O frade menor São Maximiliano Maria Kolbe.

- 14 de agosto -

Nasceu na Polônia em 1894. Em1907 ingressou para a Ordem Franciscana dos Frades Menores. Destacou-se por sua intensa devoção a Nossa Senhora e pelo extenso trabalho missionário que chegou até o Japão. Em 1917 fundou a Milícia da Imaculada, associação apostólica que tem por lema: “Conquistar o mundo inteiro a Cristo, através da Imaculada”. Abriu uma Tipografia para publicar a revista Cavaleiro da Imaculada, com tiragem de 1 milhão de exemplares. Montou também uma emissora de rádio.

Durante a Segunda Guerra Mundial abrigou muitos refugiados judeus e, em 1941, foi levado prisioneiro para o campo de concentração de Auschwitz, onde foi executado no mesmo ano. Antes de morrer, foi capaz do maior ato de amor, de dar a vida pelo semelhante: no meio das atrocidades do campo nazista, ofertou-se para tomar o lugar de um pai de família que fora condenado, junto com outros 9, a morrer de sede e fome. Passadas 2 semanas, apenas 4 sobreviveram, entre eles São Maximiliano, para serem, em seguida, sumariamente executados pela guarda nazista.

Em 1982 foi canonizado pelo Papa João Paulo II como mártir da caridade, na presença daquele mesmo pai de família que sobreviveu aos horrores dos campos de extermínio da loucura nazista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.

Palanques e trincheiras na defesa dos quilombos.