Pular para o conteúdo principal

Denise Garcia e os Garcia Frades.

Livro Os Garcia "Frades", ascendentes e descendentes, de Denise Cassia Garcia.

Prefaciando a obra, Djalma Garcia Campos, sócio do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, no ano de 1990 esclarece que, segundo o que se havia chegado à época, "há em Minas duas grandes e antigas famílias Garcia. Ambas são provenientes da Ilha do Faial, nos Açores. Ambas para aqui vieram nas primeiras décadas do século XVIII. Costumamos identificá-las como os Garcia do sul de Minas e outro do oeste. Os do sul têm seu tronco mor em Diogo Garcia, já os do oeste localizados principalmente em Iguatama e municípios circunvizinhos, têm o seu tronco originário em João Garcia Pereira, também açoriano da Ilha do Faial, aqui também tendo chegado nas primeiras décadas do século XVIII. Fatalmente seriam consanguíneos. As características dessas famílias muito se assemelham e até fisicamente se parecem, daí porque a autora transcreveu no início do seu trabalho uma observação que já tinham,os feito que "os estranhos ao meio identificam à distância um Garcia e, nós próprios dificilmente vislumbramos as razões dessa identidade, mas que um Garcia se parece com outro Garcia, não se pode negar, é quase uma raça".

Dessa origem a figura central dos Garcia "Frade", tendo como ponto de partida Francisco Alves Garcia - o Chico Frade. O centro dessa família é o município de Campo Belo, com ramificações antigas nos municípios de Cana Verde, Nepomuceno e Carmo da Cachoeira, Minas Gerais.

Próxima imagem: Celebremos com Júbilo, hinário cachoeirense.
Imagem anterior: O Capitão Diogo Garcia da Cruz.

Comentários

Anônimo disse…
Segundo a autora, grande parte dos descendentes de "Chico Frade" se dedicaram à cultura da terra e à criação de gado.
Dentre os filhos de Matheus Luís Garcia de Francisca Maria de Jesus, conhecemos nas páginas de ontem , Diogo Garcia da Cruz, através de Ricardo G. Daunt. Denise trata da descendência de outro filho de Matheus e Francisco, JOSEPH LÚIS GARCIA, casado com Escolástica Maria de São José em 1775 na Capela do Espírito Santo em Coqueiral, Minas Gerais (O Espírito Santo dos Coqueiros, de Otaviano Alvarenga). Escolástica, filha de JOAQUIM ALVES TAVEIRA, filho de Manoel Alves Taveira. Neto materno de João Bicudo do Espírito Santo de Maria de Lima Soares. Os TAVEIRAS, dos quais descende ESCOLÁSTICA MARIA DE SÃO JOSÉ, procedem de Paio Soares Romea, fidalgo, pai de dona Teresa Paes Taveira, casada com Martim de Bulhão, e destes foi o filho "SANTO ANTÔNIO DE LISBOA". (Baena, CLXX).
De Joseph Luís e Escolástica nasceram entre outros, CHICO FRADE e Emerenciana (1814), afilhada dr Antonio Dias de Gouveia e Anna Teresa (da FAZENDA DA PONTE FALSA). Neta de Joseph e Escolástica e filho de Chico Frade, a MADRINHA DA OUTRA BANDA" - Mariana Silvéria do Nascimento.
Em Carmo da Cachoeira lembrando antigos ancestrais estão, entre muitos outros: Paulo Costa Junqueira; Izabel Costa Junqueira; Augusto Costa Junqueira; Petrônio Costa Junqueira; João Costa Junqueira (citados p.53 da referida obra).
- Helvécio da Veiga Rezende, casado com Leontina Petti da Veiga Rezende (p.73);
- Zilá Veiga Costa, casada com Bernardino Mendes de Oliveira e sua descendência.
Anônimo disse…
A Matriarca, Mariana Silvéria do Nascimento, traz o legado da Ilhoa JULIA MARIA DA CARIDADE, através de um filho de dona ANA MARIA DO NASCIMENTO, o alferes José Pereira de Carvalho, casado com Teodora Maria de Mendonça. Este é o frondoso ramo que estendeu seus galhos e folhagens até Nepomuceno, e daí expandindo-se para Carmo da Cachoeira. Muitos filhos desta matriarca fazem parte da sociedade cachoeirense. Ajudaram a construir e fazem parte ativa dela através dos diversos elos da infindável corrente familiar. Estão nas famílias Costa Junqueira/ Veiga/Lima/Custódio da Veiga/Mário Justiniano dos Reis/Alves do Nascimento/Felícia Cândida de Moraes/Alves Garcia/Alves da Veiga/Raphael Soares da Costa (Rafael), entre muitas outras. Quanto a Raphael Soares da Costa, segundo casamento de Dona Vicência Cândida Cezarino e cujos bens aparecem como "A Fazenda de Dona Vicência", no inventário de José Alves Garcia, casado com a MADRIANHA DA OUTRA BANDA, ou seja a matriarca, acima citada, devemos nos lembrar que ele foi o segundo casamento de Vicência. O primeiro marido de Vicência foi Domingos José Garcia, irmão do pai de CHICO FRADE, Joseph Luís Garcia.
Dona Mariana Silvéria, em sua descendência tem incorporado o ramo familiar da linhagem paulista "Mendonça", de dona Teodora Maria. Mendonça/Chaves e e "Dias de Oliveira", segundo os estudos tem nos mostrado, são ramos familiares que se entrelaçam nesta região durante muito tempo. Hoje em Carmo da Cachoeira e já bastante conhecida dos internautas está uma "Dias Mendonça", representada pela Selma do Neca. O mais antigo "DIAS DE OLIVEIRA" que nos aproxima está no porto de MACAIA - (Q. M. MANOEL DIAS DE OLIVEIRA), fl.44 da obra Carrancas. Laços e Entrelaços), filho de Frutuoso Dias de Oliveira e Teresa Maria de Jesus.
Anônimo disse…
Para aprofundamento consultar:

