Padre José Procópio Júnior em Carmo da Cachoeira

Imagem
Paróquia Nossa Senhora do Carmo sob nova guiança Editorial Sai Pe. Daniel Menezes, e assume como administrador paroquial da acolhedora cidade de Carmo da Cachoeira, em fevereiro de 2019, o Pe. José  Procópio Júnior.
"Não cabe à pedra escolher o lugar que deve ocupar no edifício. Assim também não cabe à nós criaturas ditar ao Criador o que deve acontecer em nossa vida, pois Deus é quem sabe e dispõe com sabedoria própria." − Dom Servílio Conti, IMC Como página que observa os acontecimentos neste pedaço de chão mineiro, limitado por montanhas e que, segundo o cachoeirense Padre Godinho, “todas são azuis”, registramos o remanejamento ocorrido entre padres ligados a Diocese da Campanha no ano de 2019. Entre as mudanças encontra-se a Paróquia Nossa Senhora do Carmo/Carmo da Cachoeira – MG.

Sai nosso querido Padre Daniel Menezes. Por ele continuamos a rezar e o devolvemos, entre lágrimas e a esperança de um dia tê-lo entre nós. Somos eternamente gratos e devedores. Entra, aureola…

Os questionamentos de Abilon Naves.

de: Abilon Naves

Para nossa surpresa, agregamos mais uma ligação de parentesco, desta feita com o Capitão Augusto Ribeiro Naves (ou José Augusto Naves) cc/ dona Olímpia Generosa dos Reis. Ressalto que em nossos registros constava, até então, somente Manoel Antônio Naves cc/ Izaura Resende Naves, como único filho de João Antônio Naves e de Ignácia Constança de Resende.

Outrossim, conforme muito bem explanado, Manuel Antonio Rates foi casado na Família Moraes. E, quando diz que “a ligação que temos hoje da Família Moraes, é através da mãe de José Joaquim Gomes Branquinho, da Fazenda B.oa Vista, Distrito de Lavras do Funil”, creio referir-se a Ângela Ribeira de Moraes (falecida em 09-06-1763) cc/ José Gomes Branquinho.

Seguindo em linha descendente direta de Ângela e José, temos as bisnetas e irmãs Jacinta Leopoldina de Resende e Inácia (ou Ignácia) Constança de Resende, que foram casadas com os irmãos Theodoro Antônio Naves e João Antônio Naves, respectivamente.

Theodoro e João, filhos de Manoel Antônio Naves_8 cc/ Anna Rosa Sampaio da Silva; nascidos em Bom Sucesso–MG, em 1806 e em 1804, respectivamente.

Manoel, 8º filho de João Naves Damasceno cc/ Anna Vittoria de São Thomé, falecidos em 30-05-1831 (1. Local: Arraial do Bom Sucesso Termo da Vila de São José Minas e Comarca do Rio das Mortes; Inventário: Caixa 563, do Arquivo do Museu Regional de São João Del-Rei; 2. Local: Fazenda da Babilônia Freguesia do Bom Sucesso Termo da Vila de São José Minas e Comarca do Rio das Mortes; Inventário: Caixa 239, do Arquivo do Museu Regional de São João Del-Rei.) e em 19-05-1841, respectivamente.

As perguntas que ficam:

- Quem foram João Naves Damasceno e Anna Vittoria de São Thomé ?

– Qual a relação destes com João de Almeida Naves, de Parnayba (Santana de Parnaíba-SP).

Agradeceremos imensamente caso tenha algum complemento, observação ou retificação a fazer.

Fraternalmente.
Abilon Naves

Comentários

Anônimo disse…
Abilon.

Profunda e eterna gratidão pelo seu envolvimento e participação.
Continue sempre, eternamente conosco.
Luz e harmonia a todos, inclusive aos nossos antepassados.
Anônimo disse…
Olá pessoal;
Só pra sintonizar Dona Olimpia Generosa dos Reis em nossa Carmo da Cachoeira : ela era irmã do Capitão Francisco de Assis Reis - pai de Lourival de Campos Reis meu avô materno. Olimpia era filha do Alferes Manuel dos Reis e Silva e Ana Genarosa de Souza Meireles, era também neta do Capitão Manoeldos Reis e Silva e Dona Mariana Vilela do Espírito Santo (neta de Julia Ma.da Caridade - 3 Ilhoas) .
Abraço fraterno !
Abilon Naves disse…
Insisto nos agradecimentos, sobretudo pelas informações novamente agregadas.
Fraternalmente.
Unknown disse…
Que legal !Sou casada com um Naves estou amando saber essa história
Unknown disse…
Que legal !Sou casada com um Naves estou amando saber essa história

Postagens mais visitadas deste blog

Antiga foto da fazenda da Serra de Carmo da Cachoeira.