Padre José Procópio Júnior em Carmo da Cachoeira

Paróquia Nossa Senhora do Carmo sob nova guiança Editorial Sai Pe. Daniel Menezes, e assume como administrador paroquial da acolhedora cidade de Carmo da Cachoeira, em fevereiro de 2019, o Pe. José Procópio Júnior. "Não cabe à pedra escolher o lugar que deve ocupar no edifício. Assim também não cabe à nós criaturas ditar ao Criador o que deve acontecer em nossa vida, pois Deus é quem sabe e dispõe com sabedoria própria." − Dom Servílio Conti, IMC Como página que observa os acontecimentos neste pedaço de chão mineiro, limitado por montanhas e que, segundo o cachoeirense Padre Godinho, “todas são azuis”, registramos o remanejamento ocorrido entre padres ligados a Diocese da Campanha no ano de 2019. Entre as mudanças encontra-se a Paróquia Nossa Senhora do Carmo/Carmo da Cachoeira – MG. Sai nosso querido Padre Daniel Menezes. Por ele continuamos a rezar e o devolvemos, entre lágrimas e a esperança de um dia tê-lo entre nós. Somos eternamente gratos e devedores. Entr
Comentários
"Aos vinte e nove dias do mez de maio do anno de mil e setecentos e settenta e cinco o Reverendo Párocho Bento Ferreira de minha licença, no seu Altar Portátil do Campo Belo, desta freguesia das Carrancas, baptizou e pos os Santos óleos a ISAIAS, filho legítimo de JOÃO MARQUES VIANNA e ISABEL FRANCISCA DE JESUS. Nepto paterno de ANTONIO MARQUES VIANNA e de MARIANA RAMOS, da freguezia de Nossa Senhora do Monte Serrat da Villa do Viana, do Arcebispado de Braga, e pela materna, de LOURENÇO DA SILVA FONTOURA e de IZABEL RIBEIRO DA SILVA, da freguesia da V ila de Itu, Bispado de São Paulo. Foi padrinho JOÃO DA CUNHA, solteiro, todos desta freguesia de que fiz este assento que assignei. O coadjutor MANUEL AFONSO DA CUNHA PEREIRA.
Em 20/02/1863 (...) dentro da Capella do Cemitério desta Matriz foi sepultada Candida, filha de Bernardo José da Costa, com 2 anos.
"Só em 1862, sendo vigário o cônego JOAQUIM GOMES CARMO, foi dourado o altar-mór, com apreciável dádiva de FRANCISCA PAULA DE JESUS, conhecida como NHÁ CHICA ISABEL".
S.a Ex.a Rm.a S. Senhor D. Antonio Ferreira Viçoso por Merce de Deos e da Santa Sé Apostolica Bispo de Marianna em visita deo e concedeo a todas as pessoas que devotamente ouvirem Missa neste Altar Mor. Supplicai a S. Virgem nossa Padroeira.
Baependy, 17 de Setembro de 1858.
O Vigário da Vara JOAQUIM GOMES CARMO". Esta copiei da p. 34 da obra que citei no comentário anterior.
Conferir dados sobre o referido Padre em:
*Inventários e Testamentos do Sul de Minas Segunda Parte. Procurar com "Vitoriano Inocêncio Villela, padre - 1821". br.geocities.com/projetocompartilhar5/index.htm - 175K -
*Inventário e Testamento do Pe. Custódio Vilela Palmeira, em 1812;
*Inventário de José Joaquim Villela. Ano 1827. Museu Regional São João del Rei. Conferir em br. geocities.com/projetocompartilhar3/josejoaquimvillela1825.htm - 16K -