Pular para o conteúdo principal

As três ilhoas de José Guimarães

Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo


Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes.

Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia.

Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações:
E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mais senhores em princípio destes declarados queiram aceitar serem meus Testamenteiros bem-feitores, administradores de meus bens, e tutores de meus filhos menores, e curadores de seus bens, para lhes arrecadarem, administrarem, venderem em praça e fóros dela, cobrarem, arrecadarem, empregarem, e remeterem tanto pela parte de meus filhos como legatários para que os hei por abonados, e lhes faço cessão e trespasso de todo o domínio que em meus bens tenho como se em minha vida lhos empregasse, e lhes concedo os poderes que em direito posso e me são concedidos.
Por procuração datada de 26 de setembro de 1830, às fls. dos autos de Inventário de Diogo Garcia da Cruz, passadas na Fazenda Alegria, distrito do Curato de São Bento do Cajuru, termo da Vila de Batatais, D. Inocência Constança de Figueiredo substabeleceu poderes às seguintes pessoas: (...) na Vila de Lavras, Minas: Francisco Garcia de Figueiredo, Dr. José Jorge da Silva, Manoel Carlos (...).

Outro trecho do inventário, D. Inocência Constança de Figueiredo declara, “fiz com meu filho Francisco uma troca de terra pertencente à minha terça na Fazenda Paraíso, termo de Lavras, por outra parte que o dito meu filho possuía nesta fazenda, a que tudo consta por escritura pública a qual dou por firme e válida; assim mais uma doação de terras na fazenda do Paraíso ao Padre Vitoriano Inocêncio Vilela (Revmo. Victoriano Inocêncio Villela) de que passei por escritura, a qual também quero que seja firme e valiosa”.

Os dados aqui citados são resultado de pesquisas realizadas nos estudos feitos por Ricardo Gumbleton Daunt - Diogo Garcia da Cruz; por Denise Cassia Garcia - Os Garcia “Frades”; por José Guimarães - AS TRÊS ILHOAS; e tantos outros. Sobre este último citado, escreve Denise Cássia Garcia:
O conceituado genealogista e historiador mineiro, Dr. José Guimarães, em exaustivas pesquisas e auxiliado por informações valiosas dos também genealogistas Drs. Cid Guimarães, Ary Florenzano e Monsenhor José do Patrocínio Lefort em uma série de artigos publicados na "Revista Genealógica Latina", revelou-se um respeitável pesquisador da origem genealógica das Ilhoas e de seus descendentes, fazendo um trabalho magnífico.
Foi, seguido deste singelo bilhetinho que a obra "As Três Ilhoas" de José Guimarães, está em nossas mãos:

Prezada Leonor

Vai aqui o livro, uma Obra Póstuma, do meu marido José Guimarães. O livro vem completar a coleção da genealogia das Três Ilhoas, lançada em 1989. Agradeço a grande pesquisadora e genealogista Marta Maria Amato, pelo enriquecimento proporcionado pelas suas pesquisas.

Gostei de saber que o Projeto Partilha está colaborando com o resgate da "História de Carmo da Cachoeira". Temos em nosso arquivo alguns dados das paróquias de Campanha, onde tem alguma coisa sobre sua cidade:a terra do Pe. José Bento Ferreira. Será?

Atenciosamente
Leyde M. Guimarães
Ouro Fino, 15.8.2006

Finalizando, citamos um pequeno trecho da Lei nº 805, de 5 de julho de 1857, que eleva a capela de Nossa Senhora do Carmo à categoria de freguesia.

Art. 2º - As divisas desta nova paróquia serão: da Barra do Ribeirão, que vem da Fazenda de Francisco Garcia, por ele acima divisando com a Freguesia de S. João Nepomuceno, até o alto da Serra Rica (...).

