Entrada solene de Padre Godinho em Cachoeira.


Ajude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço "comentários" para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região.

Comentários

projeto partilha disse…
O médico doutor João Octaviano de Veiga Lima, ajuda a conduzir o Palium, segurando uma de suas varas - a da frente e a esquerda de quem olha.
projeto partilha disse…
Carmo da Cachoeira, onde muitos dizem: O PARAÍSO É AQUI, deixa seus passos marcados no chão deste País, desta abençoada terra mineira. Aqui soma-se, multiplica-se e divide-se. A subtração, só é utilizada no termo SUPERAÇÃO. Mãos fraternas unem-se em oração e em apoio nas realizações, independentemente de seu CREDO, RAÇA ou filosofias de vida.

O QUE UNE OS CACHOEIRENSES É MUITO MAIOR DO QUE AQUILO QUE OS SEPARA - È O AMOR UNIVERSAL, FRATERNO E DESINTERESSADO. Os internautas, por acaso, já perceberam a quantidade de O.N.Gs pelo tamanho da cidade e número de seus habitantes?: AINCCA; TRABALHO E DIGNIDADE; ASSOCIAÇÃO LUZ DA COLINA; GAPA- Grupo de Apoio de Proteção aos Animais e GAPA CULTURAL; PROJETO PARTILHA, Cooperativas: leite, mel, de crédito, e todo o trabalho de VOLUNTARIADO realizado pelas diferentes igrejas locais. Vocês já se todos esses voluntários quisessem receber pelos trabalhos de doação aos níveis superiores de vida? São cristãos na distribuição da PALAVRA e dos SACRAMENTOS, são assistentes sociais pelas ruas, são protetores de vidas em todo o canto. Aqui, TUDO SE FAZ COM AMOR INCONDICIONAL. Este é o perfil do cachoeirense, em sua essência.
projeto partilha disse…
A Mitra e a Diocese da Campanha têm como sede, a Mineira Cidade Campanha, chamada por muitos de Athenas do Sul de Minas.

CAMPANHA.
Francisco de Paula Ferreira de Rezende, em sua obra, MINHAS RECORDAÇÕES. Belo Horizonte. Imprensa Oficial. 1987, p. 42, cita um trecho de carta, datada de 1865 e escrita pelo doutor Manuel Joaquim Pereira de Magallhães. Ao transcrever os dados, o doutor Manuel Joaquim diz: "obteve as notícias que aí vão transcritas de seu avô, José Francisco Pereira". Francisco de Paula afirma em sua obra sobre Campanha, "a tradição oral sustenta que as minas da região foram descobertas pelo Pe. João de Faria Fialho, vindo de Taubaté, entre os anos de 1692 e 1693".
O site é o do Arquivo do Estado de São Paulo, e nele está descrita a questão do QUILOMBO ali existente, e de como foi formado. É uma página interessante que colabora com a ampliação de conhecimentos.

Cf. http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materiais/anteriores/edicao07/materia3/texto03.pdf
de olho na família "DE TAL" disse…
Compra e venda que faz Serafim Gonçalves Maia. Comprador, José Botelho de Serqueira e Theodolino da Silva Serra Negra, em 06/01/1884, na freguesia do Carmo da Cachoeira, Termo de Varginha, Comarca de Três Pontas. Casa de morada no Arrayal da Cachoeira do Carmo. Divisa: Domingos José de Oliveira, por apelido de Guará e por outro com JOÃO DE TAL de Gouvêa. Testemunhas: Antonio José Pereira, Ernesto Oscar Dias de Oliveira, comigo Modesto José Pereira.
trespontano disse…
"Escriptura de compra e venda que faz JOÃO GOMES DO NASCIMENTO e sua mulher LUCIANA CÂNDIDA DE JESUS, em 04/10/1884". Comprador Manoel Antonio Teixeira, morador no lugar denominado CAVA da freguesia do Carmo da Cachoeira. Divisa: por um lado com Domingos Teixeira de Resende e Manoel de Carvalho Bastos, por outro com José Custódio Ribeiro, Antonio Teixeira de Resende e José Justiniano de Resende. A venda traz a assinatura do senhor João Gomes do Nascimento, e há uma anotação, de que dona Luciana não sabe ler e escrever.
projeto partilha disse…
Dona Cândida Delfina de Figueiredo, inventariada em 27/AGO/1828, deixa viúvo Venâncio Gonçalves de Toledo. Eram moradores na Fazendo do Salto e foram os louvados deste inventário Joaquim Fernandes Ribeiro de Resende e Francisco Gomes. Venâncio levou de dote - 2 escravos, arreadura de prata e rosário de ouro.
BENS: 20 escravos;
10 bois de carro;
182 cabeças de gado vacum;
24 cavalos;
dinheiro - 570$000;
Monte-mor 9:782$020.
A filha Ana Cândida estava casada com Marcelino Antonio Pereira.
projeto partilha disse…
"João Garcia de Figueiredo, como tutor de sua filha menor Joaquina Cândida dos Reis, constitui procurador na Cidade de Varginha para (...) divisão judicial da Fazenda Três Barras, Bom Sucesso , Ponta da Faca e Jacutinga, em Três Pontas, o Tenente Coronel Gabriel Severo da Costa".

O Projeto Partilha agradece a participação da família nos enviando os dados acima.

Internautas poderão complementar informações consultando o Projeto Compartilhar. Página Coronel José dos Reis Silva Resende e Ana Emília dos Reis - Windows Internet Explorer. Um dos louvados é o Tenente Coronel Gabriel Severo da Costa.
http://br.geocities.com/projetocompartilhar5/....1886...

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.