A Campanha da Fraternidade, promovida desde 1964, tem como objetivo sensibilizar a população sobre a dura realidade daqueles que não têm acesso a assistência à saúde. A Campanha deste ano defende a saúde integral. O nosso bem maior é a vida: o corpo e a alma. A CNBB grita junto com os doentes que morrem sem atendimento, aguardando nas filas dos hospitais.
Diz o texto da CNBB: “Nas línguas antigas é comum a utilização de um mesmo termo para expressar os significados de saúde e de salvação.” Soter, em grego, é aquele que cura e salva ao mesmo tempo e salus, em latim, se resume na dura experiência daquele que necessita ser curado e salvo ao mesmo tempo por outros" (médico e Deus).
O texto da Campanha da Fraternidade deste ano (Saúde e salvação para a Igreja) diz: “A experiência da doença mostra que o ser humano é uma profunda unidade pneumossomática.” Não é possível separar corpo e alma. Quando estamos doentes, principalmente se for uma doença grave, percebemo-nos impotentes diante de nós mesmos e dos outros, sentimos necessidade de nos reconciliarmos com os outros, com Deus, através dos sacramentos e conosco mesmos. A doença é, por isso, um forte convite à reconciliação e à harmonização com o nosso ser.
O Guia para a Pastoral da Saúde elaborado pela Conferência Episcopal Latino-Americana - CELAM diz que saúde é afirmação da vida e a define assim: “saúde é um processo harmonioso de bem-estar físico, psíquico, social e espiritual, não apenas ausência de doença, processo que capacita o ser humano a cumprir a missão que Deus lhe destinou, de acordo com a etapa e a condição de vida em que se encontra.”
Cada ser humano é único, amado e escolhido por Deus; sendo assim, Deus não quer o nosso mal.
Doença é fruto do pecado original, como diz o livro do Gênesis. E nós, seres humanos, temos o dever de cuidar do nosso corpo e da nossa alma, para estarmos capacitados a cumprir a missão de Deus em nós.
Entendemos que a saúde requer harmonia entre corpo e espírito, entre pessoa e ambiente, entre personalidade e responsabilidade.
Temos muitas citações bíblicas que falam da saúde: Mt 15,29-31; Mt 25; Jo 10; Lc 14; Lc 10,30-35; Mc 1,30; Mc 3,1-5; Mc 21-34; há também os documentos da CNBB que vêm orientando e chamando nossa atenção para o cuidado da saúde em geral, levando-nos a refletir e questionar vários pontos: o que estamos fazendo como igreja para promover os meios para cuidar da saúde? Temos estudado os documentos da CNBB, a Bíblia e seus Evangelhos com a devida atenção e cuidado?
Irmã Vitória Nazareth de Oliveira
Comentários