Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai
A história e a cultura da cidade de Carmo da Cachoeira neste trabalho realizado sob os auspícios de Nossa Senhora do Carmo.
Comentários
Deixou de ser citado, pela ausência dos nomes no Mapa, dois ribeirões, O Ribeirão São Marcos e o Ribeirão da Chácara. Ambos se juntam próximo a rodovia Fernão Dias indo desembocar do outro lado da mesma rodovia, no Ribeirão Couro do Cervo. Ver mapa da cidade e constatar a presença do Ribeirão São Marcos encontrando-se com o Ribeirão do Carmo. O Ribeirão da Chácara não consta do mapa. Está em ângulo fora de visão. É o que tem uma nascente mantenedora na Chácara dos herdeiros do PRESERVACIONISTA JÓSÉ COSTA AVELAR, descendentes e herdeiros que foram da antiquíssima FAMÍLIA COSTA/TERRA, de São Bendo Abade.