Com uma escrita envolvente e sensível, Vilela nos convida a viajar no tempo, ao percorrer as páginas do livro, tecendo com maestria a história local, através de elementos tão simples quanto potentes - a gleba, a raça, a roça, e o valo que demarcou a divisa da história em uma singela palhoça. É a crônica de um povo e uma terra que, embora enfrentando a passagem inexorável do tempo e as vicissitudes da história, se mantêm firmes, passando de geração a geração o legado de seus antepassados.
Luiz Eduardo Vilela descreve, com uma riqueza de detalhes impressionante, a saga daqueles que primeiro pisaram nesta terra, buscando ouro e moendo cana, gerando prole e criando gado. Ele fala sobre a sesmaria adquirida do Vigário da Vara, a abertura de um caminho pelo padre Bento, a luta para transformar o distrito em cidade e as dificuldades e reviravoltas políticas enfrentadas.
A história da formação de Carmo da Cachoeira é, também, a história da evolução política e social do Brasil, com a cidade se transformando no palco de confrontos entre monarquia, democracia e abolição. É uma narrativa que captura a essência da identidade brasileira e, ao mesmo tempo, lança luz sobre um pedaço específico, porém significativo, da nossa história.
Neste livro, o autor não só conta a história da cidade, como também honra a memória daqueles que contribuíram para o seu crescimento e desenvolvimento. Ele fala do distrito da Boa Vista, da falta de uma capela, do pedido e da provisão. E, finalmente, da bela imagem do Carmo, que deu nome à cidade e marcou o início de uma nova era.
"Carmo da Cachoeira: Um Sertão de Histórias e Memórias" é mais que um livro, é uma ode à perseverança e resistência do povo brasileiro, em especial, do povo mineiro, que com suas mãos firmes e corações valentes, construíram a cidade que conhecemos hoje.
Não é apenas para os filhos de Carmo da Cachoeira que este livro é dedicado, mas a todos que se interessam pela história do Brasil e desejam compreender mais profundamente as raízes da nossa nação. Para aqueles que valorizam a memória, o legado e a identidade de um povo. Convidamos a todos para essa viagem ao passado, para celebrar e reconhecer a história e a rica cultura desta bela cidade mineira.
Comentários