Comentários

Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
As páginas iniciais da referida obra, ano de 1998, traz, o que Roberto Vasconcellos Martins e dona Leyde MORAES Guimarães e filhos, denominam de:

UMA EXPLICAÇÃO NECESSÁRIA

Quando publicamos os primeiros volumes das TRÊS ILHOAS, deixamos bem claro que as pesquisas de José Guimarães, em sua grande parte, haviam se estendido sobre ANTÔNIA DAS GRAÇAS e JÚLIA MARIA DA CARIDADE e que os estudos sobre HELENA MARIA DE JESUS, pelo fato de já ter sido amplamente divulgados por Arthur Rezende no Terceiro Volume da GENEALOGIA MINEIRA, seriam publicados apenas com suas pesquisas inéditas.
Entretanto, ficou decidido que seriam organizadas essas pesquisas acrescentando-se o trabalho de Miguel de Figueiredo Côrte-Real, A Origem dos Rezendes, e as pesquisas de Monsenhor José do Patrocínio Lefort, Vanderley dos Santos, Roberto Vasconcelos e, posteriormente, Marcos Paulo de Miranda e Maria Marta Amato, de quem, desta última, inserimos ainda, além de outras pesquisas e com sua devida autorização, o Testamento de João de Resende Costa e a Original Açoriana das Três Ilhoas, já pesquisada por José Guimarães e agora confirmada com certidões tiradas dos livros da Igreja Nossa Senhora das Angústias, no Faial, onde ressalta também que as Três Ilhoas tiveram pelo menos dois irmãos: José e Antônio Nunes, nomes também confirmados pelo Sr. Joaquim Caldeira, de Tapiratiba, com diversas certidões extraídas dos referidos livros.
Assim, podemos considerar este trabalho enriquecido principalmente com essas pesquisas atuais que, temos certeza, só se concretizaram com as indicações de 50 anos de caminhos abertos pelo nosso saudoso José Guimarães.
Por muitos motivos alheios a nossa vontade, restringimos-nos a abordar as primeiras gerações de HELENA MARIA DE JESUS.
Pretendemos, ainda sem previsão de tempo, publicar volume exclusivamente dedicado aos adendos e correções.
Portanto, agradecemos antecipadamente a todos aqueles que nos enviaram informações com acréscimos ou correções do material já publicado.
A todos que direta ou indiretamente contribuíram para esta realização, a nossa gratidão.

Roberto Vasconcellos Martins,
Leyde Moraes Guimarães e filhos.
outubro de 1998.
Anônimo disse…
Quem foi a HELENA MARIA DE JESUS, segundo o contido na obra mostrada na página de hoje. Lê-se, p.13:

Helena Maria, como é citada com maior frequencia, Helena Maria de Rezende (pelo casamento), ou Helena Maria de Jesus, segundo consta nos testamentos de seus filhos Julião da Costa Rezende e Maria Helena de Jesus, e no assentamento de batismo de sua filha Teresa Maria de Jesus, era a mais nova das Três Ilhoas. Natural da freguesia de N. Sra. das Angústias, da vila de Horta, ilha do Faial, Bispado de Angra, onde nasceu em 15-1-1710 e foi batizada aos 19-1-1710. Passou para o Brasil em 1723, na companhia de sua mãe Maria Nunes e suas irmãs Júlia Maria da Caridade e Antônia da Graça, esta última junto com o marido Manuel Gonçalves da Fonseca e suas filhas menores Maria Teresa e Catarina de São José.
Desembarcaram no Rio de Janeiro, passando para Minas na companhia do conterrâneo Diogo Garcia que já se encontrava no Brasil, passando a residir no Rio das Mortes Pequeno, da freguesia de São João del-Rei. Uma sobrinha de Diogo era casado com o irmão das Três Ilhoas (Antônio Nunes).
Helena Maria de Jesus casou-se em 3-10-1725 na Matriz de N. Sra. da Conceição dos Prados, comarca do Rio das Mortes, com João de Rezende Costa, nascido cerca de 1695 na freguesia de N. Sra. da Assunção de Vila do Porto, Ilha de Santa Maria (Açores), filho de Manuel de Rezende e de Ana da Costa, que já eram falecidos naquela data.
Anônimo disse…
Obra - As Três Ilhoas. José Guimarães. 1998. p. 15/16: "(...) O pouco que consegui aqui e lego aos genealogistas brasileiros, esperando que estas parcas notas possam servi-lhes, para complementarem a genealogia de João de Rezende da Costa, mariense, que, em princípios do século XVIII, emigrou para o país irmão - o Brasil.
Miguel de Figueiredo Corte-Real.

