Conheça a localização de alguns dos principais pontos de referência da cidade de Carmo da Cachoeira, e aproveite para conhecer nosso arquivo de mapas.
Tabela 10 - de 1800 até o Reino Unido - 1815 - Elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves - 1815 ü 30/Jan – capitão Manuel de Jesus Pereira foi nomeado comandante da Cia. de Ordenanças da ermida de Campo Lindo; e ü instalada a vila de Jacuí . 1816 1816-1826 – Reinado de Dom João VI – após a Independência em 1822, D. João VI assumiu a qualidade e dignidade de imperador titular do Brasil de jure , abdicando simultaneamente dessa coroa para seu filho Dom Pedro I . ü Miguel Antônio Rates disse que pretendia se mudar para a paragem do Mandu . 1817 17/Dez – Antônio Dias de Gouveia deixou viúva Ana Teresa de Jesus . A família foi convocada por peritos para a divisão dos bens, feita e assinada na paragem da Ponte Falsa . 1818 ü Fazendeiros sul-mineiros requereram a licença para implementação da “ Estrada do Picu ”, atravessando a serra da Mantiqueira e encontrando-se com a que vinha da Província de São Paulo pelo vale do Paraíba em direção ao Rio de Janeiro, na alt
Comentários
www.maeperegria.org.br
Para evitar possíveis equívocos que poderão advir de um mundo globalizado, solicitamos ao administrador desta página, TS Bovaris, substituir o TERMO SANTUÁRIO por ORATÓRIO MÃE RAINHA. Esclarecemos que aqui não se realiza venda dos produtos oferecidos pelo Santuário de Atibaia. Aliás, aqui não se arrecada fundos para nenhum movimento. O ORATÓRIO tem a finalidade de lembrar que existe um outro plano mais além - O DIVINO.
devotos e sacerdotes/profissionais de qualquer credo ou confissão religiosa. O adjetivo “religioso” deve ser
reconhecido em sua amplitude espiritual e metafísica, embora esteja perigosamente comprometida com a
perspectiva cristã – responsável pela sistematização desse significante, no universo do Império Romano e
da Igreja Católica. Portanto, a correta definição para esse tipo de turismo encontra-se num exercício
aproximativo. Trata-se de um fazer turístico capaz de manifestar algum dado de religiosidade. E é
exatamente na religiosidade – no ato popular de professar o sistema de crenças chamado de Religião – que
o Turismo Religioso pode ser comparado às peregrinações e romarias aos lugares sagrados, em momentos
também sagrados".
(Prof. Dr. Christian Dennys Monteiro de Oliveira)
Fonte-http://www.jornalolince.com.br/2008/fev/agora/turismoreligioso_jornalolince_edicao14.pdf)
-----------------------------------
Prezados amigos, penso que a opinião do projeto Arlha, traz a oportunidade de criação de um espaço para uma reflexão sobre Turismo Religioso, em um enfoque ético. Um melhor entendimento do que se entende por turismo religioso, possibilitará talvez vê-lo, por um outro ângulo, ou seja, como forma de turismo sustentável, como forma de busca de uma cultura de paz etc. Se pensarmos ainda no conceito de comércio justo essa atividade podera contribuir para promoção da dignidade da comunidade local, baseado no aspecto trabalho e renda. Talvez o turismo religioso pensado de forma responsável resultara em melhores creches, escolas e condições de trabalho digna aos cachoeirense.Existe ainda uma outra vertente reveladora do grande potencial desse lugar. O turismo étnico. Na mesma direção no que diz respeito a manifestação de fé, como vemos nas congadas, resultaria em produto de grande valor neste contexto, dada a secular tradição. Por que não pensar na criação de produtos, tanto no enfoque do turismo religioso, étnico e sustentável? Assim como a mata junto dos Ribeirões, patrimônio natural, faz-se necessário pensar na preservação do patrimônio imatérial, como única forma de preservar para gerações futura valioso legado.