Fé e depressão - a cura está dentro de você.


Atualmente, ouve-se dizer que a depressão é o mal do século e ela vive rodeada de mitos. Devemos deixar de lado os paradigmas de que depressão só ataca pessoas fracas e sem fé. É obrigação nossa, como seres humanos e cristãos, estar sempre atentos com relação às nossas reações físicas, pois o corpo fala, nos dá sinais de como está a nossa saúde mental e espiritual. Por essa razão, fiquemos também atentos às pessoas que estão ao nosso redor e nos procuram, pois podem estar sofrendo caladas, esperando uma abertura de nossa parte, nem que seja uma pequena “fresta”, para falarem de seus sentimentos e suas dores.

A depressão é uma "oportunidade". É o momento rico de parar para avaliar sua fé, para escutar, e, sobretudo, para aprender. Somente se sentindo "para baixo" (depressão = pressão para baixo) é que o homem reconhece que existe alguém maior do que ele e que poderá ajudá-lo, bastando para isso que suplique por essa ajuda, que olhe para o Alto e contemple a salvação que só pode vir do Senhor.

Não precisamos nos envergonhar diante de uma depressão, porque não significa que somos inferiores aos outros, mas sim que precisamos de ajuda para reagir e encontrar o verdadeiro caminho a ser seguido. Certamenteé sempre bom termos fé, confiança, esperança e crer em uma força superior que possa nos guiar para - quem sabe? - superar as dificuldades com mais facilidade.

A cura está dentro de você; basta voltar o olhar para si mesmo e se perceber, pois a recuperação somente tem início após a aceitação do seu estado.

Maisa Marques Nascimento
Psicóloga

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.

Palanques e trincheiras na defesa dos quilombos.