"1-1 André da Fonte de Morais, presentemente o mais antigo membro desta família que se conhece, era moleiro, e vivia na Vila do Porto. Casou-se duas vezes; a primeira com Maria Velha, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção de Vila do Porto, cujo termo julgamos ser o de 13 de junho de 1641, em que o padre se esqueceu de mencionar o nome do nubente e apenas indica o dela, filha de André Velho e de Guiomar Velha, estes naturais da freguesia de Santa Bárbara. A segunda vez casou na citada Matriz, aos 22 de janeiro de 1646, com Margarida de Rezende, filha de Jorge de Rezende e de Catarina de Freitas, onde, no respectivo assento de casamento, diz que ele era viúvo de Beatriz de Freitas".
Do segundo casamento nasceram 5 filhos, sendo um deles, MAUNUEL DE REZENDE, batizado em 17 de abril de 1650, e casado com ANA DA COSTA, ou ANA DE MATOS, em 1675, pais de FRANCISCO, batizado em 22 de abril de 1676 na Matriz de Vila do Porto.
"Arthur Rezende, em sua Genealogia Mineira, volume III, p.714, relata que: 'MANUEL REZENDE, casado com dona Anna Costa, além de João de Rezende Costa, casado com Helena Maria, teve:" FRANCISCO DA COSTA, natural da freguesia de N. Sra. da Assunção, ilha de Santa Maria, Bispado de Angra, foi casado com Maria da Silva tendo, pelo menos, os seguintes filhos:
ANDRÉ DE REZENDE COSTA, casado com Francisca Teresa de Jesus, natural da freguesia de Prados, filha de DOMINGOS FRANCISCO TERRA e de sua mulher Isabel Pires de Morais.
Anônimo disse…
Da obra, "encontros e desencontros"p.38/38. Autoria - Maria Antonietta de Rezende.

PRECE

Senhor,
Eu queria ser trigo!
Ajuda-me a ser trigo!
Que é puro,
Que alimenta,
Que dá a vida,
Que traz felicidade!
Senhor, eu não queria
Ser complicada e tortuosa!
Ajuda-me a ser simples e reta,
"Como uma flauta de bambu,
Que tu possas encher de música!"
Senhor, eu queria desunir!
Ajuda-me a ser ponte,
Que cubra os abismos
E nunca os aprofunde!
Liberta-me, Senhor, do egoísmo,
Do ostracismo,
E o teu Santo Espírito
Em mim infunde.
Não me deixes, Senhor, andar ao léu,
Mas dá-me abrigo,
Em tua sombra, em teu batel!
Não permitas, Senhor, que eu me afaste
E não vá contigo!
Em minha procura,
Faze que eu encontre,
Na noite escura,
A luz que desponta,
No horizonte!
Que eu não me prenda
A uma ilusão,
Que não dá paz
Ao coração!
Que eu não me afaste Do teu rebanho
E, que só me baste
O que eu ganho!
Que eu perceba
A hora em que passas
E, então, eu receba
A tua graça!
Que eu não recuse
O meu amor
A Ti que és
O meu Senhor!
Anônimo disse…
Luiz Fernando Hisse de Castro realizou um estudo que levou em conta duas cidades da Região da Zona da Mata. Uma, Água Viva, no Município de Estrela Dalva. A outra, São Martinho, no Distrito de Providência. Ambas no Estado de Minas Gerais. O projeto, denominado de "A Fazenda da Pedra Negra, de 1860 a 1905" conta detalhadamente, geração a geração a história genealógica de seus moradores. Vale a pena visitar este site. Está disponibilizado em:
http://luizfernandohissedecastro.blogspot.com/2007/09/gervsio-jos-monteiro-de-rezende_08.html
Anônimo disse…
Alguns nomes presentes nesta região e, também, nas primeiras páginas da obra apresentada acima:

- André de Rezende Costa, casado com Francisca Teresa de Jesus, filha de Domingos Francisco Terra e de sua mulher Isabel Pires de MORAES;

- Joaquim de Rezende Silva, casado em 1763, com Ana Maria Joaquina, filha de Domingos Francisco Terra e sua mulher Isabel Pires de MORAES;

- Inácia Maria da Assunção, filha de Domingos Francisco Terra e de sua mulher Isabel Pires de Moraes. Inácia foi duas vezes. A primeira com Plácido de Abreu Gonçalves, pais de filha única Rita Joaquina do Rosário, casada com Acácio José da Cruz.
O segundo casamento de Inácia foi com Manoel Roiz Coelho.