Frutuoso Dias de Oliveira - Windows Internet Explorer
http://br.geocities.com/projetocompartilhar/ensaioFrutuosoDiasdeOliveira.htm

Frutuoso foi casado com Teresa Maria de Jesus, filha de Bernardo Gonçalves Chaves e sua mulher Francisca Maria de Mendonça. Teresa faleceu na FAZENDA DA MACAIA. Macaia é berço dos Naves cachoeirenses. O mais antigo de que se tem notícias é João Naves Damasceno, casado com dona Ana Vitória de São Thomé. Cf.
Família Naves - Windows Internet Explorer
htttp://familiaresnaves.blogsopt.com/
O cachoeirense Célio Brasiliense Naves, citando seu parente Gentil Naves, ancião completamente lúcido nos seus quase 90 anos, e João Nepomuceno (in memoriam) afirma categoricamente: Os "navaidas" vem de MACAIA. Ontem vi seu Célio com um balde de leite nas mãos em frente sua casa. Junto dele, e montado em seu cavalo sob os olhos atentos de seu cão, o NECA da Selma. Era "causo" de cá, "causo" de lá, numa conversa gostosa e descontraída. Você se lembra? ... ..., e lá vinha história ... ... e mais histórias. Esses encontros são ricos em Cachoeira e faz dela a cidade ideal para se viver.
Anônimo disse…
Francisca Maria de Mendonça é o foco no desenvolvimento de nossa busca. Francisca foi casada com Bernardo Gonçalves Chaves. A tradicional FAMÍLIA MENDONÇA, com muitos escravos em suas propriedades, foi de grande influência na região: Baependi, Ayuruca e outras, ampliando-se domínios, através de casamentos e outras ligações. Uma descendente MENDONÇA, a Francisca se casou Bernardo. O Projeto Partilha encomendou, e JOSÉ GERALDO BEGNAME enviou, 3 transcrições envolvendo PROVISÕES ao alferes Bernardo e sua mulher, FAMÍLIA MENDONÇA. Postaremos a seguir.
Anônimo disse…
Nesta manhã ensolarada de novembro as árvores estão com suas folhas limpíssimas e brilhantes. Podem, pela limpeza, refletir os raios do sol. Foram lavadas ontem, pela refrescante chuva de fim de tarde. O vento foi muito forte, mas a chuva que o seguiu veio de maneira serena e tranquila. Insetos, pássaros, abelhas aproveitam o espetáculo nestas primeiras horas do amanhecer. Observando seus movimentos, principalmente o das abelhas, vem-nos a lembrança e a imagem do antigo tabelião em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, ANTONIO BONIFÁCIO MACIEL (in memoriam), irmão do Pe. Manoel Francisco Maciel, um dos Párocos de Carmo da Cachoeira. Não há como dissociá-lo de Baependi e de Nhá-Chica -, suas grandes e profundas paixões. Independente de "o porque", ocorre-nos a lembrança de uma história contada por ele. Falava com paixão do altar-mor da Igreja Matriz de Baependi, colocado acima de três degraus assentados em um plano superior ao da nave. Ao fundo, encontra-se o trono. Entre as colunas das extremidades e o arco do altar ficam dois nichos. Eles são ornados com trabalhos em talha. Num deles está a imagem de Nossa Senhora do Carmo. Carmo do Monte Carmelo. Carmo das Carmelitas. Carmo ... Carmo ... só amor, perdão, bençãos!!! Diz seu Antonio: "em Baependi, é antiga a devoção a esta santa; a princípio, um quadro seu, pertencente à esposa do finado dr. Manuel Joaquim Pereira de Magalhães, neto de José Francisco Pereira, dona Mariana Claudina de Noronha Magalhães, filha de Joaquim Carlos de Noronha e Antonia Joaquina de Magalhães, servia às homenagens dos fiéis. Só depois veio a imagem trazida por Francisco de Paula Simões". Dr. Manuel Joaquim Pereira de Magalhães foi filho de dona Ana Silvéria de Magalhães (filha de Luciana de Souza Soares e seu primeiro marido Antonio Magalhães Passos) e Manoel Joaquim Pereira.

