Pular para o conteúdo principal

Janela oitocentista sul-mineira da fz. da Serra.

O trecho da história que é domínio de todo cachoeirense sobre a Fazenda da Serra nos reporta a Antonio Justiniano dos Reis, filho de Gabriel dos Reis Silva, casado em São Thomé das Letras com Bazilissa, filha do Alferes Luiz Gonzaga Branquinho, neta de José Joaquim Gomes Branquinho e bisneta de Ângela Ribeiro de Moraes.

Dos filhos de Gabriel e Bazilissa:

Entre os filhos de Antonio Justiniano dos Reis, outro do mesmo nome, conhecido como Tonico dos Coqueiros, da Fazenda dos Coqueiros, nascido em 1887 na Fazenda da Serra e casado com Maria Eliza Lima.


Comentários

projeto partilha disse…
O trecho da história que é domínio de todo cachoeirense sobre a Fazenda da Serra nos reporta a Antonio Justiniano dos Reis, filho de Gabriel dos Reis Silva, casado em São Thomé das Letras com Bazilissa, filha do Alferes Luiz Gonzaga Branquinho, neta de JOSÉ JOAQUIM GOMES BRANQUINHO e bisneta de ÂNGELA RIBEIRO DE MORAES/Ribeira/Morais. Dos filhos de Gabriel e Bazilissa, José dos Reis e Silva, no ano de 1871, casou-se em Carmo da Cachoeira com sua prima, filha de Maria Cândida dos Reis Branquinho; o Manuel dos Reis Silva Sobrinho (Manoel Branquinho), nasceu em Carmo da Cachoeira e foi prop. da Fazenda Saquarema; Antonio Justiniano dos Reis, nascido em 1846, foi prop. da FAZENDA DA SERRA; Ana Cândida Branquinho (que nos reporta da José Pinto Mesquita e a prof. e diretora aposentada Hilda Mesquita); Gabriel dos Reis e Silva Júnior. Entre os filhos de Antonio Justiniano dos Reis, outro do mesmo nome, conhecido como Tonico dos COQUEIROS (Fazenda dos Coqueiros, que nos reporta a Jorge Fernando Vilela), nascido em 1887 na Fazenda da Serra e casado com Maria Eliza Lima.
projeto partilha disse…
TERMOS DE BEM VIVER DA FREGUESIA DO CARMO DA CACHOEIRA, Minas Gerais. LIVRO N.11:
"servirá este livro termos de bem viver na (ilegível) do Distrito de Boa Vista, Lavras, livro que numerado rubricado por mim, Gouveia, Dezembro de 1855.
Visto de correição. Lavras 25/11/1857.
"Aos vinte e sete dias do mez de fevereiro de mil oitocentos e secenta nesta freguezia do Carmo da Cachoeira, Termo da Vila de Lavras, Comarca do Rio Verde em meo (...) achava o sub-delegado o tenente coronel Jozé Fernandes Avelino comigo Escrivão no cargo ahi prezente, o Réo Manoel Vicente, ano 1861 (...)"
projeto partilha disse…
Lavrado pelo Escrivão interino, Francisco de Paula Cândido, às fls 24 encontra-se a seguinte procuração:
Procuração bastante que faz e assigna João Francisco da Costa Martins, como (...) declarado. São Jeronymo, 26 de junho de 1869. (...) Arraial de São Jeronymo, Termo da Villa de São Francisco do Campo Grande, Comarca da Paranahyba, Província de Minas Gerais, sendo ahi no meo Cartório compareceram (...) entre outros um dos procuradores Domingos Gomes da Costa Martins, com especialidade para vender escravos. Eu Antonio Pedro de Abreo, Escrivão o escrevi. Assinam, João Francisco da Costa Martins, Pedro de Abreo, Antonio Silva Pereira. Testemunhas: Antonio Rodrigues Costa.
projeto partilha disse…
Termos de Bem Viver. Livro N.68. Na primeira folha, Cachoeira do Carmo, 14-07-1877. Segunda folha (...) "Cidadão Brasileiro Tenente Coronel José Fernandes Avelino, Primeiro Juiz de Paz desta Freguesia da Cachoeira do Carmo."

