Padre José Procópio Júnior em Carmo da Cachoeira

Imagem
Paróquia Nossa Senhora do Carmo sob nova guiança Editorial Sai Pe. Daniel Menezes, e assume como administrador paroquial da acolhedora cidade de Carmo da Cachoeira, em fevereiro de 2019, o Pe. José  Procópio Júnior.
"Não cabe à pedra escolher o lugar que deve ocupar no edifício. Assim também não cabe à nós criaturas ditar ao Criador o que deve acontecer em nossa vida, pois Deus é quem sabe e dispõe com sabedoria própria." − Dom Servílio Conti, IMC Como página que observa os acontecimentos neste pedaço de chão mineiro, limitado por montanhas e que, segundo o cachoeirense Padre Godinho, “todas são azuis”, registramos o remanejamento ocorrido entre padres ligados a Diocese da Campanha no ano de 2019. Entre as mudanças encontra-se a Paróquia Nossa Senhora do Carmo/Carmo da Cachoeira – MG.

Sai nosso querido Padre Daniel Menezes. Por ele continuamos a rezar e o devolvemos, entre lágrimas e a esperança de um dia tê-lo entre nós. Somos eternamente gratos e devedores. Entra, aureola…

Fazenda Jaguara no Sul de Minas Gerais.

Fazenda Jaguara (Jaragua) em Carmo da Cachoeira.

O Projeto Partilha conta com a colaboração da família na complementação de dados sobre esta propriedade. Uma de suas descendentes é ligada a Secretaria de Educação do Município. A Escola de sua atuação é a de primeiro grau, a Escola Municipal Dr. Moacir Resende.

A centenária fazenda, no sul Minas Gerais tem sido pouco citada e é frequentada pelo nosso colaborador José Keitel Ribeiro, casado com uma descendentes. A professora a que nos referimos, é filha dos atuais proprietários, parentes da esposa do poeta José Keitel Ribeiro. Judith, procede da fazenda Taquaral e são ligados aos "Naves", consequentemente, parentes do sr. Célio Brasiliense Naves. Judith é uma pessoa muito, muito especial. Seus irmão também o são. A família é voltada a preservação de suas origens. Em seus arquivos existem algumas fotos históricas. São proprietários da Fazenda Jaguara. Se for Jaguara, vamos buscar o que temos na genealogia, por ora, e que faz referência a este termo. Entre tantas outras citações, uma nos chama atenção, com isso não querendo, nem induzindo a ligações, apenas como citação.

Anna Maria de Araújo, casada com Vicente Ferreira da Silva, nascida e batizada na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Rio das Pedras, são pais de José Izidoro da Silva que, segundo dados contidos às fls. 35 verso do livro de casamentos da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Carrancas e Santa Ana das Lavras do Funil, no dia 05-07-1782, registra o ato de casamento de Laureana Angélica de Tolledo Villas Boas (Toledo Vilas Boas), na Ermida de Nossa Senhora do Carmo, na fazenda Jaguara. Como em genealogia nada se perde, tudo se aproveita, fica aí o registro.

Projeto Partilha - Leonor Rizzi

Próxima matéria: Divina nuvem no firmamento cachoeirense.
Artigo Anterior: Uma indicação de estudo e leitura.

1- Descendentes da Fazenda Taquaral, na divisão do conglomerado Boa Vista, Judith e seus irmãos herdaram a fazenda do Lobo. Um desses irmãos é responsável por manter a casa centenária da antiga sede da fazenda, preservando assim a memória de seus ancestrais. Veja as fotos em: luizpaulovilela.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antiga foto da fazenda da Serra de Carmo da Cachoeira.