A viúva de Antonio de Magalhães Passos, dona Luciana de Souza Soares, casou-se em segundas núpcias com JOSÉ MARTINS BORRALHO.
José Martins Borralho é pai de dona Francisca Maria de Jesus, casada com Domingos José Garcia, irmão de Joseph Luís Garcia, pai de Chico Frade e de Diogo Garcia da Cruz, casado na Família Figueiredo.
Que o Pai, Criador das Vidas, vele por nossos antepassados.
Motheana disse…
Prezados,

Gostaria de saber como posso adquirir um exemplar deste livro ("Os Garcia Frades"), pois tenho minhas raízes na Família Garcia. Sou filha de Paulo Garcia, que por sua vez, era filho de Odilia e João Cândido Garcia. Aguardo ansiosa pelo contato de vocês. Obrigada!
juliana garcia disse…
Bom dia!

Gostaria de saber como faço para adquirir um xemplar deste livro.
Se possível, favor entrar em contato: jornalismojulianagarcia@gmail.com

Obrigada. Grande abraço.
Anônimo disse…
Também gostaria de saber como adquiro um exemplar do livro. aguardo retorno. Sou de Cana Verde e também faço parte dos Garcia Frade
ramonr.bastos@yahoo.com.br
Prezada Senhora,


Infelizmente o livro é uma edição limitada e familiar, uma fotocópia chegou às mãos da pesquisadora Leonor Rizzi quando da passagem de um membro desta família pela cidade de Carmo da Cachoeira MG. Não poderemos lhe passar uma cópia por uma questão de direitos autorais, a melhor solução, creio que seja buscar nos sites genealógicos membros da família para que possam lhe passar uma edição ou cópia.


Vou manter no blog seu questionamento para caso algum familiar que tenha acesso à publicação ler, possa entrar em contato contigo. Obrigado por nos contatar.
Ana Maria disse…
Boa tarde!

Gostaria de saber como faço para adquirir um exemplar de "Os Garcia "Frades"". Sou de Nepomuceno, mas minha mãe é de Cana Verde. Sou filha de Lenita de Bastos Botelho que consta no livro. Na época eu era estudante e meu nome também consta na obra.

