Os arcanjos: São Miguel, São Gabriel e São Rafael.

- 29 de setembro -

Os anjos são seres especiais criados por Deus e por Eleenviados a serviço daqueles que devem herdar a salvação; eles nos levam para o céu. Está escrito: “Ele faz dos seus anjos sopros de vento”. (Hb 1, 7-10) “Tu, Senhor, no princípio dos tempos juntastes a terra, e os céus são obras de tuas mãos.” (Sl 90,11) “Porque aos seus anjos (o Senhor) mandou que te guardem em todos os teus caminhos”. Portanto, são nossos defensores tanto do corpo quanto da alma; em todas as situações de perigo nos guardam e protegem; amparam-nos principalmente na hora da morte. Durante nossa existência neste mundo, nos ajudam na escolha do caminho certo até Deus. “Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir”. (Ex 23,20) “Os anjos te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra”. (Sl 90, 12)

A palavra anjo significa “mensageiro” do plano de Deus, conforme está em 2Ts 1,7: “Ele descerá do céu com os mensageiros do seu poder.” Na anunciação do nascimento de Jesus, Maria recebeu a mensagem do anjo Gabriel: “Ave cheia de graça, O Senhor é contigo...Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás a luz um filho... O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá...O Santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.” Os arcanjos são os anjos mais citados na Bíblia;encontram-se em vários textos os nomes de Miguel, Gabriel e Rafael. Arcanjo significa “anjo principal”. “Miguel, um dos principais chefes, veio em meu socorro.” (Dn 10, 13-21) “Naquele tempo surgira Miguel, o grande chefe, o protetor dos filhos do seu povo”. (Dn 12, 1) Rafael é citado nos livros de Tobias.

O nome de cada arcanjo tem um significado representado por suas missões:

Miguel significa “Quem é com Deus?” “Ora, quando o Arcanjo Miguel discutia com o demônio e lhe disputava o corpo de Moisés, não visou fulminar contra ele uma sentença de execração, mas disse somente: “Que o próprio Senhor te repreenda!”(Td 1-9) São Miguel é guerreiro; lutou contra Lúcifer em defesa da autoridade de Deus. Ele nos protege do poder do maligno. É ainda o patrono dos agonizantes e o guia das almas para o céu.

Gabriel quer dizer “Força de Deus”. “Eu Gabriel, que assisto diante de Deus e fui enviado para te falar e te trazer esta feliz nova”. (Lc 1-19) Sua nobre missão foi a de levar a mensagem a Virgem Maria da Encarnação do Verbo Divino no seu ventre. Sendo ele o primeiro a pronunciar: “Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo”... (Lc 1,26-38)

Rafael significa “Deus cura.” “Agora o Senhor enviou-me para curar-te e livrar do demônio Sara, mulher de teu filho.” “Eu sou o anjo Rafael um dos sete que assistimos na presença do Senhor”. (Tb 12,14-15) São Rafael é enviado por Deus para curar em seu nome. É o padroeiro dos cegos, dos enfermeiros, dos médicos, dos encontros felizes e dos viajantes.

Que os anjos e arcanjos sejam comemorados todos os dias. Que possamos perceber a importância de suas mensagens, como está escrito em Hebreus 2, 1-4: Por isso, é necessário prestarmos a maior atenção à mensagem que temos recebido, para não acontecer que nos desviemos do caminho reto. A palavra anunciada por intermédio dos anjos era atal ponto válida, que toda transgressão ou desobediência recebeu o justo castigo.

São Miguel, defendei-me no combate!
São Gabriel, ajudai-me a ouvir e cumprir a vontade de Deus!
São Rafael, curai-me dos males físicos e espirituais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.