- A Ilhoa Helena Maria, casada com João de Rezende Costa, teve 15 filhos. A segunda foi MARIA HELENA DE JESUS, que se casou na Capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada com o português, cap. José Antonio da Silva. Foram pais de Elias Antonio da Silva Rezende casado 2 vezes. Em primeiras núpcias com Ana de Jesus de Góes e Lara e em segundas núpcias com Ana Joaquina de Jesus. Do primeiro casamento vieram 14 filhos. A filha Joaquina de Rezende Branquinho (nome de casada) foi mulher do Capitão João Damasceno Gomes Branquinho.Moravam na Fazenda da Boa Vista pertencente ao Município de Carmo da Cachoeira. Com idade avançada mudaram-se para a Fazenda de Monte Alto, em Franca, S.P., onde faleceram.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Mystlink disse…
Olá! Alguém saberia dizer onde adquiro tais livros? Infelizmente não consigo achar lugar nenhum pra vender :(
Lamento, só garimpando nos sebos ou procurando os autores e familiares.
PM disse…
Alguém sabe onde é possível encontrar esse livro? Descobri que essa é minha família :O
Luiz disse…
Boa tarde!
Sou Filho do Luiz Carvalho de Araújo, filho de Joaquim Batista de Carvalho e Emídia Augusta de Carvalho, da ascendência de Atonia da Graça, uma das 3 irmãs.
Gostaria de adquirir os três volumes dessa riquíssima obras.
Meu meu e-mail é capitaopaiva7@gmail.com.
Por favor, façam contato.
Atenciosamente,
Luiz Hernani.
Idelina disse…
tbm gostaria de telos, venho de antonia de Aguir (da Graça) tenho mais alem de Rsa Elisa filha do antonio Nunes (Piloto) a descendecia de uma das filhas de Rosa Elisa com geraçao do Porto Portugal. cuja linha estao na minha arvore no site. do que conheço as ultimas belezas dele é Lua Jasmim e Violeta. duas lindas crianças
maheilcosta disse…
Meu bisavô era o Comendador Domiciano Monteiro de Resende,neto da ilhoa Helena Maria de Jesus.
Meu avô Joaquim Monteiro de Rezende Sobrinho, era o 11° filho do primeiro casamento do Comendador Domiciano Monteiro de Resende e Maria José Lara de Rezende.
Gostaria de fazer contato com os autores desses livros para acrescentar a descendência de meu avô. Tenho toda a relação.
Meu e-mail
maheilcosta disse…
Atenciosamente,Maria Aparecida
maheilcosta@hotmail.com
Cleber Marchesan disse…
Sou descedente de Julia Maria da Caridade cc Diogo Garcia. Nessa ordem
JULIA MARIA DA CARIDADE cc Manoel Venâncio do Amaral
TEREZA MARIA DE JESUS cc Pedro Custódio Guimarães, em seguida venho por dois ramos, JOÃO PEDRO GUIMARÃES cc Barbara Vicencia do Amor Divino e JOAQUIM PEDRO GUIMARÃES cc Margarida Clara de Azevedo.
OS filhos destes dois casais uniram se em matrimônio depois da dispensa por parentesco ( Primos legítimos ); JOSÉ JOAQUIM GUIMARÃES ( filho de João Pedro Guimarães)cc MARIA ALGUSTA GUIMARÃES (,tijha de Joaquim Pedro Guimarães.
JOÃO PEDRO TADDEU GUIMARÃES cc Isabel Bernardino de Souza. GEORGINA JOSEPHINE GUIMARÃES cc Estevam Marcolino de Mello.
MÁRIO GUIMARÃES DE MELLO ( meu avô materno) cc Benedita Venâncio da Silva,
WILMA APARECIDA GUIMARÃES ( Mãe) cc Lourival Marchesan e
CLEBER MARCHESAN (eu).
Unknown disse…
Meu nome é Maycon Renato. A História da minha família está no Volume 3 do Livro (Joaquim Pinto de Goes e Lara). Como faço para conseguir uma cópia desse livro.
e-mail: mayconrenato@hotmail.com
Unknown disse…
Gostaria de adquirir as tres obras como eu faço ? zillicidadanias@gmail.com
PZJ disse…
Gostaria de comprar as tres obras como faço? zillicidadanias@gmail.com
Gostaria de adquirir as Obras edmilson.vendas1@gmail.com
Dan Moraes disse…
Caramba! Quantos "parentes" meus!
Gostaria muito também de adquirir os três livros, pois sou descendente de Helena Maria de Jesus.
Em 'sebos' ou livrarias não encontro a obra.
Peço o favor de me avisarem se encontrarem exemplares à venda!
PZJ disse…
consegui a obra.
Unknown disse…
Descendo de Antônio Machado de Miranda, casado com Ana Joaquina de Rezende.