Obrigada,

Ana Maria
Ana Maria disse…
Boa tarde!

Gostaria de saber como faço para adquirir um exemplar de "Os Garcia "Frades"". Sou de Nepomuceno, mas minha mãe é de Cana Verde. Sou filha de Lenita de Bastos Botelho que consta no livro. Na época eu era estudante e meu nome também consta na obra.

Obrigada,

Ana Maria
Prezada Senhora,

Já respondemos a esse seu questionamento nessa mesma página para outra pessoa interessada. Temos apenas uma cópia que nos foi passado por alguém da Família Garcia Frades. Sabemos que a obra é considerada de ponta na genealogia do Sul de Minas e que é utilizada com frequência até hoje em trabalhos acadêmicos, não poderemos passar uma cópia por questão de direitos autorais, e não temos contato com a autora. Sugiro garimpagem em sebos virtuais ou pesquisa em busca da autora nas ferramentas de buscas.
Unknown disse…
Alguém sabe como contactar a Denise? Queria saber se algum deles tem a cidadania Portuguesa reconhecida. Obrigada. Val.
Unknown disse…
Sou neta de Cirilo garcia e filha de geraldo rosa garcia de carmo da cachoeira moramos no parana hoje
Sou neto de José Cândido Garcia da região de santa Rita de caldas MG

Arquivo

Mostrar mais

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Cronológica 10 - Carmo da Cachoeira

Tabela 10 - de 1800 até o Reino Unido - 1815 - Elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves - 1815 ü 30/Jan – capitão Manuel de Jesus Pereira foi nomeado comandante da Cia. de Ordenanças da ermida de Campo Lindo; e ü instalada a vila de Jacuí . 1816 1816-1826 – Reinado de Dom João VI – após a Independência em 1822, D. João VI assumiu a qualidade e dignidade de imperador titular do Brasil de jure , abdicando simultaneamente dessa coroa para seu filho Dom Pedro I . ü Miguel Antônio Rates disse que pretendia se mudar para a paragem do Mandu . 1817 17/Dez – Antônio Dias de Gouveia deixou viúva Ana Teresa de Jesus . A família foi convocada por peritos para a divisão dos bens, feita e assinada na paragem da Ponte Falsa . 1818 ü Fazendeiros sul-mineiros requereram a licença para implementação da “ Estrada do Picu ”, atravessando a serra da Mantiqueira e encontrando-se com a que vinha da Província de São Paulo pelo vale do Paraíba em direção ao Rio de Janeiro, na alt

A organização do quilombo.

O quilombo funcionava de maneira organizada, suas leis eram severas e os atos mais sérios eram julgados na Aldeia de Sant’Anna pelos religiosos. O trabalho era repartido com igualdade entre os membros do quilombo, e de acordo com as qualidades de que eram dotados, “... os habitantes eram divididos e subdivididos em classes... assim havia os excursionistas ou exploradores; os negociantes, exportadores e importadores; os caçadores e magarefes; os campeiro s ou criadores; os que cuidavam dos engenhos, o fabrico do açúcar, aguardente, azeite, farinha; e os agricultores ou trabalhadores de roça propriamente ditos...” T odos deviam obediência irrestrita a Ambrósio. O casamento era geral e obrigatório na idade apropriada. A religião era a católica e os quilombolas, “...Todas as manhãs, ao romper o dia, os quilombolas iam rezar, na igreja da frente, a de perto do portão, por que a outra, como sendo a matriz, era destinada ás grandes festas, e ninguém podia sair para o trabalho antes de cump

A família do Pe. Manoel Francisco Maciel em Minas.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: Sete de Setembro em Carmo da Cachoeira em 1977. Imagem anterior: Uma antiga família de Carmo da Cachoeira.