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

O quilombo funcionava de maneira organizada, suas leis eram severas e os atos mais sérios eram julgados na Aldeia de Sant’Anna pelos religiosos. O trabalho era repartido com igualdade entre os membros do quilombo, e de acordo com as qualidades de que eram dotados, “... os habitantes eram divididos e subdivididos em classes... assim havia os excursionistas ou exploradores; os negociantes, exportadores e importadores; os caçadores e magarefes; os campeiros ou criadores; os que cuidavam dos engenhos, o fabrico do açúcar, aguardente, azeite, farinha; e os agricultores ou trabalhadores de roça propriamente ditos...” Todos deviam obediência irrestrita a Ambrósio. O casamento era geral e obrigatório na idade apropriada. A religião era a católica e os quilombolas, “...Todas as manhãs, ao romper o dia, os quilombolas iam rezar, na igreja da frente, a de perto do portão, por que a outra, como sendo a matriz, era destinada ás grandes festas, e ninguém podia sair para o trabalho antes de cumprir …

A família do Pe. Manoel Francisco Maciel em Minas.

Ajude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço "comentários" para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região.


Próxima imagem: Sete de Setembro em Carmo da Cachoeira em 1977.
Imagem anterior: Uma antiga família de Carmo da Cachoeira.

Aparições de Nossa Senhora em Carmo da Cachoeira.

A PADROEIRA
Senhora do Carmo
Informativo da Paróquia Nossa Senhora do CarmoEdição ExtraordináriaFEVEREIRO de2012
Carmo da Cachoeira/MG - Diocese da Campanha

NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS PAROQUIANOS Pe. André da Cruz


Ultimamente, o fenômeno de supostas “aparições” de Nossa Senhora têm se multiplicado no, Brasil e em outros países, deixando muita gente confusa, tanto na vivência da Fé cristã, como no discernimento da veracidade dos fatos.
Como pastor dos católicos cachoeirenses ou demais participantes da Paróquia Nossa Senhora do Carmo não posso me furtar a trazer algumas reflexões e esclarecimentos de forma refletida, prudente e baseada nos subsídios doutrinais da Igreja Católica e à luz do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Dessa forma, transmito aos prezados paroquianos algumas orientações feitas pela Conferência Nacional dos Bispos no Brasil, que em seu documento “Aparições e Revelações Particulares”, afirma:
Nos últimos anos, o número de “aparições” e “revelações” particulares, princi…

Antiga foto da cidade de Carmo da Cachoeira.

Ajude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço "comentários" para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região.Foto: Paulo Naves dos ReisPróxima imagem: Imagem da mata da fazenda Caxambu em Minas.
Imagem anterior: Um pouco sobre a região do distrito de Palmital.

Palanques e trincheiras na defesa dos quilombos.

Observando os mapas do Quilombo de São Gonçalo, o da Samambaia e o do Ambrózio, todos com uma duração temporal grande permitindo, em última instância, uma certa estabilidade populacional e social capaz de gerar uma sociedade mais complexa, propiciadora de elementos materiais mais duráveis, percebe-se que eles possuíam muitas semelhanças e dentre elas, a delimitação de seus territórios por fossos, estrepes e trincheiras. Neste território se dava a vida social do grupo, ou seja, as relações econômicas, sociais e provavelmente políticas. As casas dos quilombos estavam divididas entre moradias e casas para atividades específicas, como por exemplo, ferraria, casa do curtume e a casa dos pilões. No Quilombo do Campo Grande, em 1746, foi localizado mais de 600 negros vivendo com “... fortaleza, cautelas e petrechos tais que se entende pretendem se defender-se...”1Uma outra referência sobre o mesmo quilombo, afirma que os quilombolas se defenderam por mais de 24 horas, protegidos por um palan…

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.