Monteirodebarros@gmail.com
Rafaela Neves disse…
Sou Rafaela Rodrigues Neves , minha ancestral foi Julia Maria da caridade sendo minha antepassada da 10ª geração, gostaria de compras os 3 livros das três ilhoas .
raphaelanevs87@gmail.com
Boa tarde, sou descendente da ilhoa Helena e tataraneta do comendador Dominiano Monteiro de Rezende e gostaria de adquirir os três volumes.
Leandrapaiva@hotmail.com
Olá!! Boa tarde!!
Também gostaria de saber a história dos meus antepassados Italianos.
Meu Bisavô José Francisco da Silva casado com Maria Francisca do Nascimento.

Sei pouca coisa a respeito dos meus antepassados. Caso alguém tenham conhecidos eles e souberem a história, por favor entrar em contato.

Agradeço!!
Marli disse…
Sou do Paraná procuro meus parentes Antônio Alves da Costa e Maria rosa de jesus meu número é (55)44988154221

Arquivo

Mostrar mais

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Cronológica 10 - Carmo da Cachoeira

Tabela 10 - de 1800 até o Reino Unido - 1815 - Elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves - 1815 ü 30/Jan – capitão Manuel de Jesus Pereira foi nomeado comandante da Cia. de Ordenanças da ermida de Campo Lindo; e ü instalada a vila de Jacuí . 1816 1816-1826 – Reinado de Dom João VI – após a Independência em 1822, D. João VI assumiu a qualidade e dignidade de imperador titular do Brasil de jure , abdicando simultaneamente dessa coroa para seu filho Dom Pedro I . ü Miguel Antônio Rates disse que pretendia se mudar para a paragem do Mandu . 1817 17/Dez – Antônio Dias de Gouveia deixou viúva Ana Teresa de Jesus . A família foi convocada por peritos para a divisão dos bens, feita e assinada na paragem da Ponte Falsa . 1818 ü Fazendeiros sul-mineiros requereram a licença para implementação da “ Estrada do Picu ”, atravessando a serra da Mantiqueira e encontrando-se com a que vinha da Província de São Paulo pelo vale do Paraíba em direção ao Rio de Janeiro, na alt

A organização do quilombo.

O quilombo funcionava de maneira organizada, suas leis eram severas e os atos mais sérios eram julgados na Aldeia de Sant’Anna pelos religiosos. O trabalho era repartido com igualdade entre os membros do quilombo, e de acordo com as qualidades de que eram dotados, “... os habitantes eram divididos e subdivididos em classes... assim havia os excursionistas ou exploradores; os negociantes, exportadores e importadores; os caçadores e magarefes; os campeiro s ou criadores; os que cuidavam dos engenhos, o fabrico do açúcar, aguardente, azeite, farinha; e os agricultores ou trabalhadores de roça propriamente ditos...” T odos deviam obediência irrestrita a Ambrósio. O casamento era geral e obrigatório na idade apropriada. A religião era a católica e os quilombolas, “...Todas as manhãs, ao romper o dia, os quilombolas iam rezar, na igreja da frente, a de perto do portão, por que a outra, como sendo a matriz, era destinada ás grandes festas, e ninguém podia sair para o trabalho antes de cump

A família do Pe. Manoel Francisco Maciel em Minas.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: Sete de Setembro em Carmo da Cachoeira em 1977. Imagem anterior: Uma antiga família de Carmo da Cachoeira.

