O Cenáculo é um movimento Mariano coordenado, em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, por Salete. Os fiéis católicos cachoeirenses já conhecem o desempenho desta irmã que, durante anos a fio dedica-se as causas da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo. Sempre que inicia seu trabalho o oferta ao Criador, para honra e glória de seu nome e de sua Santa Igreja. Apela pela proteção do Espírito Santo e de Nossa Senhora durante o período em que o grupo reza o terço. Devotos sob sua coordenação reúne-se no Santuário Mãe Rainha, na Comunidade Paroquial São Pedro de Rates, às sextas-feiras, 19 horas. Imitando os discípulos que se reuniram com Maria, Mãe de Jesus no Cenáculo de Jerusalém, a Paróquia, através de seu Pároco, Pe. André Luiz da Cruz, convida a todos para participarem deste momento de oração e recolhimento.
O local do encontro já é identificado pelos fiéis católicos cachoeirenses como sendo um espaço e encontro de orações, sob a proteção da Mãe, Nossa Senhora. Fica na Rua Francisco de Assis Reis, esquina com Rua Domingos Ribeiro de Rezende. Será Maria, Mãe de Jesus, conforme a fé nos indica, que irá, a partir da identificação dos propósitos presentes em cada coração orante, a levar até Jesus Cristo, o fruto colhido destes encontros. Os fiéis frequentadores do Santuário conhecem pela sua vivência grupal a postura e o caminho a seguir - sempre imitando o de Maria. Os caminhantes, em sua trajetória e busca dos valores espirituais procuram manter um coração puro e fraterno, que lhes irá permitir ver a humanidade como Maria viu, sentiu e amou, portanto, mais pacífica, justa, solidária e participante.
Compareça.
Maria o aguarda e o abençoa, agora e sempre.
Santuário Mãe Rainha de Carmo da Cachoeira
Comunidade São Pedro de Rates
Veja como chegar ao Santuário Mãe Rainha.
Projeto Partilha - Leonor Rizzi
Próximo Texto: Missa do Quilombo do Gondu em Minas Gerais.
Texto Anterior: Sermão do Encontro em Carmo da Cachoeira.
Comentários
* quartas-feiras às 18h00, coordenado por seus GUARDIÕES;
* sextas-feiras às 19h00, Terço no Cenáculo, coordenado por Salete.
Estes encontros tem uma caracteristica muito especial. Eles são realizados como doação aos níveis imateriais da Vida, portanto, A DEUS e, assim sendo, poderá ser visto como um SERVIÇO FRATERNO realizado pelo POVO DE DEUS. Certamente irá refletir, de forma indiscriminada a Luz, a PAZ e a Harmonia Crística.
Tais como soldados de um reino pacífico, os servidores não-violentos devem aceitar o desafio lançado por seu MESTRE JESUS CRISTO e entrarem em oração, oração contínua. Em Jo 3, 18-36,
MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO.
Amor, Amor
Quando o mar
quando o mar tem mais segredo
Não é quando ele se agita
Nem é quando é tempestade
Nem é quando é ventania
Quando o mar tem mais segredo
É quando é calmaria
Quando o amor
Quando o amor tem mais perigo
Não é quando ele se arrisca
Nem é quando ele se ausenta
Nem quando eu me desespero
O amor tem mais perigo
É quando ele é sincero
Cf.: Formas irracionais de pensar: o pensamento místico. Franz Josef Brüseke, professor do Departamento de Ciências Sociais da UFSC e autor de vários livros.
www.pos.ufsc.br/
A Mística Cristã organiza a luta da pessoa consigo mesma. Esta busca, quando empreendida com seriedade e determinação, deverá
conduzir o fiel ao infinito imanifestado - Deus em seu interior.
Na fé, cremos em Jesus Cristo como sendo a fonte onde se concentra a verdadeira síntese - Humano e Divino. Neste Cadinho Divino, ao qual chamamos de Jesus Cristo, a Energia flui para o Planeta Terra. Nossa mente logo elabora perguntas, e sobre o assunto ela questiona: em que momento se deu esta síntese? Algumas respostas ocorrem, muitas vezes, em momentos de quietude, silêncio e oração, outras vezes um sermão traz embutida a resposta. A Síntese Divina ocorreu na Encarnação de Cristo em Jesus, através de seu Batismo. A parte material fica com Maria que, em obediência tornou-se o VASO SAGRADO que recebeu o aspecto DIVINO DA CRIAÇÃO. O Divino, no corpo material de MARIA que carregou durante nove meses em seu ventre, Jesus. Portanto, Jesus, filho de Maria e ao mesmo tempo FILHO DO ETERNO DEUS - NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
Jesus, que por sua paixão e morte na cruz, ressuscitado-se ao terceiro dia foi glorificado e, pelo ato de doação à humanidade terrena, impulsionou a elevação do Planeta tocando pelo seu ato o âmago do PAI, o Criador que concede aos seus habitantes o poder de ser considerado filhos de DEUS.
O Coração simboliza a porta. Convictos das verdades contidas nas Sagradas Escrituras, ousamos repetir as palavras de Cristo presentes em seus ensinamentos: "... porque se eu não for, não virá a vós o CONSOLADOR, mas se for, enviar-vo-lo-ei" (Jo, 16,7) e, em Romanos, 5,5) "... a caridade de Deus está derramada em vossos corações, pelo Espírito Santo que nos foi dado." É este ESPÍRITO, o ESPÍRITO SANTO, maternal, compreensivo, dedicado, generoso, desprendido, pronto para servir e para o serviço, chamado de CONSOLADOR que habita hoje em nossos corações, conforme nos foi prometido. Ao Consolador enviado pelo PAI em nome de Jesus Cristo, foi atribuída a distribuição dos dons. Em Jo, 14,26: "Mas, o Consolador, que é o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." Em Pentecostes, com Maria e os Apóstolos reunidos, esta Revelação. A eles coube a tarefa de propagar os Ensinamentos na Terra. Hoje a humanidade não tem do que queixar-se. Em todo o globo terrestre existem meios para que se difundam o conhecimento da Palavra de Deus e as mensagens deixadas por JESUS CRISTO.
Lê-se em Salmos, 103,30:
Enviarás o Teu Espírito, e tudo será criado.
E Renovareis a Face da Terra.
A Comunidade São Pedro de Rates, Carmo da Cachoeira Minas Gerais oferta-se para servir e serve orando. Abre o espaço de seu "Santuário" para a comunidade e para receber grupos de oração.
Que seja feita a Vossa Vontade Pai, assim na Terra como no Céu.