Um pouco sobre os Mendes de Minas Gerais

Mendes é um sobrenome que nos chama a atenção sempre que deparamos com alguém que o assine. Aliado a "de Andrade" nos reporta a uma personagem que faz parte de nossa história - uma Mendes de Andrade foi nora de Manoel Antonio Rates, pelo casamento com Miguel Antonio, seu filho.

José Mendes, nascido em Douradinho em 27-03-1861, filho de Francisco Sales Mendes foi motivo de trabalho acadêmico. Douradinho, outrora Montuca (Mutuca), e hoje Elói Mendes (Eloy), situa-se na "Província de Minas Gerais", segundo o texto. Esse território faz divisa com o Município de Monsenhor Paulo, Minas Gerais. Douradinho, Espírito Santo da Mutuca, Mutuca, (Montuca, conforme aparece no texto) ou Eloy Mendes, além de ter servido de berço para José Mendes, o foi também para o Barão de Varginha - Joaquim Eloy Mendes, filho de João José Mendes e Bárbara Maria Rangel. A Baronesa chamava-se Marianna Bárbara da Conceição.

Écio Antônio Portes, Doutor em Educação, Professor do Departamento das Ciências da Educação da FUNREI - Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei, publica texto em: Écio Antônio Portes - Windows Internet Explorer. O trabalho faz parte do cap. I de sua tese de doutoramento: Trajetórias escolares e vida acadêmica do estudante pobre na UFMG. Tese orientada pela Prof. Dra. Maria Alice Nogueira, Magda Soares e Carlos R. Jamil Cury. A Prof. Maria do Carmo Peixoto assessorou os estudos em caráter individual realizado pelo doutorando. José Mendes foi um dos estudantes citados que, a semelhança do sociólogo Florestan Fernandes, "o engraxate que virou sociólogo", chegou a Universidade. José Mendes tornou-se advogado e, seduzido pelas promessas da modernidade e comprometido com suas origens alça voo, conhece a cultura dominante e dela se apropria e a transforma.

Projeto Partilha - Leonor Rizzi

Próxima matéria: A Família Azevedo e o capitão Francisco José.
Artigo Anterior: Pe. Manoel, Ary Florenzano e Cachoeira.

Comentários

Olá! Sou filho de Ana Mendes de Azevedo (in memorium), nascida aos 07 de setembro de 1928, na cidade de Elói Mendes - MG, que foi casada pela segunda vez com José Jacinto de Oliveira (meu pai), natural de Paiolinho. Segundo ela nos contava, seu pai ( Venâncio Mendes de Azevedo) era filho deserdado de Joaquim Elói Mendes. Estou pesquisando sobre a história da minha familia. Você saberia me dizer se estas informações procedem?
Marco Pilleggi disse…
Acho muito interessante um estudo mais aprofundado sobre a história de Minas Gerais. O que me atraiu para este blog, foi o nome Mendes. Estou a procura dos Mendes dos Santos. Em particular, os pais de Jacintho Mendes dos Santos e Luiza Maria da Cunha. Agradeço qualquer informação que me possa ser enviada. Meu email é marcopilleggi@hotmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.

Palanques e trincheiras na defesa dos quilombos.