Agitação cultural na Praça do Carmo.

Ajude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço "comentários" para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região.

Grupo de Congada de Oliveira, Minas Gerais em visita a Carmo da Cachoeira.
Foto: Maria do Carmo - Arte: TS Bovaris

Próxima imagem: Oratório mineiro, uma antigo local de fé.
Imagem anterior: Uma comunidade de fé em Carmo da Cachoeira.

Comentários

projeto partilha disse…
Hoje é feriado Municipal na cidade de Carmo da Cachoeira, Minas Gerais. Dia de Nossa Senhora do Carmo, sua padroeira.Rezemos:
Virgem do Carmo, Mãe, aqui me tendes, junto a vós. Meu coração, ó Mãe, descansa junto ao vosso, para que o incendeies com vosso amor e o torneis semelhantes ao vosso! Virgem do Carmo, sou mendigo de Deus e vosso, por isso vos peço, que me socorrais em minhas necessidades e também socorrais todos os homens e mulheres, meus irmãos e minhas irmãs. Ó Mãe, acolhei mais uma vez minha saudação, agora com as palavras do anjo: Alegrai-vos, cheia de graça! o Senhor é convosco! Bendita sois entre todas as mulheres! Amém.
projeto partilha disse…
Família Junqueira. Sua História e Genealogia, p.1093 Anna Francisca do Valle, nasceu em 14 de maio de 1768 e foi batizada no dia 29. Seus padrinhos foram: Bento Rabelo de Carvalho e Maria Teresa de Jesus(Cf. Thomazelli, p.82, Maria Teresa cc Inácio Franco, segundo com Bento Rabello de Carvalho. Maria Teresa irmã de Inácio Gomes da Rocha, c.c.Joana Maria da Conceição Gomes do Nascimento, segunda filha de João Gomes Nascimento). Anna Francisca casou-se em 1789, com Joaquim Bernardes da Costa (ou João Bernardo da Costa, nasc. Campanha e batizado em 1755, filho de Henrique da Costa e de Jerônima Maria de Jesus, nascida em Baependi.
projeto partilha disse…
P.1093 da referida obra - Família Junqueira: "O inventário de Ana Francisca teve início em 1810 e término em 22 de julho de 1825. Seu esposo Joaquim Bernardes da Costa foi seu inventariante; seus nove filhos (Anna Cândida do Valle, Joaquim Bernardo da Costa, João Cândido da Costa, Gabriel Flávio da Costa, Francisco Daniel da Costa, José Bernardes da Costa, Marianna Tridentina Junqueira, Antônio Faxardo da Costa e Tristão Severo da Costa) foram seus herdeiros. Os bens arrolados em seu inventário (Cart. Segundo Ofício Baependi - n. de Ordem 18 (...)"
projeto partilha disse…
Um recadinho para Munira da Costa.
Obra - Genealogia Família Junqueira, p.1094. 2-5 Gabriel Flávio da Costa, filho de Ana Francisca do Valle ou Ana Cândida Junqueira e casada com Joaquim Bernardes da Costa ou João Bernardo da Costa, nascido em Campanha. P.1154, "Gabriel Flávio da Costa, batizado em 1795, na Capela do Favacho, casou-se com Marciana Jesuína de Andrade (ou Mariana Bernardina de Andrade, filha de sua irmã Anna Cândida da Costa e de André Martins de Andrade." Dos 15 filhos, Joaquim Flávio da Costa, nasc. em Lavras, casou-se com Maria Ilydia, filha de Raphael dos Reis Silva e Maria Francisca de Rezende. Segundo casamento com Ricardina Francelina, irmã da primeira esposa. Não houve filho do primeiro casa/. Joaquim e Ricardina Francelina tiveram 6 filhos.
projeto partilha disse…
Joaquim Flávio da Costa, Fazendeiro em Três Corações, filho de Gabriel Flávio da Costa, teve com Ricardina Francelina 6 filhos: Maria Ilídia da Costa; Gabriela Ilídia da Costa Junqueira; Joaquim Flávio da Costa, c.c. sua prima Marciana Gabriela da Costa, filha de Francisco Alves da Costa e Maria Balbina da Costa - a mãe de Marciana era irmã do pai Joaquim; Filomena Cândida dos Reis; Marciana Francisca da Costa e Alcina Francisca da Costa.