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Cronológica 10 - Carmo da Cachoeira

Tabela 10 - de 1800 até o Reino Unido - 1815 - Elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves - 1815 ü 30/Jan – capitão Manuel de Jesus Pereira foi nomeado comandante da Cia. de Ordenanças da ermida de Campo Lindo; e ü instalada a vila de Jacuí . 1816 1816-1826 – Reinado de Dom João VI – após a Independência em 1822, D. João VI assumiu a qualidade e dignidade de imperador titular do Brasil de jure , abdicando simultaneamente dessa coroa para seu filho Dom Pedro I . ü Miguel Antônio Rates disse que pretendia se mudar para a paragem do Mandu . 1817 17/Dez – Antônio Dias de Gouveia deixou viúva Ana Teresa de Jesus . A família foi convocada por peritos para a divisão dos bens, feita e assinada na paragem da Ponte Falsa . 1818 ü Fazendeiros sul-mineiros requereram a licença para implementação da “ Estrada do Picu ”, atravessando a serra da Mantiqueira e encontrando-se com a que vinha da Província de São Paulo pelo vale do Paraíba em direção ao Rio de Janeiro, na alt

Carmo da Cachoeira — uma mistura de raças

Mulatos, negros africanos e criolos em finais do século XVII e meados do século XVIII Os idos anos de 1995 e o posterior 2008 nos presenteou com duas obras, resultadas de pesquisas históricas de autoria de Tarcísio José Martins : Quilombo do Campo Grande , a história de Minas, roubada do povo Quilombo do Campo Grande, a história de Minas que se devolve ao povo Na duas obras, vimo-nos inseridos como “Quilombo do Gondu com 80 casas” , e somos informados de que “não consta do mapa do capitão Antônio Francisco França a indicação (roteiro) de que este quilombo de Carmo da Cachoeira tenha sido atacado em 1760 ”.  A localização do referido quilombo, ou seja, à latitude 21° 27’ Sul e longitude 45° 23’ 25” Oeste era um espaço periférico. Diz o prof. Wanderley Ferreira de Rezende : “Sabemos que as terras localizadas mais ou menos a noroeste do DESERTO DOURADO e onde se encontra situado o município de Carmo da Cachoeira eram conhecidas pelo nome de DESERTO DESNUDO ”. No entanto, antecipando

Diácono Romário - Ordenação Presbiterial

 A Diocese de Januária, minha família e eu, Diácono Romário de Souza Lima temos a grata satisfação de convidar você e sua família para participarem da Solene Celebração Eucarística, na qual serei ordenado sacerdote pela imposição das mãos e Oração Consecratória do Exmo. Revmo. Dom José Moreira da Silva, bispo diocesano, para o serviço de Deus e do seu povo. Dia 18 de maio de 2022. às 19h, na Catedral Nossa Senhora das Dores em Januária - MG Primeiras Missas 19 de maio às 19hs na Catedral Nª Srª das Dores 20 de maio às 19hs na  Comunidade Santa Terezinha de Januária 21 de maio às 19hs na Comunidade Divino Espírito Santo em Januária Contatos: (38) 99986-6552 e martimdm1@gmail.com Reflexão: João 21, 15 - Disse Jesus a Pedro: "Apascenta meus Cordeiros" Texto de Gledes  D' Aparecida Reis Geovanini O cordeiro é o filhote da ovelha. É conhecido como dócil, manso, obediente. É o símbolo da obediência e submissão. Apascentar refere-se a alimentar, cuidar, proteger e orientar, fu

As três ilhoas de José Guimarães

Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai

Distrito do Palmital em Carmo da Cachoeira-MG.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. O importante Guia do Município de Carmo da Cachoeira , periódico de informações e instrumento de consulta de todos os cidadãos cachoeirenses, publicou um grupo de fotos onde mostra os principais pontos turísticos, culturais da cidade. Próxima imagem: O Porto dos Mendes de Nepomuceno e sua Capela. Imagem anterior: Prédio da Câmara Municipal de Varginha em 1920.

