Pular para o conteúdo principal

Os ursos polares e o aquecimento global.

Comentários

Anônimo disse…
APRENDER COM A HISTÓRIA


Um olhar para trás, pousado nos tempos da colônia.
Trabalho escravo.
Ambição brilhando nos olhos dos senhores donos dos escravos, mais ainda nos dos colonizadores. Ouro! Diamante!
Era a riqueza natural espalhada pelo leito dos rios.
Num afastado interior, surgiam acampamentos, construíram-se casas, formavam-se lugarejos e vilas, concentravam escravos até aos milhares.
Sem um sistema de produção de energia, usavam o trabalho muscular dos escravos nas minerações e nas plantações para exportação (açucar).
Não havia nenhum prurido ético pois, tanto os réis como as autoridades religiosas, colocavam índios e negros como sem alma, fora da categoria humana.
Os colonizadores consideravam-se "escolhidos" e exploravam tudo, de todas as maneiras, pois os daqui eram os "não-escolhidos" e exploravam tudo, pois os daqui eram "não-escolhidos", atrasados que existiam apenas pra transferir todas as riquezas, cabendo à população, apenas, a sobrevivência para manter o sistema funcionando.
Com o tempo e o esgotamento das minas ficavam apenas os buracos e a miséria, pois não havia o sentido de se construir uma comunidade.
Agora, a situação moderna.
Trabalho de escravos sorridentes.
Ambição dominando as oligarquias financeiras.
Os escolhidos do mundo hegemônico ficam jogando nas bolsas, nos mercados de papéis, valorizando-os ficticiamente, podendo ficar em casa divertindo-se e consumindo muito acima da necessidade.
Os donos da real riqueza, dos minérios, das matérias-primas que vão se transformar nos objetos e alimentos do uso diário, têm seus produtos ridiculamente desvalorizados.
Não há os grilhões. Difunde-se o discurso de que há liberdade que, a rigor, restringe-se à possibilidade de deslocar-se à vontade, permanecendo, até países, presos num sistema de fornecedor de matérias-primas, com preços próximos de zero. A população sorri, mas é escrava.
Ontem, saíram os metais preciosos e ficaram buracos, misérias e até cidades em escombros.
Hoje, sai minério de ferro, fundamental para fazer aço, com a tonelada (mil quilos) sendo vendida para o exterior por preço que é um décimo do preço de uma tonelada de bananas.
Riquezas naturais transformadas em pobrezas.
Não há o valor justo, senão os produtores é que ficariam bem de vida.
É justa a perpetuação desta ambição e egoísmo dos "escolhidos", dominadores do mundo?
Aprenda com a história.
CONSCIENTIZE o maior número possível de pessoas. Tendo-se a noção do que acontece, saberemos transformar o mundo num lugar bom de se viver, neste SÉCULO XXI.
Anônimo disse…
Do livro "encontros e desencontros", p.21. Maria Antonietta de Rezende.

QUERO VER A LUZ

Aprisionado no meu mundo tenebroso,
Desconheço a realidade exterior.
Da vida, só conheço a escuridão,
Mas, percebo que algo muito grandioso
Está acontecendo ao meu redor.

-Quem é este que passa
E provoca este barulho, este tumulto,
Por entre a multidão?
- Um profeta de poder extraordinário,
Missionário de saber e muita ação!
- Mas, digam logo, quem é?
- É o Filho de Davi,
É Jesus de Nazaré!
- Jesus, Filho de Davi,
Tem piedade de mim!

- Que queres tu que te faça?
- Que enxergar, meu Senhor!
- Basta-te a tua fé!
- Basta-te a minha graça!

- Eu te dou graças, Senhor,
Por tudo que posso ver:
Posso ver as maravilhas
Que existem ao meu redor!

