Proprietário Capitão Francisco de Assis Reis no século XX
A Fazenda do Pinhal foi propriedade agrícola do Cap. Francisco de Assis Reis. No ano em que foi publicada a obra, Álbum de Varginha, Sylvestre Fonseca e João Liberal em 1918, a fazenda reformula-se. Até aquela data, a fazenda não contava com construções sendo apenas áreas de plantio e pasto.
A época, Carmo da Cachoeira era Districto de Varginha, Minas Gerais, construída numa área de 320 alqueires de terra, sendo 21 em cafezais, produzindo em média 3.000 arrobas de café por safra. Outras culturas de primeira ordem associavam-se a da plantação de café, em especial a lavoura de cereais
Outro foco era a Indústria Pastoril, bem próspera, contando a fazenda com 220 rezes de criar. Segunda informa a publicação, a fazenda havia sido instalada no ano de 1917 e, desde a sua criação contava com uma excelente máquina de beneficiamento de café movida a vapor.
Em Esboço Genealógico da Família Souza Meirelles, ano 1937, fls. 25, Olympio Meirelles dos Santos, cita Manoel de Souza Meirelles c.c Blandina Graciana Villela, como sendo o 1º Ramo do “Pinhal” — Manoel faleceu em 30.1.1842 e Blandina em 6.10.1888 (Inv. cx. 77, bloco 1, 1842 - Arquivo MRSJDR. abertura Vila de Aiuruoca). Diz ele:
Esta família residiu na Fazenda do Pinhal. O Cap. João de Souza Meirelles, faleceu em Aiuruoca em 1832 e sua mulher Mariana Antonia de Jesus, filha legítima de José Garcia Duarte e Ana Maria de Carvalho faleceu na mesma cidade em 9.7.1822. Em seu testamento lê-se “(...) ao meu filho Manoel deixo quatrocentos mil réis que se lhe darão em terras na Fazenda do Pinhal (...)".
Na Genealogia da Família Reis, às fls. 166, o autor nos apresenta Dona Purcina dos Reis Campos c.c o Cap. Francisco de Assis Reis, Fazendeiro, Fazenda do Pinhal, município de Carmo da Cachoeira, Minas Gerais.
Lourival de Campos Reis é filho do Cap. Francisco de Assis Reis e Purcina Campos. Lourival casou-se com Zuleika Caldeira Reis, nasc. em 14.9.1914, em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais. São pais de Aloisio Lourival Caldeira Reis, Nancy Reis Galvão, Francisco José Caldeira Reis, Marly Reis Caldeira, Gilda Teresinha Reis, José Mauro Caldeira Reis, Godofredo José Caldeira Reis, Maria do Carmo Reis e Lourival José Caldeira Reis — todos os filhos nascidos no município. (cf. Família Caldeira, descendentes de Gabriel José Caldeira e Josefina Cândida Nogueira Caldeira, autores: Nancy Reis Galvão e Godofredo José Caldeira Reis — Godó)
Comentários