Comunidade São Pedro de Rates
Momento de Oração Comunitária
terças-feiras, 15 horas
Unamos nossas preces à oração dos anjos, santos e beatos que intercederam ou fizeram da MISERICÓRDIA sua missão de vida.
A misericórdia é fonte de alegria, serenidade e paz.
Jesus eu confio em vós
Papa Francisco tem nos lembrado com certa persistência de que o primeiro dever dos cristãos é servir aos outros como fez Jesus. São muitas as formas de serviço - rezar é uma delas.
A exemplo de Jesus, conforme nos relata Lucas 22, 32:
Mas, eu rezei para ti, para que a tua fé não falhe. E tu, uma vez convertido, fortalece teus irmãos.
Nesta oração Jesus deixa implícita a ideia de que, entre a força da fé que não é desempenho humano e a conversão, existe uma lacuna que deverá ser preenchida por momentos de provações. Assim, para que sejamos fortalecidos pela fé é que devemos rezar uns pelos outros para que durante a provação possamos chegar a conversão. O convertido, com a experiência dolorosa de sua fraqueza, poderá fortalecer seus companheiros. Paulo em Gálatas 6, 1-10 apresenta, de forma pedagógica, como deve proceder aqueles que se consideram “espirituais”. Finaliza dizendo:
...enquanto se oferece ocasião, façamos o bem a todos, especialmente à família dos fiéis.
No Horto das Oliveiras, Jesus levantou-se da oração, aproximou-se de seus discípulos e os encontrou adormecidos "(...) e lhes disse: levantai-vos e pedi para não sucumbir na prova”. (Lucas 22, 45-46).
Comunidades cristãs, pontos de encontro onde se dá a oportunidade de viver uma “lei de Cristo” que consiste no amor mútuo.
Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo acompanhe o espírito de cada participante dos momentos de oração comunitária. Na terra, nossa guiança espiritual está centrada na figura do Papa que vê na crise causada pela pandemia um momento de profunda transformação, ou seja, uma mudança histórica em processo. Momento de conversão. Momento de, com urgência, o povo abrir-se à graça que sempre esteve à disposição em tempos de tribulação.
Como fazer isso? Rezar, rezar intensamente e deixar que Deus molde nossa história. Enfim, somos o Povo de Deus e nossa missão é a de abrir as portas e as janelas e ir além. Nossa consciência, polarizada em Jesus Cristo como sendo o “Caminho, Verdade e Vida” nos agrega e nos traz a compreensão de que pertencemos uns aos outros, de que nosso destino está atrelado a um destino comum.
Quando a tormenta passar
peço-lhe, Deus, envergonhado,
que nos retorne melhores,
como nos tinha sonhado!
Comentários