O contexto histórico da chegada dos Correios em cachoeira
No século XIX, em 1832, a Vila de Lavras do Funil estava dividida em freguesias: São João Nepomuceno, Carmo da Boa Vista de Ingaí e Rosário.
Algumas novidades marcaram os primeiros tempos da então Vila de Lavras do Funil, como por exemplo: a abertura da primeira Sessão de Júri em janeiro de 1834; a instalação do Correio do mesmo ano, entre outros investimentos públicos.
Recorremos a obra de Mario Marcos Sampaio Rodarte (1999). A pertinácia do antigo núcleo central minerador na expansão da malha urbana das Minas Gerais oitocentistas. Belo Horizonte, MG. UFMG/Cedeplar, para tentar entender a ideia que norteava a formação dos núcleos populacionais, nos idos anos que antecederam 1850 (primeira metade do século XIX). Concluiu-se que, a rede de cidades em Minas estava ainda centrada no Antigo Núcleo Minerador.
O arraial dos Rates a época mantinha esta Concepção:
- a casa dos descendentes de Manoel Antonio Rates - junto ao Ribeirão do Carmo aos pés do Morro do Cruzeiro;
- a belíssima casa dos descendentes do Rates;
- a casa de residência de José Godinho Chagas;
- a Casa Nova dos Rates; e
- animais soltos na rua Domingos Ribeiro de Rezende.
Residência Urbana da Fazenda da Urtiga |
Casa da família Manoel Antonio Rates e Maria Costa Moraes |
Casa na atual rua Domingos Ribeiro de Resende esquina com rua Olímpio Virgulino de Souza |
a casa da esquerda era residência José Godinho Chagas, tabelião pai de padre Godinho |
fundos da casa nova dos Rates vista a partir do ribeirão do Carmo |
Construção na atual rua Domingos Ribeiro de Rezende esquina com a rua Francisco de Assis Reis em Frente a Comunidade São Pedro de Rates |
Casa Nova dos Rates residência de Francisco Rates na rua Domingos Ribeiro de Rezende |
animais soltos na rua Domingos Ribeiro de Rezende em frente a casa nova dos Rates |
Centrada no Antigo Núcleo Minerador, os principais polos urbanos eram: Ouro Preto e Serro Frio. Na segunda metade do século, o plantio de café transforma Juiz de Fora e Mar da Espanha, na Região da Mata em dois dos maiores polos econômicos. Em seu estudo, Mario Marcos cita Paiva (1996):
Assim fundamentado, Mario Marcio supõe que, mesmo antes de se ter arrefecida a euforia mineradora, os habitantes dessas áreas passaram a dedicar a outras atividades econômicas ocupando e desbravando territórios inexplorados a partir do núcleo minerador central.
Como funcionava o Correio em Carmo da Cachoeira
Os Correios funcionam como fluxo de comunicação. Nos anos oitocentos aparece a figura de condutores que faziam o transporte da correspondência entre as cidades e não diretamente nas residências. Os moradores iam até às agências retirar a encomenda.
Era assim que acontecia em Cachoeira.
O Almanack do Sul Mineiro do ano de 1884, organizado e elaborado pelo Jornalista Bernardo Saturnino da Veiga, da Cidade de Campanha, dá como Fiscal Distrital da freguesia do Carmo da Cachoeira, do Município do Espírito Santo de Varginha e Comarca de Três Pontas, o nome de João Batista da Fonseca.
Em 1882, o Alferes João Baptista da Fonseca aparece na municipalidade - Câmara de Varginha exercendo a função de Procurador. O mesmo o Almanack coloca como CORREIO, o nome do Agente, João Nestley.
Documentos locais
Livro de Nº 18 - Escritura de compras e vendas de terras, contratos de locação e procurações 1888 - 1896, assinado, como termo de abertura pelo Tabelião e Escrivão de Paz, Joaquim Candido Abreu, Freguesia da Cachoeira 12.12.1889.
As folhas 8 do livro supra citado, em 2.12.1889, lê-se:
n’esta freguesia do Carmo da Cachoeira, município de Varginha em meu cartório compareceu o senhor JOÃO NESTLE, AGENTE DO CORREIO desta freguesia (...) constitui e nomeia procurador em OURO PRETO, Capital do Estado de Minas (...). Declara que “tudo é relativo aos seus vencimentos como AGENTE DO CORREIO. Testemunhas: Major Herculano Martins da Rocha. Alf. Joaquim Gouvea da Fonseca.
João Jacob Nestle faleceu deixando testamento e em 16.3.1896, neste districto de Carmo da Cachoeira, Maria Albertina Nestle constitui procurador o Dr. Alfredo de Vilhena Valladão para tratar (...) de seu pai, João Jacob Nestlé. Testemunhas: Joaquim Garcia da Fonseca e Astolpho de Rezende. Assina o tabelião, Adelino Eustáchio d’Oliveira em 12.12.1889. Assina: Antonio Dias Pereira de Oliveira vereador em Varginha.
Comentários