Em busca por dados anteriores a 1870.

de: Ana Maria Weber

Boa tarde!

Queria parabenizá-los pelo blog! muita informação histórica e riquíssimo em imagens!

Gostaria de saber onde posso encontrar fotos antigas de familias, dados de cemiterios (listas), ou qualquer outra informação sobre a regiao de Aparecida, Sapucaia e Cantagalo...

Sou descendente da Familia Perret , Francisco Diogo Perret (Suiço) e Francisco Carlos Perret , meu bisavô que sao desta região... Moro fora do país e nao consigo nenhuma informaçao sobre eles..

Sabe se existem listas de imigrantes suiços chegados no Rio de Janeiro entre 1815 e 1870 que eu possa consultar na internet?

Ja tentei no arquivo Nacional mas só tem as chegadas a partir de 1880...

Agradeço imensamente qualquer informação.

Um abraço e parabéns pelo site!

Ana maria Weber

Comentários

leonor rizzi disse…
Ana Maria.
Um dia iluminado a senhora.
Nosso caminho se faz em busca de MANOEL ANTONIO RATES (Rattes/Raty/ Rath/Ratis), por volta de 1770, no Brasil Colonia. Foi casado com uma paulista, de nome MARIA DA COSTA MORAES (Morais) ou MARIA DA COSTA, segundo outros documentos. O Manoel foi o primeiro morador do município conhecido hoje como Carmo da Cachoeira. Morava ele no Sítio Cachoeira, propriedade que deu origem ao nome da cidade. Buscamos informações em várias fontes. O que aproxima sua pesquisa a nossa é a Comarca a que ambos pertenciam na época - a do Rio das Mortes. Outro ponto de convergência se dá na mobilização. Muitos dos que moravam aqui na região mudaram-se para Cantagalo.
Nossa busca se deu inicialmente em nível local e em arquivos da Igreja - nas Igrejas Matriz de Carrancas, São João del Rey e São José del Rey, Ouro Preto, Lavras do Funil, Três Pontas e Varginha. As fontes consultadas foram os Livros de batismo, casamentos, crismas, óbitos, Livro Fábrica e Livro Tombo. Em Arquivos das Cúrias e Dioceses Mariana, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Pouso Alegre e Campanha da Princesa. Nos Cartórios Eclesiásticos que estão nas Cúrias estão os dados de registro de dispensa matrimoniais, testamentos confiados à Igreja, processos de habilitação "De Genere" e registro Paroquial de Terras. Nos Mosteiros a senhora irá encontrar livros de matrícula de Irmandades e de ordens religiosas; livros de atas de votos, registros de ordenações sacerdotais e relatórios sobre diversos eventos.
Nos Arquivos, Nacional e Estaduais, estão os documentos provindos do Judiciário, como inventários do Juizado de órfãos e os Processos cíveis das Comarcas. No Arquivo Nacional, os do Governo Central. Nos Arquivos Estaduais estão os Livros da Secretaria do Governo, Ordens e Cartas Régias da Provincía, Livros de Impostos, entre outros.
Nos Arquivos Mórmons estão grandes tesouros em termos de genealogia. A Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias tem caráter incorruptível e, entre seus preceitos está a do ritual sagrado chamado de "ordenança para os mortos". Este justifica o interesse que a Instituição tem pela genealogia. Seus Arquivos são disponibilizados. É só fazer o contato através de Carta. Entre os pontos a serem contatos no Brasil deixo aqui registrado ao correspondente ao Distrito Federal.
Telefone: 0xxx61 245-1319
Avenida W5, Quadra 913, Módulo 59. Asa Sul. Brasília, DF, Brasil.
Paz e Harmonia a todos.

Postagens mais visitadas deste blog

A organização do quilombo.