Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai
Comentários
Assina: José Geraldo Begname - Historiador, na Transcrição de um documento encomendado pelo Projeto Partilha. Trata-se de um registro para Ermida registrada no Livro de Provisões 1770-1771, fl.24v. custodiado pelo Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana, em nome de LUIS LOURENÇO CORREA.
Antes de se passar a referida Transcrição, um pouco de história:
O historiador e genealogista Paulo Costa Campos, em sua obra "Dicionário Histórico e Geográfico de Três Pontas", 2OO4, p.l08/l09, em se referindo aos POVOADORES, diz:
"A partir da segunda metade do Século XVIII, com a decadência da exploração aurífera, iniciou-se o povoamento da região entre a Serra das Três Pontas, Rios Grande, Sapucaí e Verde. Dentre os primeiros sesmeiros, destacamos, entre outros:
0l-AGO-l777 - Maria Teresa do Carmo, na paragem do Ribeirão das Três Pontes, do outro lado do rio Grande;
22-AGO-l777 - João da Mota Coelho, no Ribeirão das Três Pontes;
30-JAN-1764 - Luiz Corrêa Lourenço (Luis Correa Lourenço) (...);
17-DEZ-1768 - João da Sylva Teixeira (Silva), entre as sesmarias de ALEXANDRE S. SOBRA e a de Luiz Correa Lourenço;
17-FEV-1770 - Manoel Ferreira Guimarães, nas DUAS BARRAS, confrontando com Luiz Corrêa Lourenço.
Agora, a referida Transcrição feita pelo pesquisador e historiador, em Mariana, Minas Gerais - JOSÉ GERALDO BEGNAME:
Livro de Provisões 1770-1771, fl.24 v., cujo teor é o seguinte:
(fl.24v) "(à margem esquerda Ermida). Em 23 do dito (mês de março de 1770 se registrou hua Provisam para Ermida do theor seguinte./ Vicente Gongalvez Jorge de Almeida Conego Prebendado na Santa Igreja Cathedral/ de Mariana nela, e em todo este Bispado Vigário Capitular pelo Ilustríssimo e Reverendíssimo Cabido/ sede vacante etc. Atendendo aos que por sua petiçam retro nos enviou a di-/zer LUIS CORREA LOURENÇO, desta Vila de São João de El Rey havemos por bem/ conceder-lhe licença pela prezente nossa provisam para poder eregir em sua fazenda do / certão das TRÊS PONTES, freguesia de Santa Anna das Lavras, hua Ermida com a invocação de SANTO ANTONIO que sera edificada com formalidade de capella, tendo, tendo porta/ franca para a rua sendo totalmente separada de cazas de vivenda, livre de comunicaçoens profanas, e usos domesticos, com seu Altar proporcionado, para nelle se/ poder decentemente celebrar o Santo Sacrifício da Missa tendo Pedra de Arasa-/grada de sufuciente grandeza, todos os paramentos necessarios e ornamentos das cores/de que uza a Igreja e determinão os cerimoniaes. E depois de assim edificada a dita/ ermida, o seu Reverendo Paroco a vizitara, e achando-a perfeitamente acabada, e decente/ mente paramentada, a aprovorá por hum termo feito nas costas desta pelo qual se / obrigue taobem o dito LUIS CORREA LOURENÇO a asestir com todo o guizamento necessario/ para a celebração dos Santos Sacrifícios, em firmeza do que assinará com o Reverendo Paroco ao pe dele. Depois de tudo concedemos licença para que por / tempo de 3 anos se possa nella celebrar o Santo Sacrifício da Missa, sem pre / juizo porem dos Direitos Parochiaes, e da Fabrica da Matriz findos os / que ficara esta de nenhum vigor, e sera registrada aonde pertencer. Dada nesta Cidade de Mariana sob nosso sinal, e sello da Meza Captular aos 23 de Março/de 1770. E eu João Soares de Araujo Presbitero Secular, escrivam da Camara/ Ecleziastica a escrevi - Chancela 2$400". Nada mais continha o referido registro de Provisão. JOSÉ GERALDO BEGNAME. Historiador. Mariana, 27 de abril de 2006.
Como já temos estudado em outros artigos de carmodacachoeira.blogspot.com , o "Certão das Três Pontes", citado no documento eclesiástico acima, e presente, também, na Carta Sertanista de 1793, onde estava situada as referidas "TRÊS PONTES", em um caminho que, a partir de Carrancas, dava acesso as terras por nós estudadas. Possivelmente, foi atravessando este "CERTÃO DAS TRÊS PONTES", junto ao Ribeirão Parapetinga, que OS "FERREIRA AVELINO", ancestrais do Neca - Manoel Ferreira Dias, chegaram até a Cachoeira dos Rates, via Encruzilhada.
Segundo as sesmarias arroladas pelo historiador e genealogista Paulo Costa Campos, há uma confrontante de Manoel Ferreira Guimarães das DUAS BARRAS.
Wanderley Ferreira de Rezende, em sua obra, "Carmo da Cachoeira - Origem e Desenvolvimento". Ano - 1975, coloca o seguinte. baseado numa relação datada de :
"DUAS BARRAS - João Ferreira Guimarães, José Ferreira da Silva, Joaquim Ferreira da Silva, Francisco Joaquim de Souza, João José de Carvalho, etc.".
Madalena Francisca era irmã, entre outros, de José da Silva Teixeira, filho de Simão da Silva Teixeira (nasc. 1712) e de Caetana Francisca de Jesus (nasc. em 1725). Pessoal procedente de São Miguel do Cajuru. José da Silva Teixeira, era afilhado de Diogo Garcia de da Ilhoa Júlia Maria da Caridade. Ele recebeu uma Sesmaria, em 1768, no CÓRREGO PINHEIROS, Lavras, entre as terras das Sesmarias de ALEXANDRE DE SOUZA SOBRAL e de LUÍS CORREA LOURENÇO.
Pesquisador - José Geraldo Begname, historiador, professor e pesquisador:
Assunto - Ermida
Localidade - LUIS CORREA LOURENÇO.
Referência - Livr. de Provisão 1777-1778, fl.32;
Assunto - Ermida
Localidade - Luís Correa Lourenço.
Referência - Livr. de Provisão 1779-1780, Tomo I, fl.19v.
Assunto - Ermida
Localidade - Sertão das Três Pontes, Luís Correa Lourenço. Invocação de Santo Antonio. Freguesia Lavras do Funil, Liv. de Provisão 1770-1771, fl. 24v.