Não só o Distrito do Palmital do Cervo, mas toda área mostrada em nossos estudos, foi espaço de imenso sertão. Espaço Sagrado e abençoado pelo Criador, onde conseguiram se abrigar e viver nossos irmãos excluídos no antigo sistema colonial - negros, índios e muitos brancos que, Irmanados na fé de que tudo passa, lutavam pela sobrevivência e tentavam fugir às perseguições sofridas.
O Capitão José Joaquim de Moraes, nascido e Pitangui, Minas Gerais é um descendente de paulistas, valorosos bandeirantes que, após 1716 avançaram de Pitangui, rumo ao sertão pertencente a Capitania de São Paulo, mais especificamente, na Bacia do Rio Grande, colocando-se junto aos rios Verde, Sapucaí, Ingaí, Capivari, espaços dominados por quilombolas.
A presença dos capitães José Joaquim e Francisco Soares de Figueiredo é referendado no Brasão do Município de Cambuí, Minas Gerais.
Distrito do Palmital - Foto: Evando Pazini - Arte: TS Bovaris
Próxima imagem: Distrito em Carmo da Cachoeira.
Imagem anterior: Personagens da Congada cachoeirense.
Comentários
Cf.: DIGMAP - Discovering our Past World With Digitised Maps - Windows Internet Explorer. Title: Cartografia das Minas Gerais: da Capitania à província - século XVIII e XIX.
Creator : Costa, António Gilberto.
Renger, Friedrich Ewald.
Furtado, Júnia Ferreira.
Santos, Márcia Maria Duarte dos
Publisher: Editora UFMG - Belo Horizonte.
Description - Monografia
Subject - 528.93 (084.4) por 912 "18/19" por Monografia.
Obra editada com pasta, em cartão, que inclui: o volume de texto acondicionado em saqueta de papel colada no interior da pasta e, 29 folhas soltas, com a reprodução fotográfica de 31 mapas, acondicionadas na pasta:
Mapas da Capitania: 1. "Mappa de toda extenção da campanha da princeza, FEIXADA pelo Rio Grande, e pelos registros, que limitão a Capitania de Minas".
Mapas regionais: 1. "Mapa das Minas de Ouro e São Paulo e Costa do Mar que lhe pertence".
O termo FEIXADA parece-nos estranho nos dias atuais, no entanto, é encontrado em documentos oficiais da época. Veja, por exemplo e confira em
camaracastro.pr.gov.br/atas/1819.pdf Windows Internet Explorer
Vereança de 30 de junho de 1819
"Aos trinta dias do mês de junho de mil oitocentos e dezanove annos, nesta Villa de Santa Ana de Castro Comarca de Paranaguá e Coritiba em as cazas da camera e pasos do conselho dela para onde forão vindos o Juiz Prezidente Bento da Rocha Carvalhais (...) despachou ce dous requerimentos de negociantes da villa e mais hum dito para carta de data de choens comcedidos na mesma villa, fez correição geral correndo as ruas pellas portas das cazas de negócios que nellas há oficiais de ofícios, e achou ce entre elles Joze Lopes da Silva (José) oficial de ferreiro com a porta FEIXADA (...) Ignácio Jozé da Silva (José) com sua caza de venda FEIXADA na ocazião da correição (...). Eu João Pereira de Oliveira Escrivão ajudante que o escrevi."
O Distrito do Palmital do Cervo, cujo sino pertenceu a Fazenda da Barra de São Domingos eram fazendas bem próximas no século XVIII. Manoel Antônio Rates era morador em seu Sítio, na época situado no Ribeirão do Carmo da CACHOEIRA DOS "DE RATES" e no espaço compreendido entre os Rios Verde/ Ingaí/ Grande, mais abaixo o Sapucaí (Sapucahy)e Campanha da Princisa. A oeste a Serra das Três Pontas. Ao norte a Paragem das Três Pontes. A jurisdição era de São João del Rei.