Jerônimo, um homem da terra, da nossa terra.

Jerônimo, descendentes dos filhos da terra - povo indígena ao nos receber diz constrangido: "Estou falando com vocês sem camisa. É assim que me sinto bem." Depois de gostoso e descontraído papo, Evando e uma pessoa do Projeto Partilha se despediu de Jerônimo e sua mulher. Ao retornar da zona rural para Carmo da Cachoeira pela estrada de terra - a que liga esta cidade a de Três Pontas - uma procissão formada por um número imenso de pessoas seguiam em peregrinação. Padre André Luiz da Cruz seguia à frente o Grupo. O ano era de 2007, que comemorava os 150 anos da instalação da Freguesia do Carmo da Cachoeira.

Foto: Evando Pazini - 2007 - Arte: TS Bovaris

Próximo ducumento: Detalhe de ermida mineira oitocentista.
Documento anterior: Fazenda de Sata Maria no Almanak Sul Mineiro.

Comentários

projeto partilha disse…
Como qualificar nosso Jerônimo, "índio"?, "caboclo"?, enfim, Jerônimo é NACIONAL daqui, deste imenso território que foi chamado pelos do reino de Portugal, de ILHA DE VERA CRUZ, depois TERRA DE SANTA CRUZ e hoje, com orgulho e gratidão chamamos este imenso território de, BRASIL. Nosso amado e abençoado BRASIL, terra de Jerônimo, filho dos FILHOS DA TERRA, cujos ancestrais viveram nas MATAS DO DISTRITO DO CARMO DA BOA VISTA, das Lavras do Funil, da Comarca do Rio das Mortes. Ao Jerônimo e sua família rendemos nossas homenagens.
projeto partilha disse…
Pátria amada, Brasil!!!!!!!!!!!!!!!

"Declaro promulgado o documento da liberdade, da democracia e da justiça social do BRASIL". Ulysses Guimarães, presidente da Assembléia Nacional Constituinte. Ele, levanta os braços e apresenta à Nação o documento, chamado por ele de "Constituição Cidadã". O ano era de 1988 e a data da promulgação da CARTA MAGNA foi 5 de outubro. ...Séc.XVIII, na região das Minas, pelo denominado direito costumeiro. "ou seja, formaram-se na capitania mineira verdadeiras áreas de mando comandadas por poderosos potentados. Constituíram grandes redutos de poder, onde o poder privado sempre se sobrepunha ao público. Portanto (...)
Cf.: Rodrigo Leonardo de Sousa Oliveira, mestrando em História pela UFJF.2006. ANASTÁCIA, Carla. A geografia do crime (...).BH. UFMG.2005.
rui nogueira disse…
Alguém decidiu por você

As empresas estão se agigantando.
Cada vez mais as máquinas automatizadas executam tarefas que alijam o homem, como trabalhador. E, todos nós somos obrigados a efetuar ações de auto-serviço que, em realidade, tiram empregos de muitos.
O trabalho é a maneira que a sociedade instrumentou para as pessoas conseguirem recursos para obter os seus alimentos e sustento.
Banco é um exemplo. Cada vez mais máquinas e menos gente trabalhando.
Deve ser bom para a instituição, mas será para a humanidade? Os acionistas ganham muito mais, mas à custa do sacrifício dos muitos que ficaram sem emprego.
Observe, não estão perguntando, à sociedade em geral, se isto é justo.
Alguém decidiu por você.(cont.)
rui nogueira disse…
(continuação). Alguém decidiu (...)

Lembre-se, temos de fazer valer o direito de fazer-nos ouvir!
Faça-o com seriedade, não tumultue as discussões, mas seja firme na exposição de suas idéias.
Contate com aqueles que, por escolha eleitoral, vão estabelecer as legislações que afetarão a sua vida.
Incentive-os e exponha suas idéias. Recrimine-os sempre que colocarem os interesses pessoais acima dos coletivos.
Telefone, envie cartas, mensagens eletrônicas, fax. Há muitas maneiras de manifestar a sua opinião e vontade de não deixar, assim, que alguém decida as coisas por você, de maneira absoluta.
CONSCIENTIZE-SE. Ajude ...

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.