serra da Mantiqueira e encontrando-se com a que vinha da Província de São Paulo pelo vale do Paraíba em direção ao Rio de Janeiro, na alt

Carmo da Cachoeira — uma mistura de raças

Mulatos, negros africanos e criolos em finais do século XVII e meados do século XVIII Os idos anos de 1995 e o posterior 2008 nos presenteou com duas obras, resultadas de pesquisas históricas de autoria de Tarcísio José Martins : Quilombo do Campo Grande , a história de Minas, roubada do povo Quilombo do Campo Grande, a história de Minas que se devolve ao povo Na duas obras, vimo-nos inseridos como “Quilombo do Gondu com 80 casas” , e somos informados de que “não consta do mapa do capitão Antônio Francisco França a indicação (roteiro) de que este quilombo de Carmo da Cachoeira tenha sido atacado em 1760 ”.  A localização do referido quilombo, ou seja, à latitude 21° 27’ Sul e longitude 45° 23’ 25” Oeste era um espaço periférico. Diz o prof. Wanderley Ferreira de Rezende : “Sabemos que as terras localizadas mais ou menos a noroeste do DESERTO DOURADO e onde se encontra situado o município de Carmo da Cachoeira eram conhecidas pelo nome de DESERTO DESNUDO ”. No entanto, antecipando

Diácono Romário - Ordenação Presbiterial

 A Diocese de Januária, minha família e eu, Diácono Romário de Souza Lima temos a grata satisfação de convidar você e sua família para participarem da Solene Celebração Eucarística, na qual serei ordenado sacerdote pela imposição das mãos e Oração Consecratória do Exmo. Revmo. Dom José Moreira da Silva, bispo diocesano, para o serviço de Deus e do seu povo. Dia 18 de maio de 2022. às 19h, na Catedral Nossa Senhora das Dores em Januária - MG Primeiras Missas 19 de maio às 19hs na Catedral Nª Srª das Dores 20 de maio às 19hs na  Comunidade Santa Terezinha de Januária 21 de maio às 19hs na Comunidade Divino Espírito Santo em Januária Contatos: (38) 99986-6552 e martimdm1@gmail.com Reflexão: João 21, 15 - Disse Jesus a Pedro: "Apascenta meus Cordeiros" Texto de Gledes  D' Aparecida Reis Geovanini O cordeiro é o filhote da ovelha. É conhecido como dócil, manso, obediente. É o símbolo da obediência e submissão. Apascentar refere-se a alimentar, cuidar, proteger e orientar, fu

As três ilhoas de José Guimarães

Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai

Distrito do Palmital em Carmo da Cachoeira-MG.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. O importante Guia do Município de Carmo da Cachoeira , periódico de informações e instrumento de consulta de todos os cidadãos cachoeirenses, publicou um grupo de fotos onde mostra os principais pontos turísticos, culturais da cidade. Próxima imagem: O Porto dos Mendes de Nepomuceno e sua Capela. Imagem anterior: Prédio da Câmara Municipal de Varginha em 1920.

A origem do sobrenome da família Rattes

Fico inclinado a considerar duas possibilidades para a origem do sobrenome Rates ou Rattes : se toponímica, deriva da freguesia portuguesa de Rates, no concelho de Póvoa de Varzim; se antropomórfica, advém da palavra ratto (ou ratti , no plural), que em italiano e significa “rato”, designando agilidade e rapidez em heráldica. Parecendo certo que as referências mais remotas que se tem no Brasil apontam a Pedro de Rates Henequim e Manoel Antonio Rates . Na Europa antiga, de um modo geral, não existia o sobrenome (patronímico ou nome de família). Muitas pessoas eram conhecidas pelo seu nome associado à sua origem geográfica, seja o nome de sua cidade ou do seu feudo: Pedro de Rates, Juan de Toledo; Louis de Borgonha; John York, entre outros. No Brasil, imigrantes adotaram como patronímico o nome da região de origem. Por conta disso, concentrarei as pesquisas em Portugal, direção que me parece mais coerente com a história. Carmo da Cachoeira não é a única localidade cujo nome está vincul

Cemitério dos Escravos em Carmo da Cachoeira no Sul de Minas Gerais

Nosso passado quilombola Jorge Villela Não há como negar a origem quilombola do povoado do Gundú , nome primitivo do Sítio da Cachoeira dos Rates , atual município de Carmo da Cachoeira. O quilombo do Gundú aparece no mapa elaborado pelo Capitão Francisco França em 1760 , por ocasião da destruição do quilombo do Cascalho , na região de Paraguaçu . No mapa o povoado do Gundú está localizado nas proximidades do encontro do ribeirão do Carmo com o ribeirão do Salto , formadores do ribeirão Couro do Cervo , este também representado no mapa do Capitão França. Qual teria sido a origem do quilombo do Gundú? Quem teria sido seu chefe? Qual é o significado da expressão Gundú? Quando o quilombo teria sido destruído? Porque ele sobreviveu na forma de povoado com 80 casas? Para responder tais questões temos que recuar no tempo, reportando-nos a um documento mais antigo que o mapa do Capitão França. Trata-se de uma carta do Capitão Mor de Baependi, Thomé Rodrigues Nogueira do Ó , dirigida ao gove

A Paróquia Nª. Srª. do Carmo completa 155 anos.

O decreto de criação da Paróquia foi assinado pela Assembléia Legislativa Provincial no dia 3 de julho de 1857. Pela Lei nº 805 , a Capela foi elevada para Freguesia, pertencendo ao Município de Lavras do Funil e ficando suas atividades sob a responsabilidade dos Conselhos Paroquiais. O Primeiro prédio da Igreja foi construído em estilo barroco , em cujo altar celebraram 18 párocos . No ano de 1929, esse templo foi demolido, durante a administração do Cônego José Dias Machado . Padre Godinho , cachoeirense, nascido em 23 de janeiro de 1920, em sua obra " Todas as Montanhas são Azuis ", conta-nos: "Nasci em meio a montanhas e serras em uma aldeia que, ao tempo, levava o nome de arraial. (...) Nâo me sentia cidadão por não ser oriundo de cidade. A montanha é velha guardiã de mistérios. Os dias eram vazios de qualquer acontecimento." Ao se referir ao Templo físico dizia: "Minha mãe cuidava do jardim pensando em colher o melhor para os altares da Matriz

O livro da família Reis, coragem e trabalho.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: 24º Anuário Eclesiástico - Diocese da Campanha Imagem anterior: A fuga dos colonizadores da Capitania de S. Paulo

Simpósio Filosófico-Teológico em Mariana

Aproxima-se a conclusão das obras de restauração na Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, Igreja Mãe de nossa Arquidiocese. Trata-se de expressivo monumento religioso, histórico e artístico, tombado no âmbito federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A Arquidiocese de Mariana, a Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) e o Instituto Teológico São José (ITSJ) organizam este Simpósio com o objetivo de refletir sobre os trabalhos de restauro que em breve serão entregues à comunidade, bem como debater o significado deste templo, em relação aos aspectos teológicos e sua importância artística e arquitetônica em mais de três séculos de existência. Programação : de 25 à 27 DE MAIO DE 2022 25/05/2022 – Quarta-feira Local: Seminário Maior São José-Instituto de Teologia 19h - SAUDAÇÃO INICIAL - Côn. Nédson Pereira de Assis Pároco da Catedral - Mons. Celso Murilo Sousa Reis Reitor do Seminário de Mariana - Pe. José Carlos dos Santos Diretor da Faculdade Dom