Mata virgem na fazenda Caxambu, Minas.

Ajude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço "comentários" para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região.

Próxima imagem: Antigo Cruzeiro e muro de pedras do Caxambu
Imagem anterior: Detalhe da mata na fazenda Caxambu, Minas.

Comentários

projeto partilha disse…
Uma genealogia de gente vizinha da gente: Família Pereira do Lago.
Cf. Site: Família Pereira do Lago - página - tronco) - Windows Internet Explorer.
Diogo Garcia, casado com uma das três Ilhoas, é sogro de Miguel Lopes da Silva, nascido por volta de 1710, filho de Maria Pereira do Lago e Francisco Lopes. Viveram, inicialmente nas regiões de Carrancas e Lavras do Funil.

www.geocities.com/RainForest/9468.
projeto partilha disse…
Veja no site - Descendentes de - pafg 01.htm - Gerado por Personal Ancestral File - Windows Internet Explorer, a descendência de MANOEL GOMES BRANQUINHO, açoriano falecido em 1706.
Manoel Gomes Branquinho foi casado, com a também açoriana FRANCISCA DA ASSUNÇÃO, falecida em 1666. Manoel e Francisca foram pais de JOSÉ GOMES BRANQUINHO (I), casado com ÂNGELA RIBEIRO DE MORAES, filha do capitão André do Vale Ribeiro e Teresa de Moraes. Ângela e José Gomes Branquinho foram pais de JOSÉ JOAQUIM GOMES BRANQUINHO (I).
Viúvo, José Gomes Branquinho, o marido de Ângela de Moraes Ribeiro (casou-se?) com Maria do Espírito Santo. Eles tiveram, ANTONIO GOMES BRANQUINHO, meio irmão por parte de pai, de JOSÉ JOAQUIM GOMES BRANQUINHO, filho de Ângela de Moraes Ribeiro (Morais/Ribeira), proprietário da Fazenda Boa Vista, sede do Distrito do Carmo da Boa Vista. Lavras do Funil. Comarca do Rio das Mortes.
Este meio irmão de JOSÉ JOAQUIM GOMES BRANQUINHO, nasceu em Lavras, Minas Gerais e casou-se com a carioca Tereza Maria da Pousada, filha de Francisco Xavier Pousada.
ANTONIO GOMES BRANQUINHO, meio irmão de José Joaquim Gomes Branquinho da Boa Vista, teve um segundo casamento com Isabel Maria do Desterro e foram pais de:

- Leonardo Branquinho, batizado em São João Del Rei em 1779;

- Custódia Branquinho, batizada em 1788 na Capela Santanna do Jacaré, Minas Gerais.

O meio irmão de ANTONIO GOMES BRANQUINHO, o proprietário da Fazenda BOA VISTA, situada no Distrito do Carmo da Boa Vista (primeira referência administrativa de CARMO DA CACHOEIRA, Minas Gerais), foi pai do capitão JOÃO DAMASCENO GOMES BRANQUINHO, nascido em 1779, quando MANOEL ANTÔNIO RATES (Rattes/Raty/Rati) morava no SÍTIO CACHOEIRA, no RIBEIRÃO DO CARMO, situado nas proximidades da FAZENDA BOA VISTA. João Damasceno foi casado com JOAQUINA ANTONIA DA SILVA, filha de Elias Antonio da Silva Rezende (I) e Ana de Jesus de Góes e Lara.
João Damasceno era irmão de Jacinta Ponciana Branquinho, DA FAZENDA DAS ABELHAS, casada com o capitão SEVERINO RIBEIRO DE REZENDE, filho de Severino Ribeiro e Josepha Maria de Jesus Rezende.

Cf. www.branquinho.org.br/
projeto partilha disse…
Foto feita por Evando Pazini.
projeto partilha disse…
Uma partilha que visa divulgar uma apelo. Trata-se da genealogia da Família Souza Lima, que nos interessa particularmente. Cf. no site: Família Souza Lima - Geral - Windows Internet Explorer
jmario.lima.sites.uol.br/HistoriaGeral.html
No referido site o pedido está assim manifestados:

Aos leitores, fica o apelo: qualquer informação (fotos, certidões, inventários ou histórias) será de extrema importância para esclarecermos um enigma que buscamos resolver, quanto aos ancestrais de Ignácio de Souza Lima, casado por volta de 1875 com Ignácia Gabriella Junqueira.
Veja o referido site o endereço para correspondência. Fica aí a multiplicação da informação. Gratidão pela oportunidade.
Corrigindo...

A açoriana FRANCISCA DA ASSUNÇÃO faleceu em 16.06.1706 e não 1666.

JOSÉ GOMES BRANQUINHO faleceu antes da sua esposa ÂNGELA RIBEIRO DE MORAES (Ele por volta de 1746 e ela em 1763).

ANTONIO GOMES BRANQUINHO, filho do JOSÉ GOMES BRANQUINHO com MARIA DO ESPÍRITO SANTO nasceu por volta de 1730, provavelmente antes do casamento do JOSÉ GOMES com a ÂNGELA, ocorrido em 02.02.1733.

Adolfo Silva Branquinho
E-mail:
asbranquinho@yahoo.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.

Palanques e trincheiras na defesa dos quilombos.