Padre José Procópio Júnior em Carmo da Cachoeira

Imagem
Paróquia Nossa Senhora do Carmo sob nova guiança Editorial Sai Pe. Daniel Menezes, e assume como administrador paroquial da acolhedora cidade de Carmo da Cachoeira, em fevereiro de 2019, o Pe. José  Procópio Júnior.
"Não cabe à pedra escolher o lugar que deve ocupar no edifício. Assim também não cabe à nós criaturas ditar ao Criador o que deve acontecer em nossa vida, pois Deus é quem sabe e dispõe com sabedoria própria." − Dom Servílio Conti, IMC Como página que observa os acontecimentos neste pedaço de chão mineiro, limitado por montanhas e que, segundo o cachoeirense Padre Godinho, “todas são azuis”, registramos o remanejamento ocorrido entre padres ligados a Diocese da Campanha no ano de 2019. Entre as mudanças encontra-se a Paróquia Nossa Senhora do Carmo/Carmo da Cachoeira – MG.

Sai nosso querido Padre Daniel Menezes. Por ele continuamos a rezar e o devolvemos, entre lágrimas e a esperança de um dia tê-lo entre nós. Somos eternamente gratos e devedores. Entra, aureola…

Sul de Minas, definição histórica e geográfica.

A porção meridional do estado de Minas Gerais, situada entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro e o caudaloso rio Grande, é vulgarmente chamada "Sul de Minas". Sua área mede cerca de 50.245,6 km2 e sua população supera, atualmente (2003), a marca de 2 milhões e meio de habitantes. Nela predomina o clima tropical de altitude e seu relevo é caracterizado pela existência de planaltos e pequenas serras, sendo essas últimas abundantes e, na sua maioria, ramificações da extensa e majestosa serra da Mantiqueira. Sua hidrografia é rica, destacando-se, entre seus cursos d'água, os rios Grande, Sapucaí Grande, Verde, Pardo, Machado, Cabo Verde, Aiuruoca, Lourenço Velho, Mandu e Sapucaí-Mirim. Nas cidades de Poços de Caldas, Caxambu, São Lourenço, Lambari e Cambuquira, há importantes fontes medicinais, com destaque para as ferruginosas, gasosas e sulfurosas. Nos vales férteis produz-se arroz, milho e feijão; nos terrenos altos cultiva-se a batata e o café, sendo esse último a base da economia sul-mineira. É grande também a extração de leite e seus derivados.

Segundo Orvile Derby, pelos anos de 1601 ou 1602, teria passado pela região do atual Sul de Minas o flamengo Willian Climmer, que partindo de São Paulo, galgou a Mantiqueira frente ao vale do Paraíba e, passando pelo Sul de Minas, foi parar nas cabeceiras do rio São Francisco à caça de silvícolas (Augusto de Lima Júnior em Capitania de Minas Gerais). Em 1692, três sertanistas de Taubaté: Antônio Delgado, seu filho João da Veiga e Miguel Garcia se embrenharam pela região do Maipendi, dando início à atual cidade de Baependi; poucos anos depois, por volta de 1705, João de Siqueira Afonso, também taubateano, descobriu as minas de ouro de Aiuruoca, cuja paróquia, ereta em 1718, é a mais antiga do Sul de Minas (Barbosa).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antiga foto da fazenda da Serra de Carmo da Cachoeira.