Um pedacinho de chão, extremamente amado por muitos.
A primeira década do século XXI caminha para festejar o seu final, e temos observado, em Carmo da Cachoeira, a tendência do homem na busca de suas realizações pessoais, com forte interesse nas coisas do dia-a-dia e, em problemas circunstanciais.
Estes dão ibope: na mídia, nas esquinas, nos bares, na praça.
A tradição, inquestionavelmente, depositária da herança humana ficou para traz e passou a pertencer ao passado. O mundo transforma-se ao ritimo de muitas mensagens e pouco conhecimento, num misto de informação e tecnologia sem alma, sem raiz.
Antenas de comunicação externa estão fazendo parte dos telhados de casas e casebres das zonas rural e urbana. Poucos são os que falam embevecidos de sua terra natal, esquecidos que são parte daquele "pedacinho de chão" que lhe serviu de berço e foi protagonista de sua história.
Pessoas que ocupavam este "pedacinho de chão" com carinho, dedicação, doçura e compreensão. Estes, emanam Luz à todos os seus parentes, amigos e vizinhos. Estes, transmitem os valores de vida interior que não poderiam ser apagados ou esquecidos.
A humanidade induz e mostra a desavisados, caminhos revestidos de brilho e beleza irreais e pouco duradouros.
As Terras de São Pedro de Rates, na cidade de Carmo da Cachoeira surge como um um farol, que deve trazer de volta a segurança aqueles desavisados que a humanidade induziu ao brilho e não a Luz.
Valores de vida interior e preservados pela tradição foram vivenciados e serão sempre fomentados aqui nas Terras de São Pedro de Rates.
A arte do ilustrador Maurício José Nascimento, mostra aquilo que nosso coração vê, no centro da do município de Carmo da Cachoeira, um recanto bucólico de paz e reflexão.
Ilustração: José Maurício Nascimento- 2010
Próxima imagem:
Imagem anterior: Coral da Comunidade São Pedro de Rates.
Imagem anterior: Coral da Comunidade São Pedro de Rates.
Comentários
vertical: 9,8cm
No cronograma de atividades religiosas para a Comunidade Paroquial São Pedro de Rates consta: dia 20 de março, Via-Sacra. Na Capelinha de São Pedro de Rates, a Primeira Estação - Jesus é condenado à morte.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo celebrou, no sábado 20, Missa às 17:00 hs, com encerramento do Cerco de Jericó. Ao final inicia-se a procissão com destino ao Cruzeiro, instalado no alto do morro. Neste local houve a queima dos pedidos deixados durante o Cerco. A subida do Morro relembra o sofrimento de Jesus e seu Calvário. São 15 Estações. A reflexão realizada aos pés do morro e, portanto, junto a Capelinha que se vê na imagem do dia de hoje foi a seguinte: Vivemos em uma economia de mercado que coloca o aspecto financeiro acima de todos os demais e transforma tudo em mercadoria, que valoriza as pessoas pelo seu padrão de consumo, que cria vícios de acumulo do supérfluo como forma de alguém se sentir importante.
O pedido que é feito nesta primeira Estação pelos fiéis diz: Ó Jesus, vós que nos destes o exemplo de amor aos pequenos e humilhados deste mundo, ensina-nos a olhar para cada ser humano como a mais bela e mais importante obra da criação de Deus.
A cerimônia, presidida pelo Pároco, Pe. André é vivenciada pelos fiéis. Crianças, jovens, adultos e velhos sobem o morro em atitude de respeito e devoção. A imagem do ritual primou pela ordem e pela harmonia. Certamente, essas imagens fixaram-se na mente coletiva numa conexão com a substância eterna presente no lado imaterial da vida. Mistérios da Cruz. Da Cruz de Jesus Cristo e, através da qual o mundo foi remido. Por isso, nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.
Leônidas Augusto de Oliveira Andrade é filho de Waldemar Martins de Andrade, casado com Nilce de Oliveira Andrade, em 1943. Waldemar Martins de Andrade, filho de Leônidas Martins de Andrade e Mariana Luz de Andrade é natural de Luminárias, Minas Gerais e nasceu em 02/02/1914. São irmãos do ex-prefeito de Luminárias: Maraísa Andrade Machado; Paulo Fernando de Oliveira Andrade; Stela Regina de Oliveira Andrade; Celina Andrade Barbosa de Souza; Mariléia Andrade Machado; Waldemar Martins de Andrade Júnior; Reginaldo de Oliveira Andrade; Nilton de Oliveira Andrade (falecido).