Posso ver o pôr-do-sol,
Os passarinhos, a flor,
Posso ver o arrebol,
Tudo é obra do Senhor!
Mas, também, que não falte
A luz dos olhos da alma,
Que é luz interior.
Que o teu Espírito divino
Acenda em mim essa luz.
Que ele faça o meu destino
Ser um dia ver Jesus!
Anônimo disse…
Gostaríamos de informar aos internautas de carmodacachoeira.blogspot.com ,que o PROVEDOR que TS Bovaris utiliza está "em manutenção". Novas postagens, após as 24 horas, deste 28 de outubro. Pedimos a compreensão de todos. O Projeto Partilha utilizará esta imagem para algumas de suas postagens/comentários, mesmo estando ela, "fora de assunto".

Um registro documental que tem a ver com o Município do Carmo, da Cachoeira - Minas Gerais. Não está relacionado ao vídeo.

"AUTHO DE ESCHUMAÇÃO (EXUMAÇÃO)

Aos vinte e um dia do mes de junho do anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil oitocentos e secenta e dois nesta Capella de São Bento de Campo Bello em ADRO da mesma que serve de Cimitério (cemitério) e aos cadáveres, presentes o Subdelegado deste mesmo Destricto José Fernandes Avelino commigo escrivão do seo cargo as testemunhas abaicho assignadas e os Peritos nomiados João Villela Fialho morador na sua Fazenda dos Pinheiros, José Ferreira Godinho Negociante e morador no Rancho da Boa Vista aos quaes foram nomeados pelo Juiz em falta de facultativos e pelo mesmo Juiz foi ordenado aos procuradores desta mesma Capella a Tenente Francisco Ignácio de Souza que lhe endicase a Seppultura de LÉRIO pardo escravo de MARCIANO JOSÉ DA COSTA enterrado no dia quinze do corrente o que comprindo (ilegível) do Procurador endicou o logar e disse cer ahi que se cepultou individuo de que se trata e derigindo-se para o logar indicado o Juiz comogo escrivão Piritos (peritos) testemunhas e o referido Procurador declarou este ser exasatemente o logar que elle sabe aver cido enterrado LÉRIO pardo; Em concequencia ordenou o Juiz que se procedesse a eschumação (exumação) do cadáver que ahi se encontava a fim de ce proceder nelle os exames o que com efeito se fez na presença do Juiz de mim (...)" É tudo o que o documento, muito antigo e desgastado pelo tempo, contêm.
Anônimo disse…
Alguns dados históricos referentes a FAMILIA da pessoa residente na FAZENDA DOS PINHEIROS, conforme citado no documento postado no comentário anterior. O documento faz parte do arquivo do Projeto Partilha.

Custódio Vilela e Felícia de Cerqueira. o casal deixou descendência, que pode ser, "entre outros", de pelo menos dois filhos: Domingos Villela e André Villela de Cerqueira. O Domingos se estabeleceu em sua Fazenda do Morro da Boa Vista, em Serranos. Seu inventário foi aberto em Campanha da Princesa, em 1811. Teve 11 filhos, entre eles a MARIANA VILLELA DO ESPÍRITO SANTO, que viveu em CARMO DA CACHOEIRA - Minas Gerais.
O André Villela de Cerqueira casou-se em Guaratinguetá, São Paulo, em 1753, com Maria Fialho da Silva, filha de João da Costa Fialho e Felipa (ilegível). Dos 7 filhos de André, o sétimo, JOÃO VILLELA FIALHO, nascido em 1769, casou-se em Lavras do Funil em 05.08.1811 com MARIANNA ROSA DE MORAES, nascida em 1791, filha de JOAQUIM LOPES DE SIQUEIRA e LEONARDA MARIA DE MORAES. O casamento aconteceu na Ermida São João Nepomuceno. A certidão informa que ambos os nubentes foram batizados e são naturais de Lavras. Foram moradores em Boa Esperança. Este casal com 11 filhos. O sétimo, JOÃO VILLELA FILAHO (II) casou-se com MARIA VITÓRIA DE RESENDE, filha de Alexandre Gomes Branquinho e Ana Emídia de Rezende. Em 1870 viviam em seu engenho em Carmo da Cachoeira, termo de Varginha, segundo o Almanaque Mineiro Assis Martins Brasil para o ano de 1870. Maria Vitória faleceu na FAZENDA DOS PINHEIROS, na freguesia de Luminárias. Termo de Lavras do Funil, em 31.06.1884. (lembrando a questão de alteração nos limites e, portanto, alterações delas provenientes. Assim, a mesma fazenda, no caso - a dos Pinheiros aparece, ora como pertencendo ao Município de Luminárias, ora, ao de Carmo da Cachoeira). Ambos, Minas Gerais.
Anônimo disse…
Documento juntado ao "Auto de Corpo de Delicto", na freguesia do Carmo da Cachoeira, Minas Gerais.

