Padre José Procópio Júnior em Carmo da Cachoeira

Paróquia Nossa Senhora do Carmo sob nova guiança Editorial Sai Pe. Daniel Menezes, e assume como administrador paroquial da acolhedora cidade de Carmo da Cachoeira, em fevereiro de 2019, o Pe. José Procópio Júnior. "Não cabe à pedra escolher o lugar que deve ocupar no edifício. Assim também não cabe à nós criaturas ditar ao Criador o que deve acontecer em nossa vida, pois Deus é quem sabe e dispõe com sabedoria própria." − Dom Servílio Conti, IMC Como página que observa os acontecimentos neste pedaço de chão mineiro, limitado por montanhas e que, segundo o cachoeirense Padre Godinho, “todas são azuis”, registramos o remanejamento ocorrido entre padres ligados a Diocese da Campanha no ano de 2019. Entre as mudanças encontra-se a Paróquia Nossa Senhora do Carmo/Carmo da Cachoeira – MG. Sai nosso querido Padre Daniel Menezes. Por ele continuamos a rezar e o devolvemos, entre lágrimas e a esperança de um dia tê-lo entre nós. Somos eternamente gratos e devedores. Entr
Comentários
Escriptura
Escriptura de permuta que entre si fazem o Soutor Mathias Antonio Moinhos de Vilhena e sua mulher e Francisco de Assis Reis de suas fazendas como abaixo declara.
Saibão quantos esta virem que, sendo no anno do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e noventa, aos soze dias do mes de fevereiro, do dito anno nésta freguesia do Carmo da Cachoeira, Termo de Varginha, Estado de Minas Gerais, em meu cartório comparecerão presentes partes havidas e contratadas a saber - como outorgantes e outorgada Doutor Mathias Antonio Moinho de Vilhena e sua mulher sona Maria Carolina Gouvêa Vilhena (...)
M. Vilhena, receba nossa gratidão. Temos um grande parceiro em ANÍBAL DE ALMEIDA FERNANDES, oitavo neto do português, ANDRÉ DO VALLE RIBEIRO (século XVI), casado com TERESA DE MORAIS. Entre os 13 Titulares do Império no século XIX está o BARÃO DE LAVRAS - João Alves de Gouveia. Rua João Alves de Gouveia, em Carmo da Cachoeira, século XX, era a denominação da que hoje é chamada Rua Veiga Lima. No passado, a denominação se deveu dada a presença de uma casa de descendentes do referido Barão. Ela fica ao lado da casa de dona Zilah do Percy - Rua Veiga Lima ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, no Largo da Matriz.
Cf. o trabalho de Anibal de Almeida Fernandes em Família RIBEIRO do VALLE de São João ... - Windows Internet Explorer
QUEM FOI MARIA CLARA UMBELINA? Esta é uma de nossas buscas. Com persistência e determinação seguramos esta bandeira até que alguém nos venha substituir. Estaria ela inserida na linhagem apontada pelos descendentes de André do Valle Ribeiro e da paulista "MORAIS"/Moraes? Certamente está. O que o registro nos diz é que ela foi a primeira mulher de José Fernandes Avelino, doador de metade do patrimônio para formação da freguesia do Carmo da Cachoeira. Outra metade foi doada pela FAMÍLIA RATES. Tudo em família, não?
O tempo é o senhor da razão.
Um domingo iluminado a todos e, em especial, a M. Vilhena que nos possibilitou a oportunidade de partilhar nossos questionamentos.
Antônia Francisca Villela era a oitava filha de Manoel Joaquim Villela casado com Helena Bernardina Junqueira, neta de Helena Maria do Espírito Santo (filha de Inácio Francisco e Maria Tereza de Jesus. Helena é conhecida, também, como Helena Francisca Junqueira).
Antônia Francisca Villela era neta de José Joaquim Vilella/Villela, batizado no Porto do Rio Grande - Carrancas em 30-03-1750 e casado com Maria Mendes de Brito, nat. de Aiuruoca, filha de Antonio Vieira(Dourado) e Francisca de Macedo (Moraes) Cf.: Projeto Compartilhar. José Joaquim faleceu em 20-06-1823 em Espírito Santo dos Coqueiros, freguesia de Nossa Senhora das Dores do Pântano.
Manoel Joaquim era irmão de Mariana Clara Villela, casada com Martinho Dias de Gouveia. Mariana faleceu na Fz. Chamusca, freg. de Lavras em 12-11-1825. Foram pais de Maria Carolina de São Joaquim (ou de Gouveia), nascida em 1814 e falecida em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais em 15-05-1872, casada com Antonio Joaquim Alves.
Irmãos de Mariana Clara Villela: Manoel Joaquim Villela; Antonio Joaquim Villela; Joaquim Leonel Villela; Francisco Joaquim Villela; José Joaquim Villela; Ana Theodora Villela; Maria Silvéria Villela; Dorothéia Claudina Villela e Boaventura Tomás Villela.