Detalhe de imagem sacra de fazenda sul-mineira.

Registro de venda onde aparece como vendedor Joaquim Theófilo Bottrel e sua mulher dona Francisca de Paula e Oliveira ao Alferes Marcelino dos Reis. A venda aconteceu na casa do Alferes Domingos Marcelino dos Reis, falecido em 1872, na Fazenda da Serra, Carmo da Cachoeira, Minas Gerais. Domingos foi casado com Felícia Constança de Figueiredo que após enviuvar-se contraiu segundas núpcias com José dos Reis Silva Rezende (Resende).

José Fernandes Avelino aparece como louvado no inventário de Domingos Marcelino dos Reis. O inventário teve início em 7 de fevereiro de 1873, na Fazenda da Serra, distrito de Carmo da Cachoeira, Termo de Lavras do Funil. A família Bottrel (Botrel), descendente de franceses, através de uma filha de João Augusto Bottrel , ligou-se a família Sousa Reis e Sandy. Essas famílias estão ligadas a Varginha, Três Pontas e Carmo da Cachoeira, no sul de Minas Gerais.

Fazenda dos Tachos - Carmo da Cachoeira, MG
Foto:
Evando Pazini - 2007 - Arte: TS Bovaris

Próxima imagem: Negritude no átrio da matriz de Cachoeirense.
Imagem anterior: Cena típica da tradicional Minas Gerais.

Fonte. Livro N.4, fls.14

Comentários

projeto partilha disse…
Em "Maria Emerenciana de Andrade", leia-se, entre tantas e ricas informações, a seguinte, postada em agosto, 25 th, 2009: "(...) Joaquim de Santana foi o pai de Maria Emerenciana de Andrade. Ou seja, meu hexavô, É nesse ponto que se deu o que chamo de 'quebra de varonia' (...). Cf.: Genealogia Andrade. Posted by Adauto - agosto 4th, 2009.
projeto partilha disse…
MIGUEL TEIXEIRA JUNIOR, casado com Rosalina Costa foi Tabelião de São Pedro de Rates, antiga Aldeamento - ES. Cf.: Descendentes de Venancio José de Almeida e Costa. Venâncio foi casado com Ana Paula de Sena, filha de João de Brito, casado com sua sobrinha, Maria Almeida. Veja www.cantoni.pro.br/almeida/venancio.html
projeto partilha disse…
"Francisco Joaquim de Oliveira Dias, legatário do tio Francisco, em 1853 era morador no Distrito da Bagagem". O tio Francisco era o Capitão Francisco José Dias, batizado aos 11-04-1790 em Ouro Preto - Minas Gerais e falecido em 28-11-1848, no estado de solteiro. Os irmão do Capitão Francisco foram: José Lourenço Dias; Cândido José Dias, casado com Cândida Emília Júlia; Maria Eleadora de Jesus, casada com o capitão Francisco Coelho Durões de Faria; Severina Eleadora de Jesus ( ou Cândida do Nascimento), em 1849, viúva do Alf. João Antonio Cardoso e Carlota.
projeto partilha disse…
Um fragmento datado de 17 de agosto de 1870 e que corresponde às fls.24v. do Livro N.4. É um Termo de lançamento em que MESSIAS JOSÉ ANTONIO, senhor e possuidor de uma parte na escrava Maria, filha de Bernardina, que houve por herança de "minha finada avó SILVÉRIA MARIA DE JESUS."
projeto partilha disse…
Antonio Pereira de Gouveia (II), filho de Mariana Felisbina dos Reis e de Antonio Pereira de Gouveia (I) tem registro de Escritura de compra e venda anotado no Livro N.4, fls.26, em 19-04-1870. "(...) que fas Antonio Pereira de Gouveia e sua mulher dona Anna Ledovina de Abreo (Ana Ludovina de Abreu) a José Bernardes dos Reis Pinto (...) mais doze alqueires de campos na Fazenda da Chamusca citada Vargem Grande (...)."

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.

A Família Campos no Sul de Minas Gerais.