Aos trinta dias do mez de março de mil oitocentos e oitenta e trez fasso juntado a este "Auto de Corpo de Delicto" a participação oficial do Inspecto do terceiro quarteirão, JOAQUIM FERREIRA DE AZEVEDO, e juntamente a carta citatória a sua resposta de que para constar passo este termo. Eu Modesto José Pereira. Escrivão que o escrevo e assigno. Modesto José Pereira.
Anônimo disse…
1879.

AUTO DE CORPO DE DELICTO,
feito em JOSÉ RITA DE ARRUDA, por participação official do Inspector de Quarteirão, JOAQUIM PEDRO DA SILVA. Eu Modesto José Pereira, Escrivão que escrevi.

JUNTADA.
"Aos sete dias do mes de maio do anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e setenta e nove, nesta Freguesia da Cachoeira do Carmo em casa de Gabriel dos Reis Silva e sendo ahi autuo o auto de Corpo de delito feito a JOSÉ RITA ARRUDA o qual autuo aqui autuei e o que adiante se segue; de que para constar fiz a autuação supra (ilegível) este termo. Eu Modesto José Pereira, Escrivão que escrevi".
Anônimo disse…
Erro na postagem. Leia-se, no comentário anterior: PROJETO PARTILHA, e não como constou, ANÔNIMO.
Anônimo disse…
1886.

Juiso da Subdelegacia
da Freguezia do Carmo da Cachoeira.
12 de outubro de 1886.
O escrivão Joaquim Cândido de Abreu.

Corpo de delicto feito na pessoa de Joaquim Cândido da Silva (por alcunha Cravo).

AUTUAÇÃO.
"Anno de Nosso Senhor Jesus Christo de mil oitocentos e oitenta e seis, nesta Freguesia do Carmo da Cachoeira, Município da Cidade de Varginha, Commarca de Três Pontas em casa de audiências e ahi prezente o capitão Manoel dos Reis Silva, Subdelegado de Polícia, faço autuação do exame de corpo de Delicto procedido na pessoa de Joaquim Cândido da Silva (com alcunha Cravo) como tudo, adiante se vê. Do que, para constar lavro a presente autuação. Eu Joaquim Cândido de Abreu, escrivão interino da Subdelegacia de Paz que o escrevi".
Anônimo disse…
"Servirá este livro para rol dos culpados da Subdelegacia deste Districto. E vai rubricado com o meu apelido GOUVEIA e no fim leva o incerramento. Districto da Boa Vista 30 de abril de 1852. Antonio Severiano de Gouveia. Supllente do Subdelegado".
Existe, neste livro, um visto de correição, no seguinte termo: "Visto em correição. Lavras, 14 de novembro de 1853, que vem assinado como 'Gouvêa', e diz o seguinte.
Em 10 de abril de 1859, outro visto de correição, com a seguinte anotação: "Este livro parece ter sido desnecessário, visto em se achando (organizado?) desde o anno de 1852 até o presente não se fez nelle nenhuma só apontamento. Por tal negligência fique o Escrivão advertido na certa de que a continuar no tal desleixo, se lhe fará na futura correição effetiva a sua responsabilidade. Lavras, la de abril de 1859.Assina, SAMPAYO"

