Padre José Procópio Júnior em Carmo da Cachoeira

Monsenhor José do Patrocínio Lefort
"O falecimento do Mons. José do Patrocínio Lefort (Campanha, MG), em 15 de dezembro p.p., abriu enorme lacuna n genealogia brasileira. Autor de extensa pesquisa sobre as raízes mineiras, parte incorporada ao conhecido estudo As Três Ilhôas, de José Guimarães, exerceu por longos anos, o cargo de Chanceler do Bispado de Campanha, cujos arquivos organizou e franqueou aos genealogistas de todo o país".
Monsenhor Lefort é descende do francês François Lefort, que veio para o Brasil em 1855. Filho filho de Francisco Augusto Lefort e de Palmira Antonieta Alves, nasceu em Campanha, Minas Gerais, em 05 de junho de 1914. Aí morou e estudou. Ordenou-se sacerdote em Mariana, Minas Gerais em 5 de dezembro de 1937.¹
Algumas de suas obras foram:
»Varginha;
»O Sul de Minas e as Bandeiras;
»Descoberta e povoamento do Sul de Minas; e
»A cidade de Campanha e Famílias Campanhenses.
1 . Carta Mensal n.47 do Colégio Brasileiro de Genealogia, relativa ao período de janeiro a março de 1998.
Comentários
"Campanha, 25 de Janeiro de 1996
Meu caro amigo,
Saudações!
Ninguém pode imaginar,a não ser o autor,o trabalho enorme que é fabricar um livro de genealogia. Ignorância de nomes,confusão de pessoas,um cipoal danado.Foge-se de um abismo e a gente cai em outro que seria até bem mais facil resolver. E assim,aos troncos e barrancos foi feito este livrodurante meio século. Agora,está faltando só circular.Para arcar com as despesas,de início pensamentos em 10(dez),reais cada exemplar:depois vimos que não davam para cobrir os gastos. Pensamentos em 20,30 e voltamos para os 20, mais o porte do correio.Este então será o preço do momento.Termina dizendo:
Precisamops diminuir o prejuízo,donde virmos apelar para os amigos para que nos ajude a alcançar este objetivo. E aos que assim procederem,recompensa-os DEUS".
Graças a este trabalho de puro esforço,encontrei parte da genealogia dos SALLES,de Campanha,onde teve origem,meu saudoso sogro José Geraldo Sales,da cidade de Passa Tempo.
Só posso manifestar aqui um desejo:"que a luz de Deus,e a do Monsenhor,continue brilhando no intelecto do povo mineiro,no sentido de que as movas gerações possam conhecer mais sobre a História de sua gente,e de nosso povo.Pois,é somente a História é que pode dar consciência ao povo, de sua total existência".