O quilombo funcionava de maneira organizada, suas leis eram severas e os atos mais sérios eram julgados na Aldeia de Sant’Anna pelos religiosos. O trabalho era repartido com igualdade entre os membros do quilombo, e de acordo com as qualidades de que eram dotados, “... os habitantes eram divididos e subdivididos em classes... assim havia os excursionistas ou exploradores; os negociantes, exportadores e importadores; os caçadores e magarefes; os campeiro s ou criadores; os que cuidavam dos engenhos, o fabrico do açúcar, aguardente, azeite, farinha; e os agricultores ou trabalhadores de roça propriamente ditos...” T odos deviam obediência irrestrita a Ambrósio. O casamento era geral e obrigatório na idade apropriada. A religião era a católica e os quilombolas, “...Todas as manhãs, ao romper o dia, os quilombolas iam rezar, na igreja da frente, a de perto do portão, por que a outra, como sendo a matriz, era destinada ás grandes festas, e ninguém podia sair para o trabalho antes de cump...
Comentários
O Projeto Partilha agradece a lembrança dos organizadores do movimento local por em inserí-lo na CAMPANHA como parceiro no apoio e na divulgação do movimento.
Foi a chama acesa, através desta reflexão, e em seu pequeno grupo que ampliou-se, e hoje transformou-se na CAMPANHA DE AJUDA envolvendo todo o cidadão cachoeirense. Buscou-se, a partir daí a Assistência Social, e o movimento ampliou-se. Pessoas foram as ruas e colocaram CARTAZES EM PONTOS COMERCIAIS, buscaram as emissoras de rádio local e outras instituições. Ouvimos ontem à noite de uma das organizadoras: "o povo estava esperando alguém que desse o ponta-pé inicial. Foi dado".
ISTO É O QUE TEORICAMENTE SE CHAMA DE SOLIDARIEDADE: ELA COMEÇA ONDE NÃO SE ESPERADA NADA EM TROCA.
NÃO FIQUE FORA DESTA
ALGUÉM PERCEBEU QUE PODERIA AJUDAR E FEZ SUA PARTE. AGORA, FAÇA A SUA TAMBÉM.
DOE. MESMO QUE SEJA UMA PEÇA.
"HÁ ALGO ALÉM DA BELEZA DAS FORMAS EXTERNAS: ALGO QUE NÃO SE PODE DAR NOME, ALGO INEFÁVEL, UMA ESSENCIA SAGRADA INTERNA, PROFUNDA"
(Eckhart Tolle)
Ao colocarmos cartazes de pedido de auxílio aos irmãos carentes, pudemos observar o quanto as pessoas estão prontas para AMAR. Nessas ocasiões o ser humano expressa o seu lado melhor e temos a oportunidade de nos doar. É um grande momento de reflexão!
Muito obrigada!
luz a todos
através do altruísmo de algumas pessoas isoladas. Se alguém for "tocado", lembre-se: se a causa for o "outro", ao ouvir esta voz interna, busque atendê-la. Amarilis é uma dessas irmãs. Não mede sacrifícios quando trata-se de ajudar o próximo. E CARMO DA CACHOEIRA, realmente é uma cidade, muito especial é O PARAÍSO na terra.