O ato seguinte vem com assinatura de Aureliano José Mendes, é o teor é o seguinte:
"Aos vinte dias do mes de novembro de mil oitocentos e secenta e um me foi entregue una authos crimes instaurados pelo (?) Manoel Rodrigues Barreto com a sentença do subdelegado deste Destricto do Carmo da Cachoeira José Fernandes Avelino em que condenou os Réus Ignácio e Plácido na Ley de dez de junho de mil oitocentos e trinta e cinco artigo primeiro e que foi competentemente sustentada pelo o Doutor Juis Municipal do que para constar lanço aqui os nomes dos Réos. Eu Aureliano José Mendes, escrivão que a escrevi, e segue assinatura".
Outro visto de correição, em 4 de maio de 1863, assinado por Azevedo Monteiro".
Anônimo disse…
USOS DO PASSADO - XII Encontro Regional de História ANPUH - RJ 2006.
Texto de Henrique Sérgio de Araújo Batista. Título: De Imigrante a Visconde: A trajetória de J. A. Ferreira.
http://www.rj.anpuh.org/
anais/2006/conferencias/ ...

O trabalho de Henrique Sérgio ajuda-nos no entendimento do momento histórico, em que os registros dos comentários feitos
na página de hoje.
Anônimo disse…
Em alguns processos de "Bem Viver" que o projeto Partilha teve oportunidade de conhecer, e referentes ao Distrito da Boa Vista, do Município de Lavras, aparece o nome do advogado, Francisco de Paula Ferreira Costa.

Inteire-se com o texto de Luiz Gustavo Santos Cota, numa abordagem que faz a cléricos e advogados no final do sistema escravista. Texto: Um direito sagrado - os advogados de Mariana e sua atuação nas ações de Liberdade (1871-1888).
Disponibilizado em http://www.chs.ufop.br/memorial/...
Anônimo disse…
alguns nomes presentes nos manuscritos de documentos presentes no Projeto Partilha:
Claudina Maria Ferreira
Manuel Camillo Ferreira
José Dias Ferreira
Maria Teodora e Manuel Ferreira Avelar
Cândida Junqueira Ferreira
Domingos Alves Ferreira
Aureliano Augusto Ferreira
Francisco de Paula Ferreira
Luiz Antonio Ferreira
Ignácio Lopes Guimarães
Antonio Lopes Guimarães
Francisco Lopes Guimarães
José de Abreu Coutinho
Antonio de Abreu Coutinho
Perciliana Alves de Gouveia (Gouvêa)
Antonio Severiano de Gouvêa Júnior (Gouveia)
Manoel J. Gonçalves
Manoel Marques Gonçalves
André Marques Gonçalves
Joaquim Ferreira Gomes
Manuel Ferreira Gomes
Constância Gomes
Antonio José Gomes
Antonio Francisco Gomes Francisco José Gomes
Anônimo disse…
Documento encomendado pelo Projeto partilha. Transcrição: Edriana.
Tipo de documento: testamento.
Ano - 1819 caixa - 143
Testador JOÃO GONÇALVES VALIM
Testamenteira- Ana Angélica de São José
Local - São João del Rei.