Pedro Romeiro de Campos é o ancestral da família Campos do Sul de Minas, especialmente de Três Pontas. Não consegui estabelecer ligação com os Campos de Pitangui, descendentes de Joaquina do Pompéu.Pedro Romeiro de Campos foi Sesmeiro nas Cabeceiras do Córrego Quebra - Canoas¹. Residia em Barra Longa e casou-se com Luiza de Souza Castro² que era bisneta de Salvador Fernandes Furtado de Mendonça.Filhos do casal:- Ana Pulqueria da Siqueira casado com José Dias de Souza;
- Cônego Francisco da Silva Campos, ordenado em São Paulo , a 18.12.1778, foi um catequizador dos índios da Zona da Mata;
- Pe. José da Silva Campos, batatizado em Barra Longa a 04.09.1759;
- João Romeiro Furtado de Mendonça;
- Joaquim da Silva Campos, Cirurgião-Mor casado com Rosa Maria de Jesus, filha de Francisco Gonçalves Landim e Paula dos AnjosFilhos, segundo informações de familiares:-Ana Rosa Silveria de Jesus e Campos, primeira esposa de Antônio José Rabelo Silva Pereira, este nascido em Lagoa Dourada³;
- Joaquim da …

Deus Pai, o Divino Espírito e a Sagrada Família.

Ajude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço "comentários" para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região.Foto: Evando Pazini - Arte: TS BovarisPróxima imagem: Manoel Antônio Teixeira da Fazenda Campestre.
Imagem anterior: Antigo telefone da fazenda da Serra.

Foto de família: os Vilela de Carmo da Cachoeira-MG.

Ajude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço "comentários" para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região.
Esta foto foi nos enviada por Rogério Vilela. Da esquerda para a direita: Custódio Vilela Palmeira, Ercília Dias de Oliveira, Fernando de Oliviera Vilela, Adozina Costa (Dozica), Jafoino de Azevedo e José de Oliveira Vilela (Zé Custódio).
Imagem anterior: Sinopse Estatística de Carmo da Cachoeira - 1948

Barleus e a imagem do Quilombo dos Palmares.

..., só se conhece uma imagem feita sobre Palmares durante sua existência. Trata-se da feita por Barleus1 em 1647 e reproduzida em Reis2. Infelizmente, esta imagem não possui riquezas de detalhes ou de informações. Aparentemente, trata-se de um posto de observação à beira de um rio que serve de local de pescaria coletiva.
Trecho de um trabalho de Marcia Amantino.

Próximo Texto: O negro aquilombado e a população colonial.
Texto Anterior: Padre Vieira e a legítima sua organização dos quilombos.
Figura: Imagem de Palmares - Barleus
1 Barleus, Gaspar. História dos feitos recentemente praticados durante oito anos no Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, 1974.
2 REIS, João José e GOMES, Flavio dos S. Liberdade por um fio: história dos quilombos no Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1996. p. 33

A importância e o trabalho dos ferreiros.

Pode-se perceber nos mapasfeitos sobre os quilombos que o espaço interno da estrutura era usado de maneira a indicar uma provável especialização das diferentes construções. Esta espacialidade poderia indicar uma certa hierarquia social dentro da comunidade. O fato de que a casa de ferreiro (São Gonçalo), a Casa do Conselho e do Tear (Perdição), a Casa de audiência (Samambaia) e a Casa do Rei (Braço da Perdição), estarem sempre em local destacado é sugestivo. O que isto pode indicar? É possível a partir destes dados, pressupor que houvesse no interior das comunidades quilombolas uma hierarquização política e social, já que elementos que desempenhavam um papel de destaque para a manutenção dos grupos claramente tinham seu espaço físico igualmente destacado.
O caso das Casas de ferreiro que aparecem no quilombo da Samambaia e no de São Gonçalo é curioso porque pode nos remete à uma prática antiga na África, ou seja, o uso do metal. É provável que os quilombolas utilizaram-se desse conhec…