Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai
A história e a cultura da cidade de Carmo da Cachoeira neste trabalho realizado sob os auspícios de Nossa Senhora do Carmo.
Comentários
Ao ver na página de ontem o nome das pessoas que colaboraram para a construção da capela de Santo Antônio no povoado da estação, fui até meu bisavô (tenho 27 anos e também bisavô, no entanto, não moramos mais em Cachoeira, mas lembramo-nos sempre daí e acompanhamos diariamente este blog). Imprimi o artigo e levei para ele. Comentou sobre nomes lá presentes e lembrou-se de ter ouvido dizer que esteve presente a inauguração da Estação, aquele que seria anos depois, vice-presidente do Brasil e presidente do Senado, sem ter sido eleito Senador - FERNANDO DE MELLO VIANA.
*JORGE J. OKUBARO, jornalista e editorialista do jornal O ESTADO, edição de 12/06/2008, www.estadao.com.br/estadaodehoje
fala sobre Mello Viana:
UM VOTO CONTRA O PRECONCEITO.
Fernando DE MELLO VIANA sem preconceitos. Foi vice-presidente da República até a dissolução do Congresso Nacional pelo Decreto n.19.398, de 11/11/1930, do chefe do Governo Provisório.
A Assembléia Constituinte foi convocada para elaborar a Constituição democrática. Como presidente da Constituinte votou. Só teria condições de manifestar-se através deste mecanismo, caso houvesse situação de impasse. Foi o que ocorreu. A emenda tratava do assunto de japoneses no Brasil. Suas palavras foram: COMO PRESIDENTE, "voto contra a emenda. Está rejeitada". Com estas palavras o MINEIRO, em 27/8/1946 definiu, acolheu e manteve aberta as portas do País para a produtiva, íntegra e participante cultura japonesa.
A FERNANDO PEREIRA DE MELLO VIANA, presente a INAUGURAÇÃO DA ESTAÇÃO DO COURO DO CERVO, nossa reverência e gratidão.
Cf. www.guiacarmo.com.br Um site que está nascendo. Olhem-no como sendo uma criança. Irá ser grande quando crescer. É a sociedade civil e cidadãos contribuintes fazendo sua parte na cidade, e pela cidade onde vivem. ALVES COSTA como pioneiro no ramo. Vejam também Equipe DjeCia em www.djecia.com.br Rua Domingos Ribeiro de Rezende, 704. Carmo da Cachoeira-MG. Tio e sobrinho "ALVES COSTA" como criadores e organizadores das páginas, dos eventos, entre outros. Sucesso a ala jovem da família.