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Cronológica 10 - Carmo da Cachoeira

Tabela 10 - de 1800 até o Reino Unido - 1815 - Elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves - 1815 ü 30/Jan – capitão Manuel de Jesus Pereira foi nomeado comandante da Cia. de Ordenanças da ermida de Campo Lindo; e ü instalada a vila de Jacuí . 1816 1816-1826 – Reinado de Dom João VI – após a Independência em 1822, D. João VI assumiu a qualidade e dignidade de imperador titular do Brasil de jure , abdicando simultaneamente dessa coroa para seu filho Dom Pedro I . ü Miguel Antônio Rates disse que pretendia se mudar para a paragem do Mandu . 1817 17/Dez – Antônio Dias de Gouveia deixou viúva Ana Teresa de Jesus . A família foi convocada por peritos para a divisão dos bens, feita e assinada na paragem da Ponte Falsa . 1818 ü Fazendeiros sul-mineiros requereram a licença para implementação da “ Estrada do Picu ”, atravessando a serra da Mantiqueira e encontrando-se com a que vinha da Província de São Paulo pelo vale do Paraíba em direção ao Rio de Janeiro, na alt

Carmo da Cachoeira — uma mistura de raças

Mulatos, negros africanos e criolos em finais do século XVII e meados do século XVIII Os idos anos de 1995 e o posterior 2008 nos presenteou com duas obras, resultadas de pesquisas históricas de autoria de Tarcísio José Martins : Quilombo do Campo Grande , a história de Minas, roubada do povo Quilombo do Campo Grande, a história de Minas que se devolve ao povo Na duas obras, vimo-nos inseridos como “Quilombo do Gondu com 80 casas” , e somos informados de que “não consta do mapa do capitão Antônio Francisco França a indicação (roteiro) de que este quilombo de Carmo da Cachoeira tenha sido atacado em 1760 ”.  A localização do referido quilombo, ou seja, à latitude 21° 27’ Sul e longitude 45° 23’ 25” Oeste era um espaço periférico. Diz o prof. Wanderley Ferreira de Rezende : “Sabemos que as terras localizadas mais ou menos a noroeste do DESERTO DOURADO e onde se encontra situado o município de Carmo da Cachoeira eram conhecidas pelo nome de DESERTO DESNUDO ”. No entanto, antecipando

Diácono Romário - Ordenação Presbiterial

 A Diocese de Januária, minha família e eu, Diácono Romário de Souza Lima temos a grata satisfação de convidar você e sua família para participarem da Solene Celebração Eucarística, na qual serei ordenado sacerdote pela imposição das mãos e Oração Consecratória do Exmo. Revmo. Dom José Moreira da Silva, bispo diocesano, para o serviço de Deus e do seu povo. Dia 18 de maio de 2022. às 19h, na Catedral Nossa Senhora das Dores em Januária - MG Primeiras Missas 19 de maio às 19hs na Catedral Nª Srª das Dores 20 de maio às 19hs na  Comunidade Santa Terezinha de Januária 21 de maio às 19hs na Comunidade Divino Espírito Santo em Januária Contatos: (38) 99986-6552 e martimdm1@gmail.com Reflexão: João 21, 15 - Disse Jesus a Pedro: "Apascenta meus Cordeiros" Texto de Gledes  D' Aparecida Reis Geovanini O cordeiro é o filhote da ovelha. É conhecido como dócil, manso, obediente. É o símbolo da obediência e submissão. Apascentar refere-se a alimentar, cuidar, proteger e orientar, fu

Distrito do Palmital em Carmo da Cachoeira-MG.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. O importante Guia do Município de Carmo da Cachoeira , periódico de informações e instrumento de consulta de todos os cidadãos cachoeirenses, publicou um grupo de fotos onde mostra os principais pontos turísticos, culturais da cidade. Próxima imagem: O Porto dos Mendes de Nepomuceno e sua Capela. Imagem anterior: Prédio da Câmara Municipal de Varginha em 1920.

