Padre José Procópio Júnior em Carmo da Cachoeira

Paróquia Nossa Senhora do Carmo sob nova guiança Editorial Sai Pe. Daniel Menezes, e assume como administrador paroquial da acolhedora cidade de Carmo da Cachoeira, em fevereiro de 2019, o Pe. José Procópio Júnior. "Não cabe à pedra escolher o lugar que deve ocupar no edifício. Assim também não cabe à nós criaturas ditar ao Criador o que deve acontecer em nossa vida, pois Deus é quem sabe e dispõe com sabedoria própria." − Dom Servílio Conti, IMC Como página que observa os acontecimentos neste pedaço de chão mineiro, limitado por montanhas e que, segundo o cachoeirense Padre Godinho, “todas são azuis”, registramos o remanejamento ocorrido entre padres ligados a Diocese da Campanha no ano de 2019. Entre as mudanças encontra-se a Paróquia Nossa Senhora do Carmo/Carmo da Cachoeira – MG. Sai nosso querido Padre Daniel Menezes. Por ele continuamos a rezar e o devolvemos, entre lágrimas e a esperança de um dia tê-lo entre nós. Somos eternamente gratos e devedores. Entr
Comentários
QUEM FOI CLARA MARIA DE JESUS, primeira mulher de Manoel dos Reis e Silva, nascido em 1804?????????? A esta época, MANOEL ANTONIO RATES/RATY/RATTES/RATI já era falecido e parte de suas terras havia sido ofertada para FORMAÇÃO DO PATRIMÔNIO DE NOSSA SENHORA DO CARMO. Parte restante pertenciam ao herdeiros de MANOEL ANTONIO RATES e MARIA DA COSTA MORAES (Morais).
Manoel dos Reis e Silva, sendo casado em primeiras núpcias com dona Clara Maria de Jesus, enviuvando-se casou-se com sua prima. Manoel era filho de Mariana Vilela do Espírito Santo, nascida em Serranos em 1774, neto de Domingos Villela e Maria do Espírito Santo. (Cf. detalhes no Projeto Compartilhar).
Moradores no "Núcleo do Maranhão, eclesiásticamente conhecido com o título de Nossa Senhora do Carmo, capela filial de Lavras. No ano de 1811 já se achavam estabelecidas as seguintes famílias: Antônio José Alves (alferes)cc Ana Esméria da Silva; Antônio José de Abreu (capitão) cc Mariana Benedita da Fonseca; Antônio da Silva Melo; Jerônimo de Abreu cc Maria do Nascimento; João Bernardes Ribeiro cc Ana Maria de Jesus; João da Silva Pereira; Joaquim Ferreira da Cruz; Joaquim José de Abreu cc Paulina do Nascimento; José Antonio da Fonseca; José Antônio Ribeiro cc Emerenciana Clara Nascimento (continua)
(...) Manuel Afonso das Neves cc Felizarda Clementina da Fonseca; Miguel Jacinto de Carvalho; Rafael Antonio de Carvalho cc Ana Isméria (Esméria) de Azevedo; Valentim Evaristo da Fonseca cc. Emiliana Justiniana; Valentim José da Fonseca (capitão) cc. Ana Isabel de Jesus.
"O arraial e Capela de Nossa Senhora do Carmo do Maranhão, como vimos pelas muitas famílias que a habitavam em 1811, fabricou a ATUAL CARMO DA CACHOEIRA."