José Roberto de Alencar Moreira1 contanos que a família Alencar, os Alencares no Brasil tem sua origem na colonização do interior da Bahia devido a expansão pecuária, que dava suporte às usinas de cana-de-açucar, e seguiu margeando os grandes rios. Garcia D'Avila foi iniciador deste grande movimento de penetração povoadora, mas este só atravessou o rio São Francisco (que também era conhecido por rio dos currais) após a capitulação dos holandeses em meados do século XVII. Na segunda metade do século XVII, exploradores vindos da Bahia a serviço da "Casa da Torre" dos "Garcia D'Avila", junto com os bandeirantes paulistas, começaram a devassa da região onde viviam os belicosos índios cariris. Esta região localiza-se nos limites do que hoje são o oeste de Pernambuco, oeste da Paraíba do sul do Ceará.
Lembrando que a "Casa da Torre" dos Garcia D'Avila tem ligação com São Pedro de Rates (Rattes). Na região de Minas Gerais, assinalados os seguintes pontos: Alfenas, Itajuba, Rio Preto, além de São Paulo e Rio de Janeiro2. Moreira nos esclarece: "Com a queda do preço da borracha a família Seixas de Alencar mudou-se em 1920 para Bragança (PA) e depois para Santa Bárbara (AM), onde José Pordeus de Alencar trabalhou como comerciante (...). Em 1924, a família estava em Itajubá (MG). Em 1925, Alfenas (MG)".
Projeto Partilha - Leonor Rizzi
Próxima matéria: As famílias Conceição e Rezende por Célio Elias.Artigo Anterior: O inventário de João Daniel de Carvalho de 1808.
2. Idem, p. 38.
Comentários