A Trezena de Santo Antônio no bairro da Estação.



Este ano tivemos que alterar algumas coisas em relação aos anos anteriores, nos preparativos para a celebração de Santo Antônio. Três pessoas fortes da equipe de organização não estão mais entre nós. Lembremo-nos delas em nossas orações. Segundo as informações, eram três pessoas dedicadas ao serviço da preparação da festa – três, como a concepção da Santíssima Trindade. No entanto, neste ano, o grupo se resumiu a uma pessoa: aberta ao diálogo com outras pastorais e movimentos, a organizadora da Trezena de Santo Antônio, Zezinha, deu o pontapé inicial para que o povoado se preparasse para celebrar o seu Padroeiro.

Lembrando o que Jesus ensinou, a organizadora não se deixou abalar pela falta de colaboradores e com convicção manteve-se otimista na certeza de que o Espírito Santo não a deixaria só. Ele haveria de despertar o espírito de colaboração em outros membros da comunidade, para que a Trezena de Santo Antônio não fosse interrompida, após tantos anos. Com lápis e papel nas mãos, Zezinha começou a elaborar uma escala dos participantes na Trezena de Santo Antônio. Ela buscou a ajuda dos movimentos paroquiais que, como redes de solidariedade, são missionários e aceitam tudo que seja para anunciar Jesus Cristo.

Elaborou a escala e apresentou a proposta a estes grupos: Legião de Maria, RCC, Terço dos Homens, Pastoral do Dízimo, Pastoral do Crisma, Ministros da Eucaristia, Grupo de Casais e Comunidades São José Operário, Divina Misericórdia e Estação.

A fraternidade sempre presente, que não é um grupo qualquer, mas é um impulso que leva os católicos a serem ativos na obra concreta, emerge com força, levando todos a darem seu sim para a proposta apresentada pela Zezinha. E a escala ficou assim:

1. Sexta-feira – Encontro de Casaisv 2. Sábado – RCC Adulto
3. Domingo – Pastoral do Dízimo
4. Segunda-feira – Terço dos Homens
5. Terça-feira – Divina Misericórdia
6. Quarta-feira – Bairro da Estação
7. Quinta-feira – Legião de Maria
8. Sexta-feira – Legião de Maria
9. Sábado – RCC Jovem
10. Domingo – Bairro São José
11. Segunda-feira – Pastoral do Crisma
12. Terça-feira – Pessoas que moram no bairro
13. Quarta-feira – Ministros – Morada do Sol

Comunidade da Capela Santo Antônio da Estação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.

Palanques e trincheiras na defesa dos quilombos.