São Francisco de Sales diz que a fé viva opera pela caridade e nós mostramos que de fato somos de Deus quando somos Dele por fé e por obra. Ser de Deus é um dom de Deus, dom que Ele não recusa a ninguém, mas oferece a todos os que de bom coração consentirem em recebê-lo. A salvação, pois, está disponível para todos, mas só aqueles que estendem a mão para recebê-la a alcançam. O livre-arbítrio decide isso. Está na escolha de cada um, enquanto peregrina por esta terra, tomar essa decisão e estender a mão, abrir a mão para a obra da caridade.
A obra de Deus é a caridade. Se escolhermos ser Dele, devemos abraçar a fé que Ele nos deu e arregaçar as mangas para nos tornarmos obreiros da caridade. Só assim seremos dignos da herança que nos foi prometida e receberemos a graça de partilhar do Reino do Pai, onde habita a Justiça, onde reina a Paz e onde o Amor é a única linguagem.
Em sua obra Tratado do Amor de Deus, São Francisco de Sales usa uma expressão muito feliz para definir os que são de Deus. Diz ele que somos enxertos espirituais enxertados na haste de Jesus Cristo, que é a árvore do Espírito Santo. Se permanecermos Nele, daremos fruto, o fruto da caridade. Se dessa árvore da vida nos desligarmos, ao final seremos lançados ao fogo, como galhos inúteis. (Jo 15)
Sejamos de Deus por fé e por obra, e Deus será nosso pela graça!
Comentários