Waldemar Martins de Andrade nasceu na Fazenda dos Monjolos - Luminárias, Minas Gerais, fazenda esta histórica. Segundo a tradição familiar a centenária fazenda foi visitada pelos cientistas austríacos Spix e von Martius.
Segundo a Genealogia Paulistana, título TolPizas_1, p. 460/461/462, 6-6 Marianna Brandina Gomes Ribeiro, casada com Antônio Máximo Ribeiro da Luz, juiz de direito da Campanha, onde ele faleceu em 1889, foram pais, entre outros de Felicidade Gomes Ribeiro da Luz, a Viscondessa de Caldas. São citados 9 filhos do casal.
Observação: a primeira mulher que a senhora cita como Ana Isabel Rezende é citada na Genealogia Paulistana, como ANNA IZABEL TEIXEIRA.
A Comunidade Paroquial São Pedro de Rates recebeu uma grande benção neste dia. Foi incluída no roteiro da Santa Missa desde dia que marca a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém. É final da Quaresma e início da Semana Santa. A missa começou na Comunidade Vovó Santana, Bairro do Bom Retiro, setor leste da Paróquia. Durante o Ato Penitencial, os fiéis são convidados a saírem em caminhada até a Matriz de Nossa Senhora do Carmo.
Lá, na Igrejinha, sob o orago da Mãe de Nossa Senhora, o celebrante, Pe. André Luiz da Cruz e os fiéis colocam-se a Serviço. Dizem: "Eis me aqui Senhor", vim para atender o vosso chamado, vim para louvar, agradecer, bendizer, adorar e estou inteiramente a seu dispor. Ao começar a celebração, o sacerdote inclina-se e beija o altar. Beijo endereçado ao Cristo, centro de nossa devoção. Após o Sinal da Cruz, " Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, onde cada fiel coloca sua vida e toda sua ação nas mãos da Santíssima Trindade, o sacerdote convida os presentes a realizarem o Ato Penitencial, caminhando pelas ruas da cidade. Enquanto, individualmente, cada um busca um contato com sua parte mais interna, Divina e, enquanto se reflete como está acontecendo sua vida em relação aos valores internos, o cortejo que, por ter se colocado nas mãos da Santíssima Trindade, move-se como Luz, iluminando o percurso por onde passava. É uma Luz caminhante distribuindo bençãos em seu trajeto.
Com gratidão em nossos corações pedimos a Deus Misericórdia:
Misericórdia, Senhor!
Misericórdia!
Misericórdia, Senhor.
Misericórdia.
nsradocarmo@hotmais.com Tel.: (035) 3225-1244/32251640
Dia 28 DOMINGOS DE RAMOS (Gesto Concreto da Campanha da Fraternidade)
Neste Domingo, aclamamos Jesus como Messias que vem realizar as promessas dos´profetas e instaurar definitivamente o Reino de Deus.
8h30 - Bênção e procissão de Ramos na Igreja de Sant´Ana e Frei Galvão, no Bom Retiro (Igreja Vovó Santana).
Trajeto da Procissão de Ramos: Saindo Igreja Sant´Ana e Frei Galvão, Rua Joaquim Vilhena Reis, a esquerda Rua Purcina Campos Reis, a direita Rua Amintas de Oliveira Vilela, a esquerda Rua Presidente Antônio Carlos, a direita Rua Olimpio Virgulino de Souza, a esquerda Rua Domingos Ribeiro de Rezende ( AQUI, O Santuário Mãe Rainha e as TERRAS SÃO PEDRO DE RATES), a esquerda Rua Arthur Tibúrcio, Praça do Carmo
10h00 - Missa de Ramos, na Matriz.
13h00 - Confissão na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Espraiado.
14h00 - Celebração na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Espraiado.
14h00 - Bênção de Ramos e procissão na Comunidade do Pauso Alegre.
19h00 - Missa na Igreja Matriz
(continua)