Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai
A história e a cultura da cidade de Carmo da Cachoeira neste trabalho realizado sob os auspícios de Nossa Senhora do Carmo.
Comentários
SANT´ANA DO CAPIVARI - (Sant´Ana). Capivari - rio das capivaras, era uma das trilhas comuns dos bandeirantes paulistas. O topônimo já era conhecido desde 1598, mas se povoou a localidade por volta de 1733. a primeira capela tem a data de 23 de maio de 1752. Criada Paróquia pela lei n.138, de 3 de abril de 1839, restaurada a 5 de abril de 1884.
BAEPENDI - (Santa Maria). Dentre as muitas significações do topônimo tupi, parece ser a mais justa: "sítio localizado perto de um trilho", e bem próximo passava a "trilha" dos bandeirantes. Data de 1680 a povoação, que teve sua primeira capela dedicada a Nossa Senhora de Monserrat. Paróquia de instituição episcopal de 1723 e de natureza colativa pelo alvará de 2 de agosto de 1752. Com o Ginásio Santo Inácio e a Santa Casa de Misericórdia.
CAXAMBU - (Nossa Senhora dos Remédios). Dos muitos significados do topônimo afro, abonamos este: "tambor de música", certamente relativo ao morro próximo. Os que vêem no topônimo a possibilidade de elementos tupis, apresentam o significado: "ferver em torvelinho", como que lembrando a existência das águas minerais. O nome Caxambu já era conhecido em 1711, mas a povoação teve a sua origem em uma fazenda de Estácio da Silva, em 1747. Capela provisionada a 8 de junho de 1748, foi criada paróquia pela lei min. n.2.157, de 16 de novembro de 1875, e reconhecida, bem posteriormente, pelo Bispado. Com o Ginásio Caxambu, a Escola Normal Santa Teresinha, a Casa de Caridade São Vicente de Paulo, o Dispensário Virgo Potens, o Patronato Wenceslau Brás e a Maternidade.
(continua)
No primeiro comentário foram citadas as seguintes Paróquias: Sant´Ana do Capivari; Baependi e Caxambu. Seguem, neste:
AIURUOCA - (Nossa Senhora da Conceição). O topônimo é de origem tupi e significa "paradeiro dos papagaios ajurus,ou pedra do papagaio", em alusão a um pico próximo, de 2.293 metros de altitude e onde se aninhavam essas aves. Foi fundada pelo bandeirante João de Siqueira Afonso, em 1706: É a paróquia de instituição canônica do ano de 1718 e colativa pelo alvará régio de 16 de janeiro de 1752. Com a Escola Normal Santa Edvirges e o Hospital São Vicente de Paulo.
CARRANCAS - (nossa Senhora da Conceição). Deve seu nome a uma serra vizinha, que aparenta uma carranca. Fundada pelos bandeirantes, em 1720, com o nome de Nossa Senhora da Conceição do Rio Grande, foi capela provisionada em 1727, Paróquia de instituição canônica de 1749, fio declarada colativa a 16 de janeiro de 1752 e restaurada pela resolução régia de 9 de julho de 1814, erecta a 13 de outubro do dito ano.
SERRANOS - (Nossa Senhora do Bom Sucesso). Seus primeiros habitantes eram naturais do Serro do Frio, dando o nome. Capela erecta a 29 de julho de 1725, foi reorganizada a 28 de fevereiro de 1753. Criada Paróquia pela lei min. m,184, de 3 de abril de 1840.
LAVRAS - (Sant´Ana). O topônimo ( outrora Lavras do Funil) revela a existência de sulcos deixados pelos exploradores. quando da extração do ouro. Fundada em 1729, teve sua primeira capela a 18 de setembro de 1752. Foi sede da Paróquia de Carrancas, em 1768. Criada Paróquia pelo alvará ´régio de 19 de junho de 1813. Com um Seminário dos Padres do S. C. J., o Colégio Nossa Senhora Aparecida, a Escola Normal Nossa Senhora de Lourdes e a Santa Casa Nossa Senhora de Lourdes.
(CONTINUA)