Fica aqui nossa contribuição. Esperamos ter lhe auxiliado (ou complicado?). Luz e Sabedoria.
projeto partilha disse…
UMA CACHOEIRENSE DE GARRA - Dilce Borges. Publicado em EGESA Noticias. ano V. n.15 - junho/julho 2009. Em seu espaço, sob o "UMA MULHER DE GARRA", lê-se:
Dilce Borges, funcionária da Egesa há 11 anos, é um exemplo de força de vontade e determinação. Entrou na empresa em 1998 como recepcionista na Duplicação da BR-381, Fernão Dias. Desde então, demonstrou dedicação e comprometimento, passando pelos cargos de auxiliar de departamento pessoal e encarregada de pessoal. Em 2005 assumiu o cargo de chefe de escritório, na obra de Palmas - TO. Atualmente, Dilce administra a obra 308 - Gasbel II, juntamente com Olivério Cusini. Ele é responsável pelo canteiro principal, em Carandaí-MG, e ela fica com o canteiro de apoio, em Barbacena-MG. Quanto ao fato de ser a única chefe de escritório mulher na EGESA, Dilce diz sentir-se uma vencedora.
projeto partilha disse…
A cachoeirense Dilce Borges - UMA MULHER DE GARRA.
Cf.: EGESA NOTÍCIAS - PUBLICAÇÃO bimestral da Egesa Engenharia S/A
Rua Henriqueto Cardinalli, 200 - Olhos D´Água - Belo Horizonte - MG - 30390-082 www.egesa.com.br
Diretor-presidente: Elmo Teodoro Ribeiro
Produção Editorial: Egesa Engenharia S/A - setor de Marketing. Reportagem e redação: Carolina Macedo Martins
Projeto Gráfico e diagramação: Fábrika Comunicação Integrada
Jornalista responsável: Robson Fontenelle Reg. MG 05197 JP DRTE/MG
Tiragem: 3.000 exemplares impressos em papel reciclado.
projeto partilha disse…
José Balbino dos Reis e Francelina Teixeira Reis são pais de Laura dos Reis Junqueira, primeira mulher de José Lúcio Junqueira, nascido em 1880 e casado três vezes. Laura nasceu em Carmo da Cachoeira, em 09-03-1885. Seu casamento também ocorreu em Carmo da Cachoeira, Mas Gerais. Em Família Junqueira, p.1232, Lê-se: 3-7 Capitão Gabriel José da Costa Junqueira,c.c. Helena Estel de Souza (ou Helena Esther de Souza, filha de Lúcio Junqueira e Helena Romão. Em 4-4, mesma p.: José Lúcio Junqueira, nascido em 1880 (conforme acima citado).
projeto partilha disse…
Genealogia da Família Reis, p.132, José Balbino dos Reis, Fazendeiro, Fazenda da Mata, Município e Carmo da Cachoeira, Mias Gerais, pais de Laura Reis Junqueira, casada com José Lúcio Cruz, nascido na cidade de Conceição do Rio Verde. José Balbino é filho de José dos Reis Silva (p.120, genealogia Fam. Reis)casado com Mariana Theodora de Figueiredo, fal. em Carmo da Cachoeira, filha de João Rodrigues de Figueiredo e Felícia Cândida de Figueiredo.
projeto partilha disse…
José Balbino dos Reis é irmão de João Urbano dos Rei Figueiredo, c.c. sua prima Inocência Constança de Figueiredo; Ana Cândida dos Reis, c.c seu primo Joaquim Garcia de Figueiredo; Mariana Leopoldina dos Reis, c. em primeiras núpcias com Antonio Bittencourt de Amarante. Em segundas núpcias com Joaquim Severino de Paiva; Cândida Carolina dos Reis, c.c. Antonio Batista Figueiredo; Maria Theodora dos Reis Figueiredo, c.c. Antônio Teixeira de Rezende, segundo casamento, filho de Domingos dos Reis e Silva e Francisca Ricardina de Rezende; Felícia Generosa dos Reis, c.c. seu primo Urbano dos Reis e Silva, filho de Ana Generosa de Souza Meireles.

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.