TESTAMENTO.
Em nome de Deus. Amém.
Saibam quantos este Público Instrumento de Testamento, codecilio ou como em melhor nome em direito haja, e deva ter, virem que sendo aos vinte dias do mês de maio de mil oitocentos e treze anos nesta beira do Rio Grande e Paragem denominada o MACAIA, Freguesia das Lavras do Funil, Comarca de São João del Rei, Bispado de Mariana, Capitania das Minas Gerais.
Eu João Gonçalves Valim em saúde perfeita e em meu perfeito juízo de livre vontade e sem constrangimento temendo a morte e querendo dispor dos bens que possuo e para as minhas arrumações espirituais e temporais que é do teor, seguinte:
Declaro que sou filho legítimo de João Gonçalves Valim e sua mulher Maria de São José já falecidos, natural e batizado na Ilha do Pico, Freguesia de Nossa Senhor da Piedade e que de lá vim para essa terra do Brasil há vinte anos pouco mais ou menos.
Declaro que sempre professei e professo a ser de Cristo e nela quero viver e morrer.
Declaro que por meu falecimento meu corpo será amortalhado em Hábito de São Francisco de cuja venerável Ordem sou Irmão e tanto desta como das outras de que sou Irmão devendo por meu falecimento meu testamenteiro satisfará o que direito for.
Declaro que primeiramente fui casado com MARGARIDA FRANCISCA DO EVANGELHO, filha legítima de JOÃO FRANCISCO DO EVANGELHO e de sua mulher FRANCISCA RIBEIRA, e que esta é falecida de quem tive dez filhos: Ignácia; Francisca; Theresa; João; Manoel; Joaquim; Mariana; Antonia; Ana e João acima mencionados e que por falecimento da dita minha mulher se procedeu Inventário de órfãos e todos se acham inteirados da legítima materna que lhe competia; e que segunda vez me casei com ANA ANGÉLICA DE SÃO JOSÉ, filha legítima de JOSÉ PACHECO BORGES e de sua mulher URSULA ROSA DE RESENDE de quem até o presente não tenho tido filhos.
Declaro que instituo por meus herdeiros universais dos bens que competirem a minha meação compridos os meus legados e pagas as minhas dívidas dos ditos meus filhos e aos filhos de minha filha Ana já falecida por cabeça de sua mãe.
Declaro que possuo uma Fazenda sita na Vargem do Rio Grande por nome o BARREIRO, Freguesia das Lavras do Funil, alguns escravos e bens móveis assim créditos e mais dívidas e de tudo mencionado e do mais que constar ser meu tomará conta meu Testamenteiro para cumprir os meus legados.
Declaro que meu corpo será enterrado no lugar mais vizinho do meu falecimento acompanhado pelo Pároco ou Capelão e mais dois cléricos se se puderem achar comodamente que me dirão missa de corpo presente de esmola de oitava e meia.
Meu testamenteiro mandará dizer vinte missas por minha alma de esmola costumada.
Declaro que é minha vontade libertar por meu falecimento a ADÃO crioulo aleijado e meu Testamenteiro lhe dará cavalo e sela para ele andar por ser aleijado.
Declaro mais que meu escravo por nome MIGUEL Nação Banguela por meu falecimento o coarto em oitenta mil réis e na ocasião quando forro ficar muito velho será o que arrazoadamente valer e se ficar por menos do que acima fica dito o meu Testamenteiro lhe passará carta de liberdade como também o outro acima dito aleijado lhe passará também carta de liberdade.
Declaro que os bens que se acharem por meu falecimento sendo legitimamente meus serão avaliados por quatro homens que seja louvado do Juízo.
Declaro que deixo a minha neta Ana minha afilhada filha de minha filha Antônia dez oitavas.
Declaro que deixo a minha neta filha de minha filha Ignácia cuja lhe devo o ar de estupor dez oitavas.
Declaro que nomeio por meus testamenteiros em primeiro lugar a minha mulher ANA ANGÉLICA DE SÃO JOSÉ, em segundo lugar a ANGELO PIMENTA DE GODOY, em terceiro lugar ANTONIO PINTO DE MORAES e em quarto lugar THEODOZIO RIBEIRO DA SILVA, e a todos os herdeiros bons abonados e aquele que aceitar este meu Testamento concedo todo o poder e administração sobre os meus bens em direito necessário e poderá proceder avaliação tanto em praça pública como em particular e, em prêmio de seu trabalho lhe deixo sessenta mil réis com tempo de três anos para dar contas no final deste meu testamento e sendo necessário pedirá mais uma ano ao Juiz competente que desejo lhe conceda e aquele que aceitar este meu Testamento fará por minha alma os sufrágios que eu faria por ele.
(...) Por não saber ler nem escrever pedi e roguei a JOAQUIM MARTINS DE OLIVEIRA COSTA que por mim fizesse e como 6estemunha por mim assinasse. Hoje, Beira do Rio Grande do MACAIA aos vinte dias do mês de maio de 1813. JOÃO GONÇALVES VALIM.