A origem do sobrenome da família Rattes

Fico inclinado a considerar duas possibilidades para a origem do sobrenome Rates ou Rattes : se toponímica, deriva da freguesia portuguesa de Rates, no concelho de Póvoa de Varzim; se antropomórfica, advém da palavra ratto (ou ratti , no plural), que em italiano e significa “rato”, designando agilidade e rapidez em heráldica. Parecendo certo que as referências mais remotas que se tem no Brasil apontam a Pedro de Rates Henequim e Manoel Antonio Rates . Na Europa antiga, de um modo geral, não existia o sobrenome (patronímico ou nome de família). Muitas pessoas eram conhecidas pelo seu nome associado à sua origem geográfica, seja o nome de sua cidade ou do seu feudo: Pedro de Rates, Juan de Toledo; Louis de Borgonha; John York, entre outros. No Brasil, imigrantes adotaram como patronímico o nome da região de origem. Por conta disso, concentrarei as pesquisas em Portugal, direção que me parece mais coerente com a história. Carmo da Cachoeira não é a única localidade cujo nome está vincul

Cemitério dos Escravos em Carmo da Cachoeira no Sul de Minas Gerais

Nosso passado quilombola Jorge Villela Não há como negar a origem quilombola do povoado do Gundú , nome primitivo do Sítio da Cachoeira dos Rates , atual município de Carmo da Cachoeira. O quilombo do Gundú aparece no mapa elaborado pelo Capitão Francisco França em 1760 , por ocasião da destruição do quilombo do Cascalho , na região de Paraguaçu . No mapa o povoado do Gundú está localizado nas proximidades do encontro do ribeirão do Carmo com o ribeirão do Salto , formadores do ribeirão Couro do Cervo , este também representado no mapa do Capitão França. Qual teria sido a origem do quilombo do Gundú? Quem teria sido seu chefe? Qual é o significado da expressão Gundú? Quando o quilombo teria sido destruído? Porque ele sobreviveu na forma de povoado com 80 casas? Para responder tais questões temos que recuar no tempo, reportando-nos a um documento mais antigo que o mapa do Capitão França. Trata-se de uma carta do Capitão Mor de Baependi, Thomé Rodrigues Nogueira do Ó , dirigida ao gove

A Paróquia Nª. Srª. do Carmo completa 155 anos.

O decreto de criação da Paróquia foi assinado pela Assembléia Legislativa Provincial no dia 3 de julho de 1857. Pela Lei nº 805 , a Capela foi elevada para Freguesia, pertencendo ao Município de Lavras do Funil e ficando suas atividades sob a responsabilidade dos Conselhos Paroquiais. O Primeiro prédio da Igreja foi construído em estilo barroco , em cujo altar celebraram 18 párocos . No ano de 1929, esse templo foi demolido, durante a administração do Cônego José Dias Machado . Padre Godinho , cachoeirense, nascido em 23 de janeiro de 1920, em sua obra " Todas as Montanhas são Azuis ", conta-nos: "Nasci em meio a montanhas e serras em uma aldeia que, ao tempo, levava o nome de arraial. (...) Nâo me sentia cidadão por não ser oriundo de cidade. A montanha é velha guardiã de mistérios. Os dias eram vazios de qualquer acontecimento." Ao se referir ao Templo físico dizia: "Minha mãe cuidava do jardim pensando em colher o melhor para os altares da Matriz

O livro da família Reis, coragem e trabalho.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: 24º Anuário Eclesiástico - Diocese da Campanha Imagem anterior: A fuga dos colonizadores da Capitania de S. Paulo

Simpósio Filosófico-Teológico em Mariana

Aproxima-se a conclusão das obras de restauração na Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, Igreja Mãe de nossa Arquidiocese. Trata-se de expressivo monumento religioso, histórico e artístico, tombado no âmbito federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A Arquidiocese de Mariana, a Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) e o Instituto Teológico São José (ITSJ) organizam este Simpósio com o objetivo de refletir sobre os trabalhos de restauro que em breve serão entregues à comunidade, bem como debater o significado deste templo, em relação aos aspectos teológicos e sua importância artística e arquitetônica em mais de três séculos de existência. Programação : de 25 à 27 DE MAIO DE 2022 25/05/2022 – Quarta-feira Local: Seminário Maior São José-Instituto de Teologia 19h - SAUDAÇÃO INICIAL - Côn. Nédson Pereira de Assis Pároco da Catedral - Mons. Celso Murilo Sousa Reis Reitor do Seminário de Mariana - Pe. José Carlos dos Santos Diretor da Faculdade Dom