A origem do sobrenome da família Rattes

Fico inclinado a considerar duas possibilidades para a origem do sobrenome Rates ou Rattes : se toponímica, deriva da freguesia portuguesa de Rates, no concelho de Póvoa de Varzim; se antropomórfica, advém da palavra ratto (ou ratti , no plural), que em italiano e significa “rato”, designando agilidade e rapidez em heráldica. Parecendo certo que as referências mais remotas que se tem no Brasil apontam a Pedro de Rates Henequim e Manoel Antonio Rates . Na Europa antiga, de um modo geral, não existia o sobrenome (patronímico ou nome de família). Muitas pessoas eram conhecidas pelo seu nome associado à sua origem geográfica, seja o nome de sua cidade ou do seu feudo: Pedro de Rates, Juan de Toledo; Louis de Borgonha; John York, entre outros. No Brasil, imigrantes adotaram como patronímico o nome da região de origem. Por conta disso, concentrarei as pesquisas em Portugal, direção que me parece mais coerente com a história. Carmo da Cachoeira não é a única localidade cujo nome está vincul

Cemitério dos Escravos em Carmo da Cachoeira no Sul de Minas Gerais

Nosso passado quilombola Jorge Villela Não há como negar a origem quilombola do povoado do Gundú , nome primitivo do Sítio da Cachoeira dos Rates , atual município de Carmo da Cachoeira. O quilombo do Gundú aparece no mapa elaborado pelo Capitão Francisco França em 1760 , por ocasião da destruição do quilombo do Cascalho , na região de Paraguaçu . No mapa o povoado do Gundú está localizado nas proximidades do encontro do ribeirão do Carmo com o ribeirão do Salto , formadores do ribeirão Couro do Cervo , este também representado no mapa do Capitão França. Qual teria sido a origem do quilombo do Gundú? Quem teria sido seu chefe? Qual é o significado da expressão Gundú? Quando o quilombo teria sido destruído? Porque ele sobreviveu na forma de povoado com 80 casas? Para responder tais questões temos que recuar no tempo, reportando-nos a um documento mais antigo que o mapa do Capitão França. Trata-se de uma carta do Capitão Mor de Baependi, Thomé Rodrigues Nogueira do Ó , dirigida ao gove

A Paróquia Nª. Srª. do Carmo completa 155 anos.

O decreto de criação da Paróquia foi assinado pela Assembléia Legislativa Provincial no dia 3 de julho de 1857. Pela Lei nº 805 , a Capela foi elevada para Freguesia, pertencendo ao Município de Lavras do Funil e ficando suas atividades sob a responsabilidade dos Conselhos Paroquiais. O Primeiro prédio da Igreja foi construído em estilo barroco , em cujo altar celebraram 18 párocos . No ano de 1929, esse templo foi demolido, durante a administração do Cônego José Dias Machado . Padre Godinho , cachoeirense, nascido em 23 de janeiro de 1920, em sua obra " Todas as Montanhas são Azuis ", conta-nos: "Nasci em meio a montanhas e serras em uma aldeia que, ao tempo, levava o nome de arraial. (...) Nâo me sentia cidadão por não ser oriundo de cidade. A montanha é velha guardiã de mistérios. Os dias eram vazios de qualquer acontecimento." Ao se referir ao Templo físico dizia: "Minha mãe cuidava do jardim pensando em colher o melhor para os altares da Matriz

O livro da família Reis, coragem e trabalho.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: 24º Anuário Eclesiástico - Diocese da Campanha Imagem anterior: A fuga dos colonizadores da Capitania de S. Paulo

Simpósio Filosófico-Teológico em Mariana

Aproxima-se a conclusão das obras de restauração na Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, Igreja Mãe de nossa Arquidiocese. Trata-se de expressivo monumento religioso, histórico e artístico, tombado no âmbito federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A Arquidiocese de Mariana, a Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) e o Instituto Teológico São José (ITSJ) organizam este Simpósio com o objetivo de refletir sobre os trabalhos de restauro que em breve serão entregues à comunidade, bem como debater o significado deste templo, em relação aos aspectos teológicos e sua importância artística e arquitetônica em mais de três séculos de existência. Programação : de 25 à 27 DE MAIO DE 2022 25/05/2022 – Quarta-feira Local: Seminário Maior São José-Instituto de Teologia 19h - SAUDAÇÃO INICIAL - Côn. Nédson Pereira de Assis Pároco da Catedral - Mons. Celso Murilo Sousa Reis Reitor do Seminário de Mariana - Pe. José Carlos dos Santos Diretor da Faculdade Dom