Padre José Procópio Júnior em Carmo da Cachoeira

Imagem
Paróquia Nossa Senhora do Carmo sob nova guiança Editorial Sai Pe. Daniel Menezes, e assume como administrador paroquial da acolhedora cidade de Carmo da Cachoeira, em fevereiro de 2019, o Pe. José  Procópio Júnior.
"Não cabe à pedra escolher o lugar que deve ocupar no edifício. Assim também não cabe à nós criaturas ditar ao Criador o que deve acontecer em nossa vida, pois Deus é quem sabe e dispõe com sabedoria própria." − Dom Servílio Conti, IMC Como página que observa os acontecimentos neste pedaço de chão mineiro, limitado por montanhas e que, segundo o cachoeirense Padre Godinho, “todas são azuis”, registramos o remanejamento ocorrido entre padres ligados a Diocese da Campanha no ano de 2019. Entre as mudanças encontra-se a Paróquia Nossa Senhora do Carmo/Carmo da Cachoeira – MG.

Sai nosso querido Padre Daniel Menezes. Por ele continuamos a rezar e o devolvemos, entre lágrimas e a esperança de um dia tê-lo entre nós. Somos eternamente gratos e devedores. Entra, aureola…

Manoel dos Reis Silva por Ary Florenzano.

O Projeto Partilha encontrou anotações transcritas a partir de dados fornecidos pelo genealogista Ary Florenzano e referentes a Manoel dos Reis Silva1. Num dos comentários da página de ontem estudamos que, Gabriel dos Reis e Silva foi o inventariante do pai.2

As anotações encontradas traz os seguintes dados:Filhos do capitão-mór Manuel dos Reis e Silva (filho de Domingos dos Reis Silva - de Portugal - c.c. Andreza Dias de Carvalho, da Borda do Campo).

1. Mariana Felisbina dos Reis - bat. a 18-10-1796 - casada em Lavras com Antonio Pereira de Gouvêa.
2.cap. José dos Reis e Silva - bat. 11.03.1798 - casado com Mariana Teodora de Figueiredo, sendo esta filha de João Rodrigues de Figueiredo e de Maria Vilela do Espírito Santo, e esta filha de Domingos Vilela c.c. Maria do Espírito Santo.
3. cap. Domingos Marcelino dos Reis - c.c. Felícia Constança de Figueiredo - Filha do cap. Diogo Garcia da Cruz.
4. Cap. Rafael dos Reis e Silva - nasc. em 1800 - c.c. Maria Francelina de Resende, sendo esta filha de Joaquim Fernandes Ribeiro de Rezende e Jacinta Ponciana Branquinho.
5. Joaquim Villela dos Reis - nasc. 1802 - c. c. Ana Jacinta de Figueiredo, sendo esta filha de José Alves de Figueiredo.
6. alferes Manuel dos Reis e Silva (II) - nascido em 1803 - casado duas vezes: a primeira com dona Clara Maria de Jesus e em segundas núpcias com dona Ana Generosa Meireles (Meirelles).
7. Antonio dos Reis e Silva - n. em 1808 - c.c. Maria Cândida dos Reis Branquinho, sendo esta filha de João Damasceno Branquinho e Joaquina Antonia da Silva Resende.
8. Francisco dos Reis e Silva - n. em 1810 -c.c. Josefina Vitalina de Resende.
9. Gabriel dos Reis e Silva - n. em 1810 - c.c. Basiliça Cândida Branquinho, sendo esta filha de Luiz Gonzaga Branquinho (morava na fazenda da Anta) e de Ana de Souza Meireles (Meirelles).
10. Maria Cristina dos Reis - c.c. João Bernardes Pinto.
11. Ana Purcina dos Reis - c.c. Bernardo José Pinto.
12. João Cândido dos Reis - c.c. Maria Constança dos Reis, filha de Domingos Marcelino dos Reis.
13. Jacinta Carolina dos Reis - c.c. Joaquim Garcia de Figueiredo, bat. a 20.07.1803.

Faleceu na fazenda do Jaborandí no Estado de São Paulo, ua fazenda tinha 9.000 alqueires de terra.

Projeto Partilha - Leonor Rizzi

Próxima matéria: Antônio Bonifácio Maciel o cartorário cachoeirense.
Artigo Anterior: Dona Maria Teresa de Jesus, madrinha de Anna Francisca do Valle.

1. Casado na cidade de Ayuruoca com dona Mariana Vilela do Espírito Santo, nascida em Serranos.
2. Cartório de primeiro e segundo Ofícios - Lavras - 05/07/1865.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antiga foto da fazenda da Serra de Carmo da Cachoeira.