Arquivo

Mostrar mais

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Cronológica 10 - Carmo da Cachoeira

Tabela 10 - de 1800 até o Reino Unido - 1815 - Elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves - 1815 ü 30/Jan – capitão Manuel de Jesus Pereira foi nomeado comandante da Cia. de Ordenanças da ermida de Campo Lindo; e ü instalada a vila de Jacuí . 1816 1816-1826 – Reinado de Dom João VI – após a Independência em 1822, D. João VI assumiu a qualidade e dignidade de imperador titular do Brasil de jure , abdicando simultaneamente dessa coroa para seu filho Dom Pedro I . ü Miguel Antônio Rates disse que pretendia se mudar para a paragem do Mandu . 1817 17/Dez – Antônio Dias de Gouveia deixou viúva Ana Teresa de Jesus . A família foi convocada por peritos para a divisão dos bens, feita e assinada na paragem da Ponte Falsa . 1818 ü Fazendeiros sul-mineiros requereram a licença para implementação da “ Estrada do Picu ”, atravessando a serra da Mantiqueira e encontrando-se com a que vinha da Província de São Paulo pelo vale do Paraíba em direção ao Rio de Janeiro, na alt

A organização do quilombo.

O quilombo funcionava de maneira organizada, suas leis eram severas e os atos mais sérios eram julgados na Aldeia de Sant’Anna pelos religiosos. O trabalho era repartido com igualdade entre os membros do quilombo, e de acordo com as qualidades de que eram dotados, “... os habitantes eram divididos e subdivididos em classes... assim havia os excursionistas ou exploradores; os negociantes, exportadores e importadores; os caçadores e magarefes; os campeiro s ou criadores; os que cuidavam dos engenhos, o fabrico do açúcar, aguardente, azeite, farinha; e os agricultores ou trabalhadores de roça propriamente ditos...” T odos deviam obediência irrestrita a Ambrósio. O casamento era geral e obrigatório na idade apropriada. A religião era a católica e os quilombolas, “...Todas as manhãs, ao romper o dia, os quilombolas iam rezar, na igreja da frente, a de perto do portão, por que a outra, como sendo a matriz, era destinada ás grandes festas, e ninguém podia sair para o trabalho antes de cump

A família do Pe. Manoel Francisco Maciel em Minas.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: Sete de Setembro em Carmo da Cachoeira em 1977. Imagem anterior: Uma antiga família de Carmo da Cachoeira.

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Cronológica 10 - Carmo da Cachoeira

Tabela 10 - de 1800 até o Reino Unido - 1815 - Elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves - 1815 ü 30/Jan – capitão Manuel de Jesus Pereira foi nomeado comandante da Cia. de Ordenanças da ermida de Campo Lindo; e ü instalada a vila de Jacuí . 1816 1816-1826 – Reinado de Dom João VI – após a Independência em 1822, D. João VI assumiu a qualidade e dignidade de imperador titular do Brasil de jure , abdicando simultaneamente dessa coroa para seu filho Dom Pedro I . ü Miguel Antônio Rates disse que pretendia se mudar para a paragem do Mandu . 1817 17/Dez – Antônio Dias de Gouveia deixou viúva Ana Teresa de Jesus . A família foi convocada por peritos para a divisão dos bens, feita e assinada na paragem da Ponte Falsa . 1818 ü Fazendeiros sul-mineiros requereram a licença para implementação da “ Estrada do Picu ”, atravessando a serra da Mantiqueira e encontrando-se com a que vinha da Província de São Paulo pelo vale do Paraíba em direção ao Rio de Janeiro, na alt

