O quilombo funcionava de maneira organizada, suas leis eram severas e os atos mais sérios eram julgados na Aldeia de Sant’Anna pelos religiosos. O trabalho era repartido com igualdade entre os membros do quilombo, e de acordo com as qualidades de que eram dotados, “... os habitantes eram divididos e subdivididos em classes... assim havia os excursionistas ou exploradores; os negociantes, exportadores e importadores; os caçadores e magarefes; os campeiro s ou criadores; os que cuidavam dos engenhos, o fabrico do açúcar, aguardente, azeite, farinha; e os agricultores ou trabalhadores de roça propriamente ditos...” T odos deviam obediência irrestrita a Ambrósio. O casamento era geral e obrigatório na idade apropriada. A religião era a católica e os quilombolas, “...Todas as manhãs, ao romper o dia, os quilombolas iam rezar, na igreja da frente, a de perto do portão, por que a outra, como sendo a matriz, era destinada ás grandes festas, e ninguém podia sair para o trabalho antes de cump
A história e a cultura da cidade de Carmo da Cachoeira neste trabalho realizado sob os auspícios de Nossa Senhora do Carmo.
Comentários
Tema: Discipulado e maestria. Texto - Dom Walmor Oliveira. É a página oficial da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - Microsoft Internet Explrer.
Conclusões da V Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe, realizada em Aparecida - São Paulo foi aprovada pelo papa Bento XVI. O Documento está composto de três partes:
-A vida de nossos povos;
-A vida de Jesus Cristo nos discípulos e missionários;
-A vida de Jesus Cristo para nossos povos.
retorno a formação de pequenas comunidades;
Pessoas batizadas devem assumir seu papel de discípulo e missionário.
VÔCE ESTÁ FAZENDO SUA PARTE, OU É DA TURMA DOS "Vinde a mim"?
JOÃO PAULO II
"Avancemos para águas mais profundas, transfomemos nossas pias batismais em fonte de todas as vocações. É preciso que o Batismo seja, efetivamente a raiz e o significado da vocação e da missão de todos os cristãos e cristãs."
Conferir em: Texto Base do Ano Vocacional 2003. CNBB.
De um Brasil de batizados para um Brasil de discípulos missionários. Foi a coisa mais bonita que ouvi sobre o legado deixado pela CNBB no documento de Aparecida. Eu vou colocar o meu tijolinho nesta construção, e você? Não tenha medo de por a mão na massa. Vamos ... ... ...vamos construir juntos.