Padre José Procópio Júnior em Carmo da Cachoeira

Oi pessoal. Vocês que formaram uma grande corrente, na qual eu me encaixo, já se perguntaram sobre antigos limites? Aqueles, idealizados por diferentes grupos, e nos velhos tempos dos Rates por aí? Não tenho como ajuda-los a não ser com orações, pela minha avançada idade. Ainda bem que tenho bisnetos e eles tem computador e paciência comigo. Pergunto a todos:
Qual era o limite idealizado pelos povoadores deste território, no tempo dos Rattes aqui? Pelo que tenho lido, neste blog, pareceu-me que o território das Três Pontas era pensada de forma expandida, chegando até a Antiquíssima Fazenda Taquaral, do município de Carmo da Cachoeira e bem próxima da Fazenda Boa Vista. Sabe onde este pobre velho se fundamenta:
- na sabedoria da velhice, que vê as coisas de fora diferente;
- na petição de Pe. Bento. Ele queria expandir seu território e pediu para aumentar suas terras até as Três Pontas (1758). Certamente que não foi a toa, né?;
- na citação da Fazenda do Taquaral, que todos dizem aí, que foi mais antiga que a da Boa Vista, e citada na provisão que o historiador Paulo Costa Campos conseguiu.
Comentários
Volte sempre. É um imenso prazer recebê-lo nessas paginas. Alguém já havia nos alertado sobre a imensidão territorial dos "Alves Figueiredo". A pessoa nos dizia que atingia a freguesia dos Sagrados Corações Jesus, Maria João (Três Corações atualmente).