Carmo da Cachoeira — uma mistura de raças

Mulatos, negros africanos e criolos em finais do século XVII e meados do século XVIII Os idos anos de 1995 e o posterior 2008 nos presenteou com duas obras, resultadas de pesquisas históricas de autoria de Tarcísio José Martins : Quilombo do Campo Grande , a história de Minas, roubada do povo Quilombo do Campo Grande, a história de Minas que se devolve ao povo Na duas obras, vimo-nos inseridos como “Quilombo do Gondu com 80 casas” , e somos informados de que “não consta do mapa do capitão Antônio Francisco França a indicação (roteiro) de que este quilombo de Carmo da Cachoeira tenha sido atacado em 1760 ”.  A localização do referido quilombo, ou seja, à latitude 21° 27’ Sul e longitude 45° 23’ 25” Oeste era um espaço periférico. Diz o prof. Wanderley Ferreira de Rezende : “Sabemos que as terras localizadas mais ou menos a noroeste do DESERTO DOURADO e onde se encontra situado o município de Carmo da Cachoeira eram conhecidas pelo nome de DESERTO DESNUDO ”. No entanto, antecipando

Diácono Romário - Ordenação Presbiterial

 A Diocese de Januária, minha família e eu, Diácono Romário de Souza Lima temos a grata satisfação de convidar você e sua família para participarem da Solene Celebração Eucarística, na qual serei ordenado sacerdote pela imposição das mãos e Oração Consecratória do Exmo. Revmo. Dom José Moreira da Silva, bispo diocesano, para o serviço de Deus e do seu povo. Dia 18 de maio de 2022. às 19h, na Catedral Nossa Senhora das Dores em Januária - MG Primeiras Missas 19 de maio às 19hs na Catedral Nª Srª das Dores 20 de maio às 19hs na  Comunidade Santa Terezinha de Januária 21 de maio às 19hs na Comunidade Divino Espírito Santo em Januária Contatos: (38) 99986-6552 e martimdm1@gmail.com Reflexão: João 21, 15 - Disse Jesus a Pedro: "Apascenta meus Cordeiros" Texto de Gledes  D' Aparecida Reis Geovanini O cordeiro é o filhote da ovelha. É conhecido como dócil, manso, obediente. É o símbolo da obediência e submissão. Apascentar refere-se a alimentar, cuidar, proteger e orientar, fu

As três ilhoas de José Guimarães

Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai

Distrito do Palmital em Carmo da Cachoeira-MG.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. O importante Guia do Município de Carmo da Cachoeira , periódico de informações e instrumento de consulta de todos os cidadãos cachoeirenses, publicou um grupo de fotos onde mostra os principais pontos turísticos, culturais da cidade. Próxima imagem: O Porto dos Mendes de Nepomuceno e sua Capela. Imagem anterior: Prédio da Câmara Municipal de Varginha em 1920.

A origem do sobrenome da família Rattes

Fico inclinado a considerar duas possibilidades para a origem do sobrenome Rates ou Rattes : se toponímica, deriva da freguesia portuguesa de Rates, no concelho de Póvoa de Varzim; se antropomórfica, advém da palavra ratto (ou ratti , no plural), que em italiano e significa “rato”, designando agilidade e rapidez em heráldica. Parecendo certo que as referências mais remotas que se tem no Brasil apontam a Pedro de Rates Henequim e Manoel Antonio Rates . Na Europa antiga, de um modo geral, não existia o sobrenome (patronímico ou nome de família). Muitas pessoas eram conhecidas pelo seu nome associado à sua origem geográfica, seja o nome de sua cidade ou do seu feudo: Pedro de Rates, Juan de Toledo; Louis de Borgonha; John York, entre outros. No Brasil, imigrantes adotaram como patronímico o nome da região de origem. Por conta disso, concentrarei as pesquisas em Portugal, direção que me parece mais coerente com a história. Carmo da Cachoeira não é a única localidade cujo nome está vincul

