Os Teixeiras e Reis de Carmo da Cachoeira.

Maria Emília Teixeira era irmã de Ana Alexandrina Teixeira que foi casada com Antônio Procópio Vilela, filho de Ana Carolina dos Reis e de Joaquim Manoel Vilela e neto de Maria Cristina dos Reis (I). Maria Cristina dos Reis era irmã de Rafael dos Reis Silva, nascido na Fazenda do Couro do Cervo, em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais. A Fazenda Couro do Cervo era vizinha do Sítio Cachoeira de Manoel Antônio Rates (Rattes/Rati/Raty). Maria Cristina era irmã, também, de Mariana Felisbina dos Reis (Maria), nascida em 1796 e casada com Antônio Pereira de Gouvêa (I), na Ermida de São Domingos da Barra. Ele filho de José Pereira da Silva e de Ana Teresa de Gouvêa¹. Maria Cristina era irmã de Antônio dos Reis Silva(II),da Fazenda Morro Grande, vizinha da Fazenda Couro do Cervo e bem próxima do Sítio Cachoeira situado no Ribeirão do Carmo na Cachoeira dos Rates ("De Rates") . Antônio foi casado com sua prima Maria Cândida, bisneta de Ângela Ribeiro de Moraes (Moraes Ribeira, Moraes Ribeiro). Maria Cristina era irmã de José dos Reis Silva, nascido em Carmo da Cachoeira, casado com Mariana, filha de João Rodrigues Figueiredo e Felícia Cândida. Maria Cristina era irmã de Domingos Marcelino dos Reis, Fazenda da Serra, Município de Carmo da Cachoeira. Irmã de Manuel dos Reis e Silva, eleitor em Boa Vista de Lavras em 1847, com 43 anos, casado em primeiras núpcias com Clara Maria de Jesus².

Quem foi Clara Maria de Jesus???
Quem??? Quem??? Quem???

Maria Cristina era irmã de Ana Purcina dos Reis (Porcina) , nascida em Lavras e casada com Bernardo José Pinto. Irmã de Francisco dos Reis Silva, nascido em 1810 e casado com Josefa Vitalina de Rezende, filha de José de Souza Meireles e Ana Paulina de Rezende. Maria Cristina casou-se na Capela de São Domingos da Barra com João Bernardes Pinto (Fazenda Bom Jardim das Flores), filho de Bernardo José Pinto e Ana Teresa de Jesus (Theresa ou Tereza), irmã de Vicência, casada com Bento Manoel do Nascimento e tia de Inocêncio, filha de Antônio Pinto e Maria Antonia³.

Maria Emília Teixeira, da Fazenda Saquarema e Ana Alexandrina eram filhas de Manoel Antônio Teixeira e Maria Vitória de Carvalho.

Projeto Partilha - Leonor Rizzi

1. Reis, José Ovídio, Genealogia Família Reis, Domingos dos Reis Silva, O Patriarca, Gráfica Bom Pastor, Varginha-MG, p. 77
2. idem, p. 151.
3. Projeto Compartilhar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.