Município Sustentável e o Dia Mundial do Meio Ambiente.



A cada ano, é escolhido um país para sediar as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste 5 de junho é a vez do Brasil que também acolherá, duas semanas depois, a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a RIO+20.

O tema central proposto para a celebração ambiental deste ano é a “Economia Verde”. Apesar de ser uma proposta justa, que poderia resultar em melhor qualidade de vida, na prática ela tem-se mostrado inócua ou pior que isso, pois não ataca a principal causa da devastação ambiental: o atual modelo predatório de desenvolvimento, baseado no consumismo e na prevalência da riqueza gananciosa sobre os direitos humanos e sobre o respeito à Mãe Terra, como afirma Leonardo Boff.

A Presidenta Dilma, sensível ao problema, expressou esperança de que a Rio+20, sobretudo através da Cúpula dos Povos, venha a apresentar um novo paradigma, como solução à crise global: “um outro mundo possível”. Isso nos anima a esperar que ela comprove esse posicionamento, repudiando as mudanças no Código Florestal aprovadas pelo Congresso Nacional, especialmente no que se refere à anistia dos responsáveis por crimes ambientais, à manutenção da reserva legal e à exigência de desmatamento zero.

É diante desse panorama, que a PASTORAL DA ECOLOGIA DA DIOCESE DA CAMPANHA inicia uma Campanha com o objetivo de promover a conscientização ambiental e estimular o voto consciente nas próximas eleições municipais, em busca da construção de um município sustentável.

O lançamento dessa Campanha será feito no Dia Mundial do Meio Ambiente, quando muitos eventos estarão sendo realizados em todo o Planeta para marcar essa celebração global. A proposta da Pastoral da Ecologia pretende envolver todas as paróquias da Diocese em uma ação concreta e tem, como principal instrumento, uma Cartilha intitulada Construindo um Município Sustentável. Espera-se desencadear uma interação positiva e de interesse público entre eleitores e candidatos: os candidatos serão convidados a assinar uma Carta Compromisso em defesa do meio ambiente e da sustentabilidade municipal, caso sejam eleitos no pleito de sua cidade.

A cartilha será lançada no Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho, terça-feira, às 19h30, em sessão popular que terá lugar no Auditório da Paróquia São Sebastião, em Varginha. VENHA PARTICIPAR!

A abertura do evento será feita pelo nosso Bispo Diocesano Dom Diamantino e contará com animação musical, exposições e debates coordenados por personalidades especialmente convidadas.

Município Sustentável significa um futuro melhor para todos! Com seu voto você pode construir uma cidade feliz! Participe e divulgue esta campanha!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.

Palanques e trincheiras na defesa dos quilombos.