Cemitério dos Escravos em Carmo da Cachoeira no Sul de Minas Gerais

Nosso passado quilombola Jorge Villela Não há como negar a origem quilombola do povoado do Gundú , nome primitivo do Sítio da Cachoeira dos Rates , atual município de Carmo da Cachoeira. O quilombo do Gundú aparece no mapa elaborado pelo Capitão Francisco França em 1760 , por ocasião da destruição do quilombo do Cascalho , na região de Paraguaçu . No mapa o povoado do Gundú está localizado nas proximidades do encontro do ribeirão do Carmo com o ribeirão do Salto , formadores do ribeirão Couro do Cervo , este também representado no mapa do Capitão França. Qual teria sido a origem do quilombo do Gundú? Quem teria sido seu chefe? Qual é o significado da expressão Gundú? Quando o quilombo teria sido destruído? Porque ele sobreviveu na forma de povoado com 80 casas? Para responder tais questões temos que recuar no tempo, reportando-nos a um documento mais antigo que o mapa do Capitão França. Trata-se de uma carta do Capitão Mor de Baependi, Thomé Rodrigues Nogueira do Ó , dirigida ao gove

A Paróquia Nª. Srª. do Carmo completa 155 anos.

O decreto de criação da Paróquia foi assinado pela Assembléia Legislativa Provincial no dia 3 de julho de 1857. Pela Lei nº 805 , a Capela foi elevada para Freguesia, pertencendo ao Município de Lavras do Funil e ficando suas atividades sob a responsabilidade dos Conselhos Paroquiais. O Primeiro prédio da Igreja foi construído em estilo barroco , em cujo altar celebraram 18 párocos . No ano de 1929, esse templo foi demolido, durante a administração do Cônego José Dias Machado . Padre Godinho , cachoeirense, nascido em 23 de janeiro de 1920, em sua obra " Todas as Montanhas são Azuis ", conta-nos: "Nasci em meio a montanhas e serras em uma aldeia que, ao tempo, levava o nome de arraial. (...) Nâo me sentia cidadão por não ser oriundo de cidade. A montanha é velha guardiã de mistérios. Os dias eram vazios de qualquer acontecimento." Ao se referir ao Templo físico dizia: "Minha mãe cuidava do jardim pensando em colher o melhor para os altares da Matriz

O livro da família Reis, coragem e trabalho.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: 24º Anuário Eclesiástico - Diocese da Campanha Imagem anterior: A fuga dos colonizadores da Capitania de S. Paulo

Simpósio Filosófico-Teológico em Mariana

Aproxima-se a conclusão das obras de restauração na Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, Igreja Mãe de nossa Arquidiocese. Trata-se de expressivo monumento religioso, histórico e artístico, tombado no âmbito federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A Arquidiocese de Mariana, a Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) e o Instituto Teológico São José (ITSJ) organizam este Simpósio com o objetivo de refletir sobre os trabalhos de restauro que em breve serão entregues à comunidade, bem como debater o significado deste templo, em relação aos aspectos teológicos e sua importância artística e arquitetônica em mais de três séculos de existência. Programação : de 25 à 27 DE MAIO DE 2022 25/05/2022 – Quarta-feira Local: Seminário Maior São José-Instituto de Teologia 19h - SAUDAÇÃO INICIAL - Côn. Nédson Pereira de Assis Pároco da Catedral - Mons. Celso Murilo Sousa Reis Reitor do Seminário de Mariana - Pe. José Carlos dos Santos Diretor da Faculdade Dom