Astolpho Rezende
proprietário da fazenda Itamarati
Astolpho pertence a tradicional família Rezende cujo berço no Brasil é a fazenda do Engenho Velho de Cataguás, situada hoje no município de Lagoa Dourada, Minas Gerais.
Foi alí, naquele velho solar, estabeleram-se, na segunda década do século XVIII, João de Rezende Costa e sua mulher, dona Helena Maria de Jesus, ancestrais de Adolpho — ambos açorianos.
Entre seus filhos estava Josefa Maria Ribeiro (solt. de Rezende), nascida, aproximadamente, em 5.2.1743, quando foi batizada em Prados, Minas Gerias, falecendo em 29.5.1825 em Prados, Minas Gerais. Foi casada com o coronel Severino Ribeiro (1726/1800). Josepha Maria de Rezende e o Cel. Severino Ribeiro, português, tiveram vários filhos, entre eles, Francisco das Chagas Rezende, commendador Antônio Justiniano Monteiro de Queiroz c.c. em segundas núpcias Francisca Ricardina de Rezende, filha de Josefa Severino Ribeiro. O referido commendador foi casado em primeiras núpcias Francisca de Paula Galdina de Rezende (inventário 1833 na fazenda Bom Jardim, termo da Campanha em Minas Gerais), inventariante, seu filho Estevão Ribeiro de Rezende.
Francisco das Chagas Rezende e Guilhermina Cardoso foram pais de Astolpho Rezende pai, entre outros quatro filhos do Dr. Moacyr Rezende patrono de um escola municipal no centro de Carmo da Cachoeira. Astolpho Rezende como farmacêutico estava instalado na praça do Carmo onde atendia a população — o prédio, embora não esteja sendo ocupado atualmente, ainda está muito bem conservado.
Concessão de licença para o exercício do cargo de farmacêutico ao senhor Astolpho Rezende:
Inspectoria Geral de Hygiene
Em virtude da disposição do art. 67 e nos termos do art. 70 do Regulamento que baixou com o Decreto n. 169 de 18 de Janeiro de 1890, a Inspectoria Geral de Hygiene concede licença ao Sr. Astolpho Rezende pratico na arte pharmaceutica, para adm pharmacia no logar denominado Freguesia de Carmo da Cachoeira, (...) da Varginha Estado de Minas Gerais preenchidas as exigencias do art. (5?) do citado Regulamento.
Inspectoria Geral de Hygiene em 18 de dezembro de 1891
Inspetor Geral (assinatura)
Pagou na Recebedoria do Município a quantia de 197000 sello fixo em data de hoje conforme se vê do lançamento no verso.
Inspectoria Geral de Hygiene em 18 de dezembro de 1891.
O Secretário (assinatura)
Comentários