O quilombo funcionava de maneira organizada, suas leis eram severas e os atos mais sérios eram julgados na Aldeia de Sant’Anna pelos religiosos. O trabalho era repartido com igualdade entre os membros do quilombo, e de acordo com as qualidades de que eram dotados, “... os habitantes eram divididos e subdivididos em classes... assim havia os excursionistas ou exploradores; os negociantes, exportadores e importadores; os caçadores e magarefes; os campeiro s ou criadores; os que cuidavam dos engenhos, o fabrico do açúcar, aguardente, azeite, farinha; e os agricultores ou trabalhadores de roça propriamente ditos...” T odos deviam obediência irrestrita a Ambrósio. O casamento era geral e obrigatório na idade apropriada. A religião era a católica e os quilombolas, “...Todas as manhãs, ao romper o dia, os quilombolas iam rezar, na igreja da frente, a de perto do portão, por que a outra, como sendo a matriz, era destinada ás grandes festas, e ninguém podia sair para o trabalho antes de cump
A história e a cultura da cidade de Carmo da Cachoeira neste trabalho realizado sob os auspícios de Nossa Senhora do Carmo.
Comentários
www.maisvarginha.com.br/vga_perfil.asp
Entre os prefeitos que participaram da Assembléia de Fundação da AMBASP, em 12 de julho de 1977, figura o nome do prefeito de Carmo da Cachoeira, Minas Gerais - SEBASTIÃO MODESTO DE OLIVEIRA. Figura também, como presidente da AMBASP o nome do prefeito de Carmo da Cachoeira, Minas Gerais - GODOFREDO JOSÉ CALDEIRA, com gestões nos anos de 1989; 1990; 1992; 1999; 2000 e 2007.
FUNARTE, Cadernos de Folclore, n.34, Rio de Janeiro, 1984, publica trabalho elaborado por MARIA DE LOURDES BORGES RIBEIRO, 1960, sob o Título: O JONGO. O jongo é uma dança que acontece ao som de instrumental próprio. A dança tem como formação a roda onde um jogueiro vai ao centro dançando sozinho, fazendo torções, se requebando, e escolhe uma mulher para seu par, mas par solto, um defronte o outro (...). Segundo a autora, em Minas Gerais, a dança é reconhecida na região compreendida entre CARMO DA CACHOEIRA e Passo Quatro. Na prática, no entanto, a memória foi apagada. Fatores, dos quais o cachoeirense desconhece, desestimularam a manutenção de sua cultura original. A autora, a partir dessa geografia sugere que a presença do jongo está identificada com os "primitivos focos de entrada de negros bantos em nosso país, na região centro-sul." (p.14)
Cf.: Revista Beach & Co.... Sistema Costa Norte Comunicação - Windows Internet Explorer
www.beachco.com.br/default.asp?id
Texto e fotos: Bruna Vieira
- Em (Jo 4.7): Disse Jesus: "Dá-me de beber". Então lhe disse a mulher Samaritana: Como, sendo judeu, pedes de beber a mim que sou mulher Samaritana (Jo.4,9). Por ter optado Jesus a percorrer o caminho por Samaria e a pedir água à uma samaritana, rompe Jesus com o preconceito racial. Cf.:também em (Gl3.28) e Ef2.14).
São Pedro de Rates, uma Comunidade de Comunidades, congregada no amor recíproco por um mundo mais humano e fraterno, até que o Deus do Amor seja tudo em nós. "Deus é espírito, por isso os que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